> >
Outdoor de igreja com mensagem homofóbica gera revolta em Aracruz

Outdoor de igreja com mensagem homofóbica gera revolta em Aracruz

Painel colocado nesta sexta-feira (8) exibe família se protegendo de uma “chuva de arco-íris” e diz que "Bíblia é única proteção contra o ativismo LGBTQIA+"

Publicado em 8 de julho de 2022 às 21:38

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Outdoor de igreja do ES com mensagem contra ativismo LGBTQIA+ causa revolta
Outdoor de igreja do ES com mensagem contra ativismo LGBTQIA+ causa revolta. (Leitor | A Gazeta)
Outdoor de igreja com mensagem homofóbica gera revolta em Aracruz

Um outdoor colocado nesta sexta-feira (8) em frente a uma igreja em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, tem sido alvo de duras críticas nas redes sociais. No cartaz, uma família aparece se protegendo de uma “chuva de arco-íris”, acompanhada de uma mensagem contra o ativismo LGBTQIA+. O painel é da igreja e colégio particular Pibara.

Em uma das publicações na internet, uma pessoa relembra a recente campanha de conscientização. “Mês do orgulho passou e voltamos à programação normal aqui em Aracruz”, diz, um internauta, em referência ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado anualmente em junho.

Em outro post, uma pessoa afirma que a igreja poderia "estar ensinando o amor pregado por Cristo", mas prefere "ensinar a intolerância, o preconceito e o desrespeito às leis". Abaixo, é possível conferir outras publicações sobre o outdoor:

Outdoor de igreja do ES com mensagem contra ativismo LGBTQIA+ causa revolta(Redes Sociais)

Apesar de o outdoor estar em uma propriedade privada, um advogado de 26 anos que faz parte da comunidade LGBTQIA+ afirma que o ataque é considerado crime e que tenta combater esse tipo de violência. Por temer algum tipo de represália, ele pediu para não ser identificado.

Aspas de citação

Em um país tão homofóbico como o Brasil, essa conduta acaba destilando ódio contra a comunidade – e segundo o Supremo Tribunal Federal (STF) isso é crime.

Não identificado
Advogado
Aspas de citação

Vale lembrar que, em junho de 2019, o STF decidiu pela criminalização da homofobia e da transfobia. O advogado e um colega de profissão pretendem denunciar o outdoor para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Nas redes sociais outras pessoas já afirmaram que denunciaram o painel.

Internauta postou que fez um boletim de ocorrência on-line junto à Polícia Civil sobre outdoor em Aracruz
Internauta postou que fez um boletim de ocorrência on-line junto à Polícia Civil sobre outdoor em Aracruz. (Reprodução | Redes Sociais)

O Ministério Público do Estado e a Polícia Civil foram procurados a respeito das denúncias. Assim que houver um retorno, este texto será atualizado. 

HSITÓRICO POLÊMICO

Apesar de o espanto que o outdoor colocado nesta sexta-feira (7) pode gerar, esta não foi a primeira vez que a Piraba virou assunto nas redes sociais. Em 2020, também por causa de um outdoor colocado no mesmo local, a igreja foi denunciada pelo crime de transfobia.

Em 2020, também por causa de um outdoor, a organização religiosa foi denunciada
Em 2020, também por causa de um outdoor, a organização religiosa foi denunciada. (Redes Sociais)

Naquela ocasião, a mensagem fazia referência ao Dia dos Pais, que é comemorado no segundo domingo de agosto, e afirmava que "não é natural colocar uma mulher como símbolo" da data, "quando a Bíblia afirma ser o homem". 

O OUTRO LADO

Desde sexta-feira (8), a reportagem de A Gazeta vem tentando contato com a igreja Pibara para um posicionamento sobre o assunto. Nesta segunda-feira (10), a Primeira Igreja Batista do municíio, por meio do pastor sênior da instituição religiosa, Luciano Estevam Gomes, enviou um vídeo para a reportagem se manifestando sobre o caso.

Veja na íntegra a fala do pastor:

“A mensagem do outdoor da Pibara é clara: 'A Bíblia é a única proteção contra o ativismo LGBTQIA +'. Não tem nada a ver com os homoafetivos, a quem nós consideramos e amamos. Mas eles também deviam lutar com os seus líderes para pararem os ataques contra a família, a igreja e a escola. Nas últimas marchas LGBTQIA+ foram feitos abusos, queimando Bíblia, resgando a Bíblia, interpretando o aborto de Jesus Cristo, e diversas outras atrocidades. Então, não há nada contra os homoafetivos, e sim contra o ativismo. Os pais ficam apavorados e procuram nós, os líderes religiosos. Então, a Bíblia é a única proteção contra os ataques dos ativistas.”

Errata Atualização
11 de julho de 2022 às 16:26

Após publicação desta matéria, o representante da Primeira Igreja Batista, pastor sênior Luciano Estevam Gomes, se manifestou sobre o caso. O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais