Repórter / [email protected]
Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 13:16
Maior cidade do Espírito Santo, a Serra, que completa 466 anos nesta quinta-feira (8), continua crescendo, embora seus limites geográficos não tenham sido alterados. A rápida expansão populacional dos últimos anos impulsionou o mercado imobiliário e o surgimento de novas demandas, como mais obras para melhorar a mobilidade urbana. >
No momento, a gestão municipal tem pelo menos três novos projetos de infraestrutura em andamento, como a implementação de mão única na Rodovia Norte Sul, em Jardim Limoeiro, que se propõem a mudar a cara da cidade, atrair novos investimentos e, assim, manter o ciclo de desenvolvimento. >
As propostas que logo deverão atender à população são:>
>
"Esses são os projetos que estão mais próximos de acontecer, mas tem uma série de outros que entrarão em execução", afirma Halpher Luiggi, secretário municipal de Obras. >
As intervenções para implementação do binário, inclusive, já começaram e devem ser concluídas até outubro de 2023, segundo Halpher. Trata-se de uma parceria com o governo estadual, com investimentos de quase R$ 70 milhões — 56,5% do valor serão custeados pelo município — e que vai mudar toda a dinâmica de circulação de veículos de Jardim Limoeiro e região. >
Em Serra Sede, será construído um novo viaduto sobre a BR 101 e um contorno no bairro São Diogo. É, nas palavras do secretário, uma obra gigante, de mais de R$ 90 milhões e cujo edital foi publicado nesta semana para contratação da empresa que vai fazer o trabalho. A estimativa é uma obra de 18 meses e, portanto, deve ser concluída em meados de 2024.>
LEIA TAMBÉM
Para o acesso a Taquara, está programado um investimento de R$ 80 milhões. O recurso, afirma Halpher Luiggi, foi assegurado em uma operação de crédito com banco internacional e aprovada pelo governo federal. O projeto está em fase de conclusão e o edital para execução deve ser lançado em janeiro de 2023. >
Também está aprovada a complementação da duplicação da Avenida Civit I, com implantação de drenagem e pavimentação, no trecho da BR 101 - rotatório do bairro Maringá. O trecho que será duplicado é de 2,2 quilômetros. >
Binário da Norte Sul
Será implementado no trecho da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra. O projeto prevê ainda que os motoristas que seguirem no sentido contrário terão que trafegar pela Avenida Lourival Nunes (paralela à Norte-Sul), via que também passará a ter três faixas. O trecho que vai ser alterado é de aproximadamente 1,7 quilômetro. Pelo projeto, ainda está programada intervenção de macrodrenagem e reabilitação de vias, possibilitando a redução de alagamentos e represamento de água que hoje ocorrem na região. Estão previstas também a restauração e a revitalização do piso asfáltico de todas as ruas entre a Lourival Nunes e a Norte-Sul, e no entroncamento da Avenida Metalúrgica e a ES-010.
Trevo Serra Sede e São Domingos
O projeto contempla a construção de um viaduto e um novo contorno em pista dupla com cerca de 5 quilômetros de extensão, interligando à Avenida Audifax Barcelos Neves. Com a obra, a previsão é eliminar definitivamente o trânsito pesado do bairro São Domingos e minimizar o tráfego da passagem elevada de Serra-Sede, recuperando a mobilidade urbana correspondente.
Acesso a Taquara
A prioridade do projeto é eliminar um ponto de muitos acidentes na Avenida Norte-Sul. A intervenção ainda prevê a duplicação de todo o trecho dentro de Taquara I e Taquara II e fazer um novo acesso na saída para BR 101, na altura do posto BKR. Com a obra concluída, a intenção é que se torne mais uma via de integração, da Norte-Sul com a rodovia, assim como hoje é feito pela Avenida Eldes Scherrer Souza.
Duplicação da Avenida Civit
O projeto prevê melhoria do serviço operacional da interseção da Avenida Civit I com a BR 101, saturada nas horas-pico. Com a intervenção, haverá melhoria na acessibilidade aos empreendimentos no Centro Industrial Civit I e ao longo da avenida, bem como aos inúmeros bairros da região, a tornando mais atrativa para novos investimentos. A duplicação será feita em um trecho de 2,2 quilômetros.
"Esses empreendimentos todos se somam a vários outros que estamos fazendo projetos, como o mergulhão do Bairro de Fátima, sobre o qual temos uma questão orçamentária e, então, colocá-lo para licitar; o viaduto de acesso ao bairro de Cidade Pomar; pavimentação de bairros inteiros; e obras de macrodrenagem", pontua Halpher Luiggi. >
O secretário acredita que as obras vão mudar a realidade do município que, somadas às intervenções do governo do Estado na Rodovia das Paneleiras, e à conclusão do Contorno do Mestre Álvaro, vão potencializar a sinergia da Serra com Vitória. >
"A ideia é aumentar essa sinergia para gerar mais oportunidades, tanto para Serra quanto para Vitória. Trabalhamos pensando muito na Região Metropolitana e essas obras vão garantir a qualidade do tráfego para que as pessoas possam chegar mais rápido à Capital e também de lá para cá. Empresários poderão fazer mais investimentos, com a certeza de ter mobilidade urbana para ir e vir. Com a qualificação da infraestrutura, também pretendemos trazer mais empreendimentos residenciais, particularmente da classe média, para atrair esse público para morar da cidade", conclui Halpher Luiggi. >
Outra intervenção que vai impactar a mobilidade do município é a finalização do Complexo Viário de Carapina. A obra, conduzida pelo governo do Estado, deveria ser entregue neste mês, mas foi adiada para o primeiro trimestre de 2023, segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), devido às chuvas dos últimos dias. >
No projeto estão previstos novos acessos viários aos bairros do entorno, ampliação de pistas existentes e implantação de um viaduto. A região também vai receber áreas de convivência e lazer, urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias, conforme dados divulgados pela assessoria da Semobi. >
A obra do complexo envolve também a Rodovia das Paneleiras, incluindo o trecho de Vitória, já concluído. Na Capital — da Avenida Fernando Ferrari até a altura do Vitória Apart Hospital — foram implantadas três faixas por sentido, calçada e ciclovia, além de drenagem, paisagismo e iluminação. >
No trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, ainda segundo a Semobi, estão sendo implantadas 4 faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido), que será utilizada para acesso aos empreendimentos localizados na via e também às baias de ônibus. Além disso, será implantada uma área de convivência e lazer, com 10 metros de largura no canteiro central. O investimento total é de R$ 76,5 milhões.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta