Repórter / [email protected]
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 19:33
- Atualizado há 2 anos
Durante uma fiscalização, nesta terça-feira (27), os supermercados Perim, localizado na Glória, em Vila Velha, e Atacado Vem, em Cariacica, foram autuados por irregularidades com produtos. Ao todo, 360 quilos de embutidos vendidos a granel, sem data de fabricação, validade, fracionamento e com indícios de presença de fungos foram apreendidos, segundo a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).>
A ação foi realizada em parceria entre a Decon, em conjunto com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES).>
Em nota, o Procon-ES informou que as empresas foram autuadas e estão sujeitas a multas que variam de R$ 900,64 a R$ 13.509.600,00. Entre os alimentos perecíveis apreendidos estão:>
>
Em entrevista ao site A Gazeta, o delegado Eduardo Passamani explicou que a Operação começou no ano passado após denúncias. Ainda de acordo com o titular da Decon, 870 produtos, somando os dois supermercados, foram retirados dos locais de venda na fiscalização desta terça. Entre eles estão iogurte e pão de queijo. >
“Coletamos amostras de pescado de peixe, por exemplo, pois existe muita reclamação de que os peixes congelados quando descongelados em casa não tem nada, só água”, explicou.>
Os produtos com aparente presença de fungos e sem data de validade vão passar por análises que devem ficar prontos em até 15 a 20 dias. >
"Caso confirme que estão impróprios para consumo, podem responder por crime contra relação de consumo. É vender produto impróprio ao consumo com pena de dois a cinco anos, então ele responde criminalmente por estar vendendo produtos", informou o delegado. >
A Gazeta entrou em contato com o Atacado Vem, pertencente ao Grupo Coutinho, que, em nota, confirmou que recebeu em uma unidade de Cariacica a visita da fiscalização. A empresa reafirmou "o compromisso da mesma com a qualidade e o serviço prestado, irá acompanhar as investigações e tomar as devidas providências", concluiu.>
A reportagem também procurou por representantes dos Supermercados Perim para explicações sobre o caso. Em nota enviada nesta quarta-feira (28), o Grupo Perim garantiu que os produtos apreendidos "não podem ser caracterizados como impróprios para consumo, estando dentro da validade e em perfeitas condições de higiene". O Grupo informou que houve falha de informação nas etiquetas dos produtos, problema que já foi solucionado, segundo nota.>
"O Grupo Perim reafirma seu compromisso com seus clientes e consumidores, informando que apresentará no prazo legal sua defesa administrativa junto ao órgão de proteção e defesa do consumidor, esclarecendo todos os fatos", informou em nota.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta