Repórter / ana.saraiva@redegazeta.com.br
Publicado em 9 de maio de 2025 às 19:06
A onça-parda resgatada em Iconha, no Sul do Espírito Santo, já retornou para a natureza. O felino foi solto no dia em que apareceu, na sexta-feira (2), mas a informação e as imagens foram divulgados apenas nesta sexta-feira (9). A localização da área de soltura não foi divulgada pela Polícia Ambiental para garantir a segurança do animal.
Tudo começou quando ela foi flagrada andando no Centro da cidade na madrugada da última sexta-feira (2). Durante a manhã, a captura do animal mobilizou equipes da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, que localizaram o felino na garagem de uma residência.
Após três horas, a onça foi contida com uso de cambão – instrumento utilizado para contenção de animais – e de uma rede, e levada para a sede da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), onde um médico veterinário constatou que se tratava de um macho adulto e saudável.
Logo depois, equipes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da secretaria de meio ambiente de Iconha, além de órgãos ambientais locais, avaliaram qual seria o melhor local para realocação do animal, e a Polícia Ambiental realizou sua soltura na área indicada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta