Secretário da Saúde atualiza informações sobre a Covid-19 no ES

Nésio Fernandes fez nova transmissão on-line sobre a pandemia na tarde desta segunda-feira (26); veja os destaques

Publicado em 26/04/2021 às 14h05
Atualizado em 26/04/2021 às 14h55

14:53

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 50 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a transmissão on-line desta segunda-feira (26), na qual falou sobre o atual cenário da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


14:48

Secretário: "Pandemia ainda não acabou"

"Nós temos uma melhora no comportamento da curva de casos e do contexto de transmissão. Estamos, hoje, colhendo os frutos do resultado da quarentena. Mas a pandemia ainda não acabou, persiste a transmissão comunitária. Nós entendemos que, ao longo de um ano de pandemia, um amadurecimento foi construído e permite a redução do risco com o uso de máscara e outras medidas", afirma Nésio.


14:47

Só três empresas informam dados sobre passageiros

"Nós temos três empresas que estão enviando com regularidade os dados dos passageiros, com mais de 5 mil passageiros. Nós esperamos que nos próximos 14 dias, em caso de viagem com quem testou positivo, o sistema permita a investigação", informa o secretário.


14:44

"Vacina é segura", garante subsecretário

"Não há punição à recusa. A recusa deve ser registrada por cada município. O nosso papel é convencer, de fato, as pessoas de que a vacina é segura. É a forma mais segura de nos prevenirmos da doença", ressalta Reblin. Em complemento, o secretário Nésio Fernandes afirma que "os efeitos da AstraZeneca não são suficientes para suspender a aplicação em geral. A ampla maioria dos profissionais da saúde foram vacinados com ela. A resposta imunológica é excelente".


14:42

Atraso na segunda dose prejudica eficácia?

"Não é possível afirmar que não há prejuízo na eficácia total com o atraso da segunda dose. No entanto, dados os estudos já publicados, a resposta imune foi melhorada com a ampliação do prazo. Não acreditamos que o atraso de alguns dias prejudique a vacinação. É possível que, ao longo das próximas semanas, o período de aplicação da vacina seja ampliado a pedido do próprio Butantan. A probabilidade é muito baixa de que haja prejuízo com o atraso de alguns dias", garante o secretário.


14:39

Se vacine no posto em que está cadastrado

"O ideal é que as pessoas busquem a vacina na unidade de saúde onde elas estão cadastradas. Quanto mais próximo da sua unidade, melhor o planejamento. Isso não impede, em uma eventualidade, tomar em outra cidade. Não há impedimento", esclarece Reblin.


14:37

Kit intubação: sem crise na rede pública do ES

"A responsabilidade pela compra de kits de intubação de hospitais filantrópicos e particulares é da própria entidade. A rede estatal não apresenta crise e tem apoiado, com doação, em alguns casos, desses kits. No entanto, ontem fomos surpreendidos, às 11h30, com um pedido de uma possível situação de emergência da rede filantrópica no Sul. O Estado tratou de ajudar e deu início ao procedimento de remoção dos pacientes das UTIs, mas ele foi cancelado devido à regularização do abastecimento dos medicamentos no dia de ontem. Dos 18 pacientes, seis tiveram a transferência concluída", explica Nésio.


14:35

Em quais municípios faltam vacinas?

"Hoje, no final da tarde, teremos uma atualização sobre quais municípios faltam com a primeira ou segunda dose. Essa informação será repassada", responde Reblin.


14:34

Secretário explica a distribuição de vacinas

"É importante esclarecer o critério de distribuição de doses aos municípios. Desde o início da pandemia, as doses da AstraZeneca seriam destinadas aos municípios com mais de 100 mil habitantes. Por quê? Ter somente um tipo de vacina no município reduz a chance de aplicação cruzada. Da mesma maneira, a vacinação com administração mais curta funciona melhor em municípios menores. No entanto, esse critério não pode ser aplicado na totalidade, porque, em alguns momentos, a quantidade enviada de cada laboratório era muito distinta e poderia ocasionar a falta em alguns municípios", diz Nésio.


14:30

Secretário fala sobre internação precoce

"O Estado conseguiu, entre a primeira e a segunda expansão, realizar um procedimento no qual pacientes do grupo de risco realizavam uma internação precoce nos leitos de enfermaria e UTI. Esse procedimento permite que os serviços de saúde intervenham em momentos adequados. Quando há muita pressão assistencial, essa redução da capacidade de atender em tempo adequado acaba levando pacientes, quando chegam no leito de UTI, a ter um quadro de lesão no pulmão ou mais complicado. Estamos desenhando uma possibilidade de pacientes acompanhados na atenção domiciliar consigam ter um acesso direto à regulação de leitos para que qualquer solicitação de pacientes de grupo de risco tenha acesso agilizado. Acreditamos que nos próximos 15 dias será possível regular esse tipo de acesso", fala Nésio.


14:26

Recuperação na curva de internações e óbitos

"No dia de ontem, o Espírito Santo apresentava mais de 500 leitos de UTI e enfermaria livres. De fato, vivemos uma fase de recuperação na curva de casos, internações de óbitos no Estado", garante Nésio.


14:25

Ventiladores para abrir mais 150 leitos de UTI

"Neste final de semana, o governador Renato Casagrande acompanhou o recebimento de 230 novos ventiladores, que serão utilizados para a abertura de 150 leitos de UTI na rede estatal. São unidades permanentes, que vão continuar mesmo após a pandemia. Aproximadamente 30 ventiladores são para reserva e os demais serão utilizados em outros tipos de leito", conta Nésio.


14:22

Dados sobre testes de antígenos disponíveis

A partir do dia hoje, a Sesa passará a disponibilizar números relativos aos testes de antígenos. "Damos mais um passo na transparência. Ao número de testes de antígenos em cada município. A quantidade que a Sesa disponibilizou permite 100% de testagem", diz o secretário.


14:20

Sem registro de efeitos graves na vacinação

"Os registros que nós temos são reações leves, em grande maioria, como dor no local da injeção e febre. Isso é perfeitamente esperado, em qualquer vacina. Não temos histórico de reação grave, efeito adverso importante, aqui no Estado", garante Reblin.


14:19

Secretário sobre doses trocadas: "não é aceitável"

"Qualquer erro de aplicação de doses alternadas (primeira dose de uma vacina e a segunda de outra) não é aceitável. Os erros devem ser investigados e apurados pelos municípios e conselhos profissionais. A postura do Estado é não aceitar, não tolerar o erro", afirma Nésio.


14:17

Vacinação de pessoas com comorbidades pode começar nesta semana

"Ao longo desta semana, diversos municípios capixabas já terão concluído a vacinação dos idosos com a primeira dose. Dessa forma, estarão autorizados a iniciar o grupo de comorbidades. A Sesa aguarda a resolução, até quarta-feira (28), que irá definir todos os procedimentos da vacinação após a população idosa", informa Nésio.


14:14

Municípios do ES não aplicaram doses vencidas

"Veiculou-se que, em três cidades, doses vencidas teriam sido aplicadas. Registramos essa informação e investigamos. Foram citadas: Linhares, Vila Velha e Serra. Não houve vacinação com doses vencidas. Houve um erro no registro do lote das doses aplicadas. A população pode ficar absolutamente tranquila", garante Reblin.


14:12

Coronavac: falta de doses para segunda dose

"O Ministério da Saúde, em determinada remessa, definiu que todas as remessas deveriam ser utilizadas como primeira dose, com o compromisso da segunda dose correspondente. Não recebemos na quantidade necessária, a segunda dose. Se não recebermos doses adicionais, não há nenhum problema aguardar um prazo um pouco maior do que o previsto. No começo de maio, o Governo Federal garantiu que a situação estará normalizada", explica Luiz Carlos Reblin, subsecretário de vigilância em saúde do Espírito Santo, que também participa da transmissão on-line desta segunda-feira (26).


14:10

16 mil doses de AstraZeneca para professores

"Ao total, o Espírito Santo já irá disponibilizar aproximadamente 16 mil doses da AstraZeneca para iniciar a vacinação dos professores no nosso Estado", detalha Nésio.


14:08

Aulas devem voltar em boa parte do ES em maio

"As flexibilizações não são aleatórias. São previstas pela matriz de risco, de acordo com cada nível de cada município. Não se trata de uma abertura ampla e generalizada. Desta maneira, é possível que, em maio, o ES alcance uma taxa de ocupação de UTI inferior a 80%. Ao alcançar essa taxa, o nosso Estado deverá apresentar, majoritariamente, uma quantidade de municípios no risco moderado e baixo. Assim, as atividades educacionais devem voltar na ampla maioria dos municípios", adianta Nésio.


14:06

Queda consolidada de casos no ES

"O Espírito Santo consolida a tendência de queda de casos. Mantemos uma redução substancial no número de pacientes novos de internações. Mantemos a tendência de queda na ocupação das UTIs e nas de enfermaria ela está próxima de 60%. É possível que o RT (taxa de transmissão) dessa e da próxima semana esteja próximo de 1 ou até abaixo. Há uma franca redução da Covid-19 no Espírito Santo", afirma Nésio.


14:04

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à transmissão on-line desta segunda-feira (26), na qual atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.