Secretário da Saúde faz pronunciamento sobre a Covid-19 no ES

Nésio Fernandes atualizou o cenário da doença no Estado, em uma transmissão on-line realizada na desta segunda-feira (8)

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 08/03/2021 às 14h38
Atualizado em 08/03/2021 às 16h18

15:36

Fim do pronunciamento

Depois de aproximadamente 1 hora, o secretário Nésio Fernandes encerrou o pronunciamento desta segunda-feira (8), no qual atualizou a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


15:36

Secretário faz último pedido à população

No encerramento do pronunciamento, o secretário Nésio Fernandes fez um pedido para a população. "Tenhamos respeito à pandemia, pelo risco real da doença. O uso das máscaras, isolar mesmo com poucos sintomas, procurar avaliação médica, não se automedicar. Ter nesse momento, mais do que nunca, respeito e empatia para poder romper a cadeia de transmissão. Juntos venceremos essa pandemia."


15:34

Chuva no ES: tiveram pacientes realocados

"Tivemos um volume de chuva muito grande na Grande Vitória, que também afetou serviços de saúde. Não tivemos nenhuma situação grave ou feridos. Mas em diversas unidades ocorreu a infiltração de grande quantidade de água. Alguns pacientes precisaram ser transferidos, como no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, e em alguns de Vila Velha. Toda uma mobilização, visando a recuperação, já foi iniciada na manhã de hoje. Ao longo das próximas semanas teremos obras nessas unidades para a devida recuperação dos danos", afirma Nésio.


15:31

Cuidado com mensagens falsas

Subsecretário Luiz Carlos Reblin alerta para um texto falso que circula nas redes sociais. "Queria esclarecer que um texto compartilhado em nome da minha pessoa não é verdadeiro", afirma.


15:29

Fique atento e tome a segunda dose da vacina

"A vacina precisa ser a mesma que tomou na primeira dose, precisa acompanhar a data correta para que seja aplicada a segunda. Precisa ficar atento. A vacina, assim como qualquer outra, pode dar reações locais, febre ou doer. Na dúvida, procure o serviço de saúde. A vacina protege, diminui a gravidade, diminui o óbito. Precisamos continuar mantendo toda a segurança: utilizar máscara, higienizar as mãos e manter distância. Mesmo vacinado precisamos continuar com esses cuidados", ressalta Reblin.


15:27

Quem furou fila no ES receberá 2ª dose da vacina

"A população quando comete alguma incorreção ou crime deve cumprir as penas previstas em legislação, mas não podemos permitir que as pessoas não tenham acesso à saúde. Aqueles que foram vacinados indevidamente fora da ordem devem receber, sim, a segunda dose dentro do tempo previsto de cada vacina, porque essas pessoas não devem ser privadas de se protegerem contra a o doença. Não garantir a segunda dose, seria ainda perder a primeira", diz Nésio.


15:24

Secretário alerta sobre riscos na negociação de vacinas

"Existe nesse momento pessoas que se apresentam com fornecedores de vacinas. Fica o nosso alerta aos prefeitos e gestores que estão estabelecendo negociações: é necessário estabelecer checagem, porque já identificamos situações de alto risco no que diz respeito à compra de vacinas", alerta Nésio.


15:23

Havendo vacina, ES pode antecipar vacinação de professores

"No primeiro momento em que as vacinas forem adquiridas, poderemos antecipar etapas do plano nacional de imunização. Entre esses grupos, se encontram os professores e os trabalhadores da segurança pública. A quantidade de doses que queremos comprar deve atingir os adultos do nosso Estado, para que a população com mais de 30 anos seja vacinada. Temos a informação de que semanalmente iríamos receber doses, mas esse calendário não foi divulgado", comenta Nésio.


15:20

Sem transmissão comunitária de variantes no ES

"Nós ainda não temos confirmação de transmissão comunitária de variantes no Estado. Nós temos a perspectiva de um equipamento, na metade do ano, de realizar aqui no Espírito Santo o sequenciamento genético para identificar qual o vírus que está circulando no momento", afirma Reblin.


15:17

SMS para viajantes deve funcionar em duas semanas

"No Diário Oficial de hoje será publicada uma portaria que irá definir o prazo de 14 dias para integração do banco de dados de passageiros aéreos e terrestres do nosso Estado, que vai notificar por SMS os passageiros que viajaram com pacientes com Covid-19", adianta Nésio.


15:16

12% dos pacientes em ventilação tem de 18 a 44 anos

"O Espírito Santo apresenta, em ventilação mecânica, uma quantidade de 12% de pacientes que tenham entre 18 e 44 anos. Em alguns Estados, esse número chega a ser o dobro. O comportamento da internação de mais jovens ainda não foi observado em uma proporção significativa no nosso Estado", garante Nésio.


15:14

371 pacientes em UTIs particulares no ES

"Na rede SUS a ocupação é de 79%. Na rede privada, o modelo de gestão é diferente, mas informação mais atual é de que existem 371 pacientes internados em UTI. Nós não temos filas para internação por falta de leitos, como é a realidade de muitos brasileiros. Nossa internação tem a espera apenas de avaliação do paciente. O percentual de internações entre crianças, jovens, adultos e idosos se mantém praticamente o mesmo desde o início da pandemia", revela Reblin. (Inicialmente, o texto trazia 69% como a taxa de ocupação das UTIs do SUS)


15:12

Nésio: "Lockdown não é aplicado por opinião"

"Ao longo do ano, não procedemos ao lockdown e medidas reconhecidas ao risco extremo da matriz de risco. Um gatilho pode disparar as medidas mais radicais, restringindo a atividades essenciais, a partir de 90% da ocupação de leitos hospitalares. Não realizar o lockdown não é uma decisão de opinião. Essa escolha extrema exige medidas econômicas que apenas a União é capaz de suportar, como o fechamento por, pelo menos três ou quatro semanas. A decisão do nosso Governo é manter a aplicação da matriz de risco, que pode ter atualização nas medidas transversais e qualificadas", esclarece Nésio. 


15:10

O ES diante do cenário nacional

"O Espírito Santo tem diferenças em relação ao cenário nacional. A principal diferença é que teve o comportamento antecipado a outros Estados, no que diz respeito à simultaneidade da curva de casos em todo o território", afirma Nésio.


15:08

Casos de Covid-19 cresceram após o Carnaval

"Nós tivemos no Carnaval manifestações, aglomerações em praia, então obviamente isso traz um reflexo no número de casos. Se nós observarmos no Painel Covid-19, a semana retrasada, vamos ver um aumento de casos que muito provavelmente está vinculado ao Carnaval e provavelmente seja o início do crescimento que vamos presenciar no mês de março", analisa Reblin. 


15:06

Secretário alerta para automedicação e naturalização dos sintomas

"No entanto, nesse momento, os sintomas passaram a ser menosprezados, mas a doença continua evoluindo. Aumentou, na nossa percepção, a automedicação, que não é responsável, em que muitos cidadãos reconhecem sintomas, compram remédios sem comprovação científica e não são avaliados por um médico. Acaba que a população que evolui à situação crítica já procura o hospital com um dano pulmonar estabelecido, diminuindo a eficácia do tratamento hospitalar que ela poderia receber", alerta Nésio.


15:03

Nésio: "Disciplina social precisa ser resgatada"

"Nós vivemos a partir da segunda quinzena de janeiro, o início da fase de recuperação da segunda expansão da Covid-19. Mas tivemos em fevereiro aglomerações nas praias e expressões no Carnaval, que tiveram comportamento para estimular o crescimento da transmissão. Esse comportamento de aumento de casos confirmados deve ser acompanhado de internações. De maneira que toda a disciplina social precisa ser resgata. No início da pandemia tínhamos respeito à doença", alerta Nésio.


15:00

Secretário destaca fortalecimento do SUS

"O SUS se consolidou como uma grande estrutura hospitalar. Essa característica que tivemos esse ano pode representar o que queremos: que o SUS seja para toda a população brasileira, de todos os estratos sociais, tanto nas atividades de prevenção, quanto na qualidade e humanização. Desde a atenção básica até a atenção hospitalar. A grande conquista desse ano foi a recuperação de pertencimento da população ao SUS", opina Nésio.


14:54

Reblin: "Um ano de muitas mortes, mas de muito trabalho"

"Foi um ano de muita riqueza e produção de conhecimento e novas tecnologias. O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) aumentou a produção de serviços e a realização de exames. Contratou mais pessoal, produziu tecnologia nova. O Espírito Santo na área hospitalar imediatamente criou o modelo em que o paciente ficava em isolamento para só depois ser transferido para uma área específica. Um ano difícil, de muitas mortes. Mais de 6 mil famílias perderam entes queridos, mas foi um ano de muito trabalho e produção de conhecimento, que vai ficar à disposição do SUS e da sociedade capixaba", afirma Luiz Carlos Reblin, subsecretário de vigilância em saúde.


14:53

ES quer rastrear contatos dos positivados

"Além dos contatos domiciliares, estamos orientando a população que testou positivo e teve contato com pessoas por mais de 15 minutos durante o período assintomático, de que é importante procurar a testagem para fazer o rastreamento dos contatos e permitir uma ruptura da cadeia de transmissão", esclarece Nésio.


14:49

ES terá 250 mil testes de antígenos

"Tivemos um desempenho positivo e que hoje podemos reconhecer que o Estado não colapsou, mas ainda em 2021 enfrentaremos dias muito difíceis. Nos preparamos com uma testagem em massa para a nova fase de expansão, entre março e abril. Fizemos uma compra de 250 mil testes, cuja empresa vencedora entregará a documentação hoje. Ainda nesse mês vamos distribuir uma grande quantidade de testes", detalha Nésio.


14:48

ES segue negociando vacinas com laboratórios

"Iniciamos o ano de 2021 com um número muito pequeno de vacinas contra a Covid-19. Isso obrigou o Espírito Santo a estabelecer uma corrida pelas vacinas, negociações que estão em franco andamento e que dão esperança do Estado comprar vacinas para completar o plano nacional de vacinação, para que ainda nesse primeiro semestre tenhamos uma alta cobertura vacinal em capixabas, impedindo uma quarta onda. À medida que temos a vacinação da população idosa, há um comportamento novo da doença de que passa a afetar mais jovens e adultos. Se essa população não estiver vacinada é possível que tenhamos mais oscilações positivas da doença neste ano, por isso a urgência em vacinar toda a população, tendo efeito não só para o país, mas para toda a economia mundial", defende Nésio.


14:45

900 leitos de UTI até final de abril

"Nós pudemos reconhecer uma terceira fase da doença, a partir de março. Temos nesse momento mais de 1.300 leitos de UTI públicos e contratualizados a serviço do SUS, tanto para Covid-19 quanto para outras doenças. Pudemos desenhar uma nova fase de expansão, podendo chegar a 900 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em abril, podendo esse número ser incrementado, caso seja necessário. Mas existe um momento em que não é possível aumentar leitos, pela estrutura e por recursos humanos", adianta o secretário.


14:42

Secretário relembra cenários da pandemia

"Nós, dadas as características da doença, a estratégia de enfrentamento nos permitiu antecipar à fase de expansão da doença, ampliando a testagem, o acesso aos leitos, permitindo que o sistema não colapsasse. Tivemos uma adesão institucional e populacional às medidas de distanciamento social no início. Isso foi essencial para achatar a curva de casos e diminuir a pressão no sistema de saúde. No entanto, infelizmente, ao longo da fase de recuperação da primeira fase de expansão, tivemos expressões que não foram felizes, o que nos levou ao espalhamento da doença onde não tinha vivido a doença de forma significativa, e no final de 2020 tivemos uma segunda grande expansão", lembra Nésio.


14:39

1 ano de pandemia no ES

"Nós completamos nos últimos dias, um ano da pandemia da Covid-19. Nós fomos um dos primeiros Estados do país a reconhecer a transmissão comunitária da doença. Pesquisas já até reconheceram a circulação anterior no Estado, transmissão comunitária anterior ao período oficial. O Espírito Santo teve o espalhamento da doença em 2020 em todo o território, isso nos diferencia de outros Estados", comenta Nésio. 


14:38

Dia Internacional da Mulher

"Nós nos somamos a esse dia de luta, que dentro do sistema de saúde é percebido de forma diferente. No Sistema Único de Saúde (SUS) nós temos um espaço de protagonismo feminino. Reconhecemos o papel fundamental das mulheres no nosso sistema de saúde", afirma Nésio.


14:38

Início do pronunciamento

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deu início ao pronunciamento desta segunda-feira (8), no qual atualizará as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.