> >
Reconhecimento facial vai ser ampliado no Transcol a partir da próxima semana

Reconhecimento facial vai ser ampliado no Transcol a partir da próxima semana

O governador Renato Casagrande anunciou que o Espírito Santo vai estender o projeto de inteligência artificial; o uso da tecnologia resultou na prisão de 150 pessoas

Publicado em 18 de junho de 2025 às 10:26

Ônibus do sistema Transcol
Nos ônibus, as câmeras foram instaladas aleatoriamente e funcionam 24 horas mandando informações para o banco de dados do governo do Estado Crédito: Divulgação | Ceturb-ES

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na manhã desta quarta-feira (18) que o Espírito Santo vai ampliar o projeto-piloto de inteligência artificial (IA). O uso da tecnologia resultou na prisão de 155 pessoas nos últimos meses.

A tecnologia está em dois pontos de intensa circulação da Grande Vitória. A partir da próxima semana, o Estado sai do piloto e terá 500 equipamentos em coletivos do Sistema Transcol e em mais pontos da Região Metropolitana. Nos ônibus, as câmeras foram instaladas aleatoriamente e funcionam 24 horas mandando informações para o banco de dados do governo do Estado.

Casagrande disse que todos os detentos do sistema carcerário, inclusive, já têm informações digitais captadas. O Estado ainda dispõe de outros dados, como o de placas do Detran e pessoas desaparecidas.

Para usar essas informações, o governo estadual fez um contrato com uma empresa de tratamento de dados de inteligência artificial a fim de dar mais agilidade na identificação de suspeitos ou de carros furtados, por exemplo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais