> >
Reforma do Terminal de Itaparica tem um mês para ser entregue no prazo do DER

Reforma do Terminal de Itaparica tem um mês para ser entregue no prazo do DER

Com promessas de entrega para 2020, Departamento de Estradas de Rodagem trabalha para entregar o terminal até o dia 31 de dezembro. O local foi interditado em julho de 2018

Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 11:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Itaparica
O DER trabalha para entregar o terminal até o dia 31 de dezembro. (Reprodução/TV Gazeta)

31 de dezembro. Esta é a data do último dia deste ano, mas é também o limite da última promessa para a entrega do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, que há meses passa por reformas.

O terminal rodoviário do Transcol está fechado desde julho de 2018, ou seja, há mais de dois anos, depois que uma perícia constatou falhas na estrutura do local, principalmente na cobertura, o que colocava em risco a segurança de passageiros e trabalhadores.

Na época, o Terminal de Itaparica tinha um fluxo de aproximadamente 45 mil usuários diários e contava a operação de 33 linhas, que foram deslocadas para os terminais de Vila Velha e do Ibes.

PRIMEIRA PROMESSA

No prazo inicial dado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), a expectativa era de que a reforma fosse concluída em maio deste ano, porém a obra atrasou por conta, principalmente da pandemia do novo coronavírus.

Com o cronograma não cumprido, uma nova data foi estipulada, desta vez para o mês de outubro. Mais uma vez a promessa ficou apenas na expectativa. Diante desse novo atraso, ainda em novembro, o diretor do DER, Luiz César Maretto, explicou que a reforma está na reta final e que o órgão faz um esforço para entregar o terminal ainda em 2020.

"As estruturas metálicas (da cobertura) estão sendo finalizadas. Para a próxima semana (na segunda quinzena de novembro), já iniciaremos a montagem da lona tensionada. Estamos trabalhando à noite, sábado e domingo, para entregar essa obra", disse ele no dia 17 de novembro.

Além da cobertura, o espaço já ganhou nova área de manobra para os ônibus, guaritas e bilheterias mais modernas.

Na manhã desta terça-feira (01), imagens aéreas feitas com o drone do Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, mostram que boa parte estrutura metálica que dá sustentação à cobertura já está instalada, porém a lona mencionada pelo diretor sequer foi iniciada a instalação.

Desta forma, o DER tem mais 30 dias para concluir a intervenção no Terminal de Itaparica, de acordo com a expectativa do próprio diretor. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais