ASSINE

Secretário da Saúde faz pronunciamento sobre a Covid-19 no ES

Nésio Fernandes atualizou o cenário da doença no Estado, em uma transmissão on-line realizada na desta segunda-feira (8)

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/03/2021 às 14h38
Atualizado em 08/03/2021 às 16h18

15:36

Fim do pronunciamento

Depois de aproximadamente 1 hora, o secretário Nésio Fernandes encerrou o pronunciamento desta segunda-feira (8), no qual atualizou a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


15:36

Secretário faz último pedido à população

No encerramento do pronunciamento, o secretário Nésio Fernandes fez um pedido para a população. "Tenhamos respeito à pandemia, pelo risco real da doença. O uso das máscaras, isolar mesmo com poucos sintomas, procurar avaliação médica, não se automedicar. Ter nesse momento, mais do que nunca, respeito e empatia para poder romper a cadeia de transmissão. Juntos venceremos essa pandemia."


15:34

Chuva no ES: tiveram pacientes realocados

"Tivemos um volume de chuva muito grande na Grande Vitória, que também afetou serviços de saúde. Não tivemos nenhuma situação grave ou feridos. Mas em diversas unidades ocorreu a infiltração de grande quantidade de água. Alguns pacientes precisaram ser transferidos, como no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, e em alguns de Vila Velha. Toda uma mobilização, visando a recuperação, já foi iniciada na manhã de hoje. Ao longo das próximas semanas teremos obras nessas unidades para a devida recuperação dos danos", afirma Nésio.


15:31

Cuidado com mensagens falsas

Subsecretário Luiz Carlos Reblin alerta para um texto falso que circula nas redes sociais. "Queria esclarecer que um texto compartilhado em nome da minha pessoa não é verdadeiro", afirma.


15:29

Fique atento e tome a segunda dose da vacina

"A vacina precisa ser a mesma que tomou na primeira dose, precisa acompanhar a data correta para que seja aplicada a segunda. Precisa ficar atento. A vacina, assim como qualquer outra, pode dar reações locais, febre ou doer. Na dúvida, procure o serviço de saúde. A vacina protege, diminui a gravidade, diminui o óbito. Precisamos continuar mantendo toda a segurança: utilizar máscara, higienizar as mãos e manter distância. Mesmo vacinado precisamos continuar com esses cuidados", ressalta Reblin.


15:27

Quem furou fila no ES receberá 2ª dose da vacina

"A população quando comete alguma incorreção ou crime deve cumprir as penas previstas em legislação, mas não podemos permitir que as pessoas não tenham acesso à saúde. Aqueles que foram vacinados indevidamente fora da ordem devem receber, sim, a segunda dose dentro do tempo previsto de cada vacina, porque essas pessoas não devem ser privadas de se protegerem contra a o doença. Não garantir a segunda dose, seria ainda perder a primeira", diz Nésio.


15:24

Secretário alerta sobre riscos na negociação de vacinas

"Existe nesse momento pessoas que se apresentam com fornecedores de vacinas. Fica o nosso alerta aos prefeitos e gestores que estão estabelecendo negociações: é necessário estabelecer checagem, porque já identificamos situações de alto risco no que diz respeito à compra de vacinas", alerta Nésio.


15:23

Havendo vacina, ES pode antecipar vacinação de professores

"No primeiro momento em que as vacinas forem adquiridas, poderemos antecipar etapas do plano nacional de imunização. Entre esses grupos, se encontram os professores e os trabalhadores da segurança pública. A quantidade de doses que queremos comprar deve atingir os adultos do nosso Estado, para que a população com mais de 30 anos seja vacinada. Temos a informação de que semanalmente iríamos receber doses, mas esse calendário não foi divulgado", comenta Nésio.


15:20

Sem transmissão comunitária de variantes no ES

"Nós ainda não temos confirmação de transmissão comunitária de variantes no Estado. Nós temos a perspectiva de um equipamento, na metade do ano, de realizar aqui no Espírito Santo o sequenciamento genético para identificar qual o vírus que está circulando no momento", afirma Reblin.


15:17

SMS para viajantes deve funcionar em duas semanas

"No Diário Oficial de hoje será publicada uma portaria que irá definir o prazo de 14 dias para integração do banco de dados de passageiros aéreos e terrestres do nosso Estado, que vai notificar por SMS os passageiros que viajaram com pacientes com Covid-19", adianta Nésio.

Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.