> >
Turistas são surpreendidos por "show" de baleia perto de barco no ES

Turistas são surpreendidos por "show" de baleia perto de barco no ES

A baleia, de cerca de 16 metros e 40 toneladas, foi avistada por turistas que faziam um passeio de observação turística em Vitória

Publicado em 27 de julho de 2023 às 10:29

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Imagina um barco ser seguido por um bicho de 16 metros, 40 toneladas e ainda vê-lo dando um 'rabo de arraia' bem próximo da embarcação? Foi isso o que aconteceu com um grupo de turistas no litoral do Espírito Santo, que embarcou nesta quarta-feira (26) justamente para verem de pertinho as rainhas do mar, as baleias, que nesta época do ano marcam presença no mar capixaba (veja vídeo acima).

Responsável pelo passeio de observação turística, André Miranda Daher disse que o embarque começou às 8h e foi necessário navegar apenas 16 km para o alto-mar para ver as baleias.

E o passeio rendeu. Na ocasião, uma delas, que não tinha nada de tímida, foi avistada a cerca de dois metros de distância da embarcação.

Aspas de citação

O barco estava cheio, com 17 pessoas. Quando vimos essa baleia, percebemos que ela começou a seguir a embarcação. Depois, ela parou na frente do barco e deu um 'rabo de arraia

André Miranda Daher
Responsável pelo passeio
Aspas de citação

André explicou ainda que a expressão 'rabo de arraia' trata-se de um golpe de capoeira, no qual o capoeirista, estando em uma posição lateral em relação ao seu oponente, agacha-se sobre a perna da frente enquanto a de trás é mantida estendida.

Aspas de citação

No caso das baleias, elas fazem justamente essa manobra, mas com a cauda. A baleia que fez isso tinha cerca de 16 metros e devia pesar 40 toneladas. É como se fosse do tamanho de um ônibus com um elefante na frente

André Miranda Daher
Responsável pelo passeio
Aspas de citação

O embarque foi acompanhado pelos pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte, que fazem toda a parte de sensibilização e interpretativa para os visitantes, dando mais qualidade ao turismo de observação de baleias.

Além do litoral capixaba, as baleias podem ser avistadas na região de Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e o Sul da Bahia.

Ainda de acordo com André, diante do espetáculo, alguns turistas tomaram um susto, mas depois se sentiram aliviados também. "Se atingisse o barco, seria um estrago", acrescentou.

Além desta baleia, outros 11 animais foram avistados nesta quarta-feira pelo grupo de turistas.

"Isso é algo positivo. Vimos filhotes pequenininhos, recém-nascido. Pareciam que tinham nascido há poucos dias. Além disso, fomos a apenas 16 quilômetros da costa, o que mostra que as baleias já encostaram aqui. Eles vêm para o estado para terem seus filhotinhos e procuram sossego", destacou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais