Sistema Transcol: 500 ônibus vão ter câmeras de reconhecimento facial
O governo do Espírito Santo vai aprimorar o sistema de videomonitoramento do Sistema Transcol. Por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV Bus), serão instaladas câmeras de reconhecimento facial em 500 ônibus.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e tem por objetivo reforçar o uso da mobilidade a serviço da segurança pública, integrando inteligência artificial ao transporte coletivo para inibir crimes, localizar pessoas de interesse e auxiliar as forças de segurança em investigações. O governo ainda estuda as linhas que irão receber esse sistema inicialmente.
“O transporte público do Espírito Santo não é apenas meio de deslocamento: ele se transforma em ferramenta estratégica de segurança, ampliando o alcance e a eficiência das ações policiais em benefício dos cidadãos”, declarou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.