Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 13:00
A Prefeitura de Vila Velha, na Grande Vitória, vai distribuir mil abafadores de som para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante as celebrações de réveillon a partir da próxima segunda-feira (23). Pessoas de qualquer cidade podem retirar o objeto de forma gratuita, basta apresentar a comprovação do autismo. A ação é inédita no Estado.
Após a retirada do objeto, o equipamento não precisa ser devolvido e fica para uso pessoal.
A prefeitura disse que esse é o terceiro ano consecutivo que a cidade vai ter fogos sem ruído. O objetivo é minimizar o impacto do barulho dos fogos de artifício.
Qualquer pessoa de qualquer cidade pode retirar o abafador. É necessário apresentar a carteirinha de autista junto ao laudo médico.
Os equipamentos serão entregues alguns dias antes do réveillon em quatro pontos diferentes, e no dia da virada serão distribuídos em três pontos diferentes na Praia de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa, das 15h às 18h.
A ação é uma parceria com a Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Para a Valdete Neto de Oliveira, a distribuição dos abafadores é essencial para o bem estar do filho Marcelo, de 34 anos, que tem autismo e Síndrome de Down.
"O barulho incomoda muito, ele entra em crise e é melhor ir embora do lugar. Abafadores são caros e com eles meu filho consegue aproveitar o lugar. Faz muita diferença na vida dele e de quem está ao redor", disse a mãe.
Os dois moram em Vila Velha, e com essa medida, a mãe e dona de casa até pensa em poder aproveitar os fogos com ele na hora da virada.
"Quando ele era mais novo não tinha, e eu precisava colocar algodão, ou qualquer coisa para diminuir o barulho e acalmar ele. De uns dez anos para cá, o abafador ajudou muito, mas às vezes está um pouco acima do nosso orçamento. O dele já estava bem velho, muito gasto, e com a distribuição do abafador ele pode ir até a praia para ver os fogos, que ele ama. Com essa ação, estou até pensando em irmos assistir a virada na Praia da Costa", comentou Valdete.
Com informações do g1ES.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta