> >
Matrícula em escolas estaduais do ES será unificada e começará em 4 de novembro

Matrícula em escolas estaduais do ES será unificada e começará em 4 de novembro

Inscrições estarão abertas de 4 de novembro a 12 de dezembro, com mais de 230 mil vagas disponíveis em todo o Espírito Santo

Samara Ramos

Residente em Jornalismo / [email protected]

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 14:41

A Chamada Escolar 2026 da rede estadual de ensino será aberta no dia 4 de novembro e vai até 12 de dezembro, com mais de 230 mil vagas disponíveis em todo o Espírito Santo. A partir deste ano, o processo de matrícula, rematrícula e transferência  de alunos será unificado, conforme anunciado, nesta terça-feira (21), pelo governo do Estado, em cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.

Antes, o processo era dividido em etapas separadas para matrícula e rematrícula, o que reduzia o tempo disponível para cada uma. O novo formato pretende agilizar o processo e oferecer mais facilidade às famílias. “O objetivo é dar um tempo maior e igual para todo mundo, seja quem está buscando matrícula seja quem está buscando rematrícula. Por isso, unificamos essas duas etapas em um só momento”, explica o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

À esquerda, Ricardo Ferraço; ao centro, o governador Renato Casagrande; e à direita, o secretário da Educação, Vitor de Angelo.
Casagrande (ao centro) participou do anúncio da chamada escolar ao lado do vice, Ferraço (E), e do secretário Vitor de Angelo Crédito: Samara Ramos

A partir do dia 4 de novembro, a chamada escolar poderá ser feita pelo site da Secretaria da Educação (Sedu), onde haverá um link específico para matrícula e rematrícula.

“É importante lembrar que a gente tem vaga para todo mundo. Não falta vaga para quem quer estudar na rede estadual”, destacou o governador Renato Casagrande (PSB).

Para o ano letivo de 2026, serão ofertadas mais de 230 mil vagas, sendo 80 mil para o ensino fundamental e 130 mil para o ensino médio, das quais 33 mil integradas a cursos técnicos, além de 20 mil para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo 5 mil em EJA Profissional.

Novas escolas

O Espírito Santo contará com 20 novas escolas de tempo integral e 60 novas unidades do Programa Escola do Futuro. A lista completa dessas instituições, não apenas das novas escolas, estará disponível no site da Sedu e poderá ser consultada antes e durante a chamada escolar. A partir do próximo ano, o Estado terá 110 Escolas do Futuro e 234 escolas de tempo integral.

Arquivos & Anexos

Lista das 20 novas escolas de tempo integral para 2026

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Corporis voluptates eos, exercitationem id, voluptatem ex nostrum ab sit corrupti, magni non temporibus alias rem reprehenderit quis doloremque harum aperiam similique animi culpa impedit.

Tamanho de arquivo: 47kb

Arquivos & Anexos

Lista das 60 novas Escolas do Futuro para 2026

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Corporis voluptates eos, exercitationem id, voluptatem ex nostrum ab sit corrupti, magni non temporibus alias rem reprehenderit quis doloremque harum aperiam similique animi culpa impedit.

Tamanho de arquivo: 90kb

Este conteúdo foi escrito por Samara Ramos do 28º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob supervisão da editora Mikaella Campos.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais