> >
Prefeitura investiga morte de bebê durante atendimento em UPA na Serra

Prefeitura investiga morte de bebê durante atendimento em UPA na Serra

Inicialmente levada à UPA de Castelândia, a pequena acabou liberada após realização de exames; com a piora do quadro, os pais levaram a filha para outra unidade serrana, onde faleceu

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]

Publicado em 26 de novembro de 2025 às 21:04

 - Atualizado há 11 dias

Elisa Valentim Bolis dos Santos, de quatro meses, morreu no UPA Infantil da Serra.
Elisa Valentim Bolis dos Santos, de quatro meses, morreu no UPA Infantil da Serra. Crédito: Arquivo pessoal

A Prefeitura da Serra investiga a morte de uma bebê de quatro meses na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil da Serra, em Colina de Laranjeiras, na Serra. José Roberto Bolis dos Santos, pai de Elisa Valentim Bolis dos Santos, contou ter levado a filha inicialmente à UPA de Castelândia, em Jacaraípe, onde foram feitos exames e depois a criança acabou liberada.

Já em casa, pouco depois, a família percebeu uma piora e decidiu procurar atendimento novamente, na UPA Infantil, onde faleceu na madrugada de terça-feira (25). Devido ao óbito, a família registrou um boletim de ocorrência. Conforme a Polícia Civil, o caso foi registrado como morte a esclarecer e apenas após os exames será possível confirmar a causa.

Diagnóstico

Para a reportagem da TV Gazeta, os pais reclamam da falta de um diagnóstico preciso na condução no tratamento. “Ela estava começando a puxar um pouquinho (o ar) e levamos à UPA. Lá fizeram lavagem no nariz, sendo que ela não estava gripada, nem com coriza e sem febre. Colocaram ela no soro e fizeram exames, que não deram nada, e mandaram para casa. Eu saí meia-noite da UPA e quando deu uma hora da manhã eu precisei ir correndo ao médico com ela, que gritava desesperadamente”, disse o pai.

José e a esposa decidiram então ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil da Serra, que fica em área anexa ao Hospital Materno Infantil. De acordo com o pai, após a chegada uma médica aplicou uma injeção e, imediatamente, a menina começou a ficar com os dedos, mãos e boca arroxeados, além dos olhos revirados. Com a piora, a equipe a levou direto para o setor de emergência.

A reclamação dos pais é de uma aparente falta de direção durante os cuidados com a menina diante de um caso com sintomas graves.

“A médica que atendeu a minha filha para mim não é médica. Ela falava: 'Eu vou fazer isso, que eu acho que vai funcionar'. Aí dava a quantidade de remédio e não melhorava. Outro dizia: 'Estou pensando em fazer isso assim'. Pegava o remédio, misturava com o outro e aplicava. Foi isso até quase amanhecer e minha filha naquela agonia”, desabafou José. 

Depois de horas dentro da UPA e sem sinal de melhora, o pai disse que decidiram sedar e intubar. Nesse momento, a bebê não resistiu e morreu.

Pedido por esclarecimentos

O laudo do óbito apontou para causas respiratórias, porém os parentes pedem esclarecimento. “Eu quero que a Justiça me explique o que aconteceu, minha filha morreu dentro de um hospital. Eu preciso saber porque isso aconteceu com ela. Foi negligência tanto na UPA de Castelândia, como lá na (UPA) infantil, em Laranjeiras”, frisou José. 

Em nota, a Prefeitura da Serra lamentou o caso e informou ter entrado em contato com a família para se colocar à disposição. A administração central reforçou ainda ter iniciado as apurações e notificado a Organização Social responsável pelo gerenciamento e execução do Pronto Atendimento Infantil. 

“A Secretaria acompanha o caso de perto, adotando todas as medidas administrativas cabíveis para assegurar transparência e segurança na prestação dos serviços de saúde no município", explicou. 

Polícia Civil

A Polícia Civil informa que o caso foi registrado como morte a esclarecer. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, para ser identificado e para ser feito o exame cadavérico. Apenas após os exames será possível confirmar a causa da morte. 

00:00 / 02:04
Prefeitura investiga morte de bebê durante atendimento em hospital na Serra
Correção
27/11/2025 - 19:21hrs
Anteriormente, foi informado que a criança havia sido levada ao Hospital Materno Infantil, sendo que o atendimento ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil da Serra. Título e texto foram corrigidos. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Maternidade Hospital Morte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais