> >
Site da Prefeitura de Vitória sai do ar por "incidente de segurança"

Site da Prefeitura de Vitória sai do ar por "incidente de segurança"

Segundo a prefeitura, foi identificado um incidente de segurança na rede de dados. O trabalho de análise foi iniciado, mas não há prazo para normalização dos serviços

Publicado em 22 de outubro de 2021 às 17:13

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Site da Prefeitura de Vitória fica fora do ar
Site da Prefeitura de Vitória fica fora do ar. (Reprodução Prefeitura de Vitória)

O site da Prefeitura de Vitória está fora do ar  na tarde desta sexta-feira (22). O problema começou por volta das 13h. Quem tenta acessar os serviços disponibilizados de forma on-line pela administração municipal, é advertido durante a tentativa de conexão: "Não é possível acessar esse site", informa um aviso.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a prefeitura informou que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) identificou um incidente de segurança na rede de dados. O trabalho de análise foi iniciado, mas não há prazo para normalização dos serviços.

Site da Prefeitura de Vitória está fora do ar
Pelo computador ou celular, site da Prefeitura está indisponível. (Reprodução Prefeitura de Vitória)

O município de Vitória, assim como outros do Espírito Santo, oferece agendamento de vacinas contra a Covid-19 e outros procedimentos por meio da internet, como o agendamento de consultas e a emissão de documentos.

A administração municipal explicou que foi preciso isolar todo o ambiente de rede e dos servidores, tornando inacessíveis os serviços de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, incluindo arquivos e acesso à internet.

A prefeitura garantiu que está empenhando todos os esforços para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível.

ALVO DE ATAQUE HACKER EM 2020

A causa da queda nesta sexta ainda é desconhecida, mas, há menos de um ano, a Prefeitura de Vitória foi alvo de um ataque de hackers.

Durante a madrugada do dia 8 de novembro de 2020 usuários invadiram o sistema, o que causou a suspensão de alguns serviços. O site voltou a funcionar no dia 12, quatro dias depois. Porém, dez dias após o ocorrido, alguns serviços ainda estavam indisponíveis.

Os danos ao sistema em novembro do ano passado foram similares ao ocorrido no Superior Tribunal de Justiça dias antes, na época. A rede do STJ também sofreu com interrupção de julgamentos.

INCIDENTE PODE COLOCAR DADOS EM RISCO

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o especialista em tecnologia Gilberto Sudré explica que um incidente de segurança, como o informado pela Prefeitura de Vitória nesta sexta-feira, não é, necessariamente, provocado por um ataque hacker. Ocorrências como essa, segundo ele, mostram que não há 100% de proteção na internet.

Aspas de citação

Em teoria, incidente é qualquer tipo de evento que possa colocar em risco as informações. Pode não ser um ataque, mas uma situação que mostra vulnerabilidade. Podem não ter explorado, mas poderia ter sido perigoso. A segurança precisa ser reforçada em grandes sites, mas nada é 100% seguro. Ninguém está isento aos ataques. É uma questão de diminuir os riscos

Gilberto Sudré
Especialista em tecnologia e comentarista da CBN Vitória
Aspas de citação

Sudré lembra que casos como esse não costumam representar um descuido da equipe de tecnologia responsável pelo site. O especialista e comentarista da CBN Vitória destaca que é correta a estratégia de tirar o site do ar.

"Tirar o site do ar ajuda na proteção. Assim é possível identificar o que está acontecendo. A situação fica mais dominada, com mais tranquilidade. É como fechar as portas que oferecem riscos", comenta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais