Secretário de Saúde atualiza a situação do coronavírus no ES

À frente da Secretaria Estadual de Saúde, Nésio Fernandes comentou sobre o combate à Covid-19 no Estado; veja o que foi dito nesta segunda-feira (6)

Publicado em 06/07/2020 às 14h16
Atualizado em 06/07/2020 às 15h12

15:00

Término da entrevista

"Até aqui nós vencemos e vamos vencer essa pandemia, com o apoio do povo capixaba". Foi com essa frase que o secretário Nésio Fernandes encerrou a entrevista desta segunda-feira (6), que durou aproximadamente 45 minutos e tratou do combate ao novo coronavírus no Estado.


14:58

Secretário reforça pedido para que capixabas sigam as orientações

"O uso adequado das máscaras, com troca a cada 2h ou 3h e lavagem correta. Lavar as mãos frequentemente, evitar proximidade direta entre as pessoas e qualquer pessoa sintomática respiratória precisa procurar o sistema de saúde para ser diagnosticada e acompanhada. Sem isso não é possível controlar a transmissão e conter a pandemia", defendeu Nésio Fernandes.


14:56

"Não é hora de relaxar. Essa doença ainda não está superada", afirma subsecretário

"A população precisa fazer a sua parte: ficar em casa. Ou eu permaneço em casa, cumprindo as orientações, ou eu não ajudo. Se eu vou à rua sem necessidade, se eu vou à praia, ao calçadão ou ao barzinho à noite eu não estou ajudando. Não é hora de relaxar. Essa doença ainda não está superada por nós. A nossa missão como sociedade é ficar em casa", afirmou Luiz Carlos Reblin.


14:54

Horário flexível para o comércio no interior do ES

"Não houve uma flexibilização em relação à abertura do comércio. O que foi permitido é que eles alterassem o turno, o horário. Em vez de abrir de maneira fixa a partir das 10 horas, os municípios do interior, por terem uma dinâmica social diferente, puderam definir o período matutino como o de atividade, por exemplo. O Governo do Espírito Santo tem uma estratégia defendendo a vida. Não iremos tomar medidas que possam comprometer essa estratégia", garantiu Nésio Fernandes.


14:51

Secretário fala sobre atendimento a pacientes de outros Estados

"Sempre houve migração de pacientes de outros Estados no Espírito Santo, mas a proporção é pequena e não compromete o acesso aos pacientes que moram no território capixaba. Lembrando que o SUS é um sistema único, que vale para todo o país. É uma obrigação nossa garantir o acesso a todos os cidadãos", afirmou Nésio Fernandes.


14:49

Abertura de novos leitos no interior e na Grande Vitória

Questionado sobre a abertura de novos leitos, o secretário Nésio Fernandes afirmou que eles estarãro no interior e na Grande Vitória. "Nós vamos reforçar também os leitos no interior, como fizemos em Cachoeiro de Itapemirim e na Região Centro-Norte recentemente", disse.


14:47

Coronavírus no ES: 58% dos leitos de UTI são do SUS

"Nós não precisamos construir hospitais de campanha, porque o Estado adotou uma medida que privilegiou a expansão de leitos na rede pública hospitalar própria. No Sistema Único de Saúde (SUS), temos mais de 58% dos leitos de UTI disponíveis para o enfrentamento da Covid-19. Somente 15% das UTIs oferecidas são adquiridos na rede privada. Os hospitais de campanha oferecem leitos de baixa e média complexidade, de enfermaria. Os quais não tivemos dificuldade ao longo da pandemia", esclareceu o secretário.


14:44

Medidas mais rigorosas de distanciamento social?

"Nós temos uma matriz de risco que já está consolidada e define quais serão as medidas associadas a cada risco. No momento, não estamos prevendo adotar medidas mais rigorosas. Se a ocupação de leitos ultrapassar 91%, o Espírito Santo já tem a adoção do risco extremo, que para além de encerrar atividades sociais e econômicas, há a redução plena da movimentação das famílias. Trabalhamos para não chegar até essas medidas", afirmou o secretário.


14:41

Secretário fala sobre o acompanhamento dos pacientes leves

"Em um primeiro momento, as unidades de saúde precisaram se organizar para diagnosticar casos leves rapidamente. O município de Vitória tem bons exemplos disso e de acompanhamento por telefone dos pacientes. Estamos construindo uma agenda de resposta rápida para a atenção primária para a Covid-19 que nos aponta a necessidade de outras ações que podem garantir um diagnóstico mais oportuno no caso de descompensação respiratória no atendimento domiciliar", explicou Nésio Fernandes.


14:38

O que aponta a taxa de transmissão do coronavírus no ES?

"As análises internas do Governo do Estado apontam que há uma redução na taxa de transmissão na Grande Vitória, mas é preciso aguardar a nova fase do inquérito sorológico", afirmou Nésio Fernandes.


14:34

Secretário fala sobre a testagem no ES

"Os testes rápidos não são adequados para medidas clínicas na fase aguda da doença, porque não descartam a doença caso deem negativo, porque pode ser um diagnóstico falso. Já o teste PCR tem uma margem muito menor de falso negativo, mas para realizá-lo é necessário uma paramentação maior dos profissionais e ser feito em uma janela adequada, para evitar falsos negativos. O número observado de pacientes confirmados por testagem não deve ser o orientador das nossas decisões. No Espírito Santo, nós temos uma testagem ampliada em pacientes leves com mais de 45 anos ou com comorbidade. O que determina a nossa capacidade de transmissão é o isolamento de pessoas sintomáticas respiratórias", disse Nésio Fernandes.


14:33

"Ainda é preciso ficar em casa", afirma subsecretário

Em complemento à situação hospitalar, Luiz Carlos Reblin voltou a ressaltar a importância da sociedade adotar as medidas de distanciamento social. "Agora, como sempre, ainda é preciso ficar em casa. Sem essa premissa, não tem sistema de saúde que vá suprir a demanda em determinado momento", reafirmou.


14:30

Coronavírus no ES: qual a situação dos leitos de UTI?

"Nós temos aproximadamente 120 leitos de UTI para pacientes Covid-19 com possibilidade de expansão. Temos 693 leitos de UTI já aptos, em funcionamento. Temos mais de 80 leitos que poderão ser inaugurados em julho e agosto para os pacientes não Covid. Dessa forma, afirmo para a população capixaba que temos condições plenas de garantir o acesso à rede hospitalar", detalhou Nésio Fernandes.


14:27

Matriz de risco do Estado deve mudar

Por causa da tendência de recuperação, o secretário Nésio Fernandes explicou que a matriz de risco do Espírito Santo deve passar por mudanças nas próximas semanas. "Estamos estudando a matriz de risco para essa nova fase. A revisão passará por um parecer técnico e nas próximas semanas apresentaremos uma nova matriz para os municípios", adiantou.


14:24

Grande Vitória: tendência de recuperação nas próximas semanas

"Essa tendência de estabilização pode alcançar uma fase de recuperação nas próximas semanas, mas essa fase precisa ser percebida e sustentada ao longo de um período maior para que possa permitir uma flexibilização das medidas de isolamento social. Não é prudente, para o bem da sociedade e proteção da vida, que o Estado tome medidas sem a devida cautela, baseadas apenas em uma tendência ainda não consolidada", adiantou o secretário.


14:21

Secretário comenta aumento da ocupação dos leitos na Grande Vitória

"Como alertado em semanas anteriores, havia uma tendência de estabilização na Grande Vitória e uma curva crescente bem acelerada no interior. A tendência de estabilidade poderia ser rompida pela queda do isolamento social e a queda de temperatura. Houve, de fato, nos últimos dias, um aumento de ocupação dos leitos da rede hospitalar. Os pacientes do interior, mediante certa capacidade, são transferidos para os da Grande Vitória. No entanto, hoje, estamos muito tranquilos e seguros que a estratégia adotada foi muito acertada e conseguiu acompanhar cada período da pandemia. Ainda temos mais de 110 leitos que podem ser abertos. Essa expansão é muito robusta, garantindo o acesso a pacientes de outras doenças. Não há leitos de campanha ou de baixa complexidade. O Espírito Santo não colapsou", esclareceu Nésio Fernandes.


14:18

Lacen-ES: 1.200 exames por dia e liberação em até 36 horas

Atualmente, o Estado tem possibilidade de realizar até 1.200 exames por dia no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES). "É uma marca importante que nos dá tranquilidade para esse momento e para o futuro da pandemia. O resultado sai em até 36 horas. Se é um paciente internado ou um óbito, esse tempo cai consideravelmente", afirmou Luiz Carlos Reblin.


14:15

Início da entrevista

Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes deu início à entrevista desta segunda-feira (6), na qual falará sobre as ações de combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Junto dele está o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.