> >
Luz pisca no topo do Itabira e intriga moradores de Cachoeiro

Luz pisca no topo do Itabira e intriga moradores de Cachoeiro

A luz, que vai ficar até o fim deste ano no local, gerou curiosidade da população neste fim de semana. A equipe de A Gazeta conversou com o autor da ideia

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 13:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A luz, que vai ficar até o fim deste ano, gerou curiosidade em todos os moradores.
Cachoeirense coloca refletor no topo do Pico do Itabira e chama atenção da cidade. (Ezequiel Vieira)

Cartão-postal famoso de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, o Pico do Itabira, ganhou um adereço especial neste fim de semana e gerou curiosidade em muita gente. Um refletor foi colocado no alto do monte, a 715 metros de altitude, e chamou atenção dos cachoeirenses, que registraram a luz de vários pontos da cidade.

As imagens com a luz piscando no topo do Pico do Itabira circularam nas redes sociais com várias hipóteses, inclusive, se era um pedido socorro. No entanto, quem colocou o refletor lá em cima conta que a intenção foi promover a esperança, iluminando o monumento natural cachoeirense.

“Nós estamos chamando a luz de 'esperança'. Este ano foi de muita tragédia. Primeira veio a enchente, que atingiu o nosso comércio e, depois, a pandemia. Está sendo um ano triste, e a gente quis fazer este ato simbólico de esperança”, explicou o alpinista Ezequiel Vieira.

Além disso, o idealista disse que o projeto começou com a intenção de construir um acesso ao topo no formato 'via ferrata' (itinerário preparado nas paredes rochosas com escadas.) Para isso, foram instalados 300 degraus de ferro na pedra. “O Nicácio de Paula, que também é alpinista, sempre teve a intenção de fazer a 'via ferrata' e, na pandemia, eu fui captando recurso para fazer. Agora vai receber o nome dele: Via do Nicácio”, contou Ezequiel.

A luz, que vai ficar até o fim deste ano, gerou curiosidade em todos os moradores.
Cachoeirense coloca refletor no topo do Pico do Itabira e chama atenção da cidade. (Ezequiel Vieira)

A luz está ligada à energia e deve ficar no local até o fim deste ano. Ela está a 10 metros mais baixo que a parte mais alta do cume e Ezequiel explica que, por ser de plástico, não tem risco de um raio acertá-la. O refletor é strobo, conhecido como luz de boate, de 1000w de potência, e foi preciso fazer algumas adaptações para que funcionasse lá em cima.

"A luz está usando um fio paralelo de 700 metros, que também foi usado para furar a rocha para colocar os degraus. Como a extensão do fio é muito longa, usamos um transformador de 5000va para aumentar sua voltagem para 220v e, lá em cima, usamos outro transformador para abaixar a voltagem para 127v e, assim, usarmos o martelete para furar a rocha", detalhou Ezequiel. 

A luz, que vai ficar até o fim deste ano, gerou curiosidade em todos os moradores.
Cachoeirense coloca refletor no topo do Pico do Itabira e chama atenção da cidade toda. (Ezequiel Vieira)

Ainda segundo ele, durante a semana, irá fazer algumas alterações para a luz funcionar como eles planejaram. “O strobo tem 800 microLED, sistema de ventilação e mais algumas coisinhas. Como já era de se esperar, não funcionou muito bem com esta perda de energia, pois o fio é muito comprido. Mas existem recursos para resolver isso e, durante a semana, vou escolher qual usar tipo", disse. 

Por enquanto, quem está ajudando o alpinista é a Dona Zilma, moradora da comunidade, que desliga e liga novamente a luz, quando apaga sozinha. “A luz quando apaga, tem que ligar e desligar a tomada. E a Dona Zilma, é quem faz isso, pois ela é a guardiã da Esperança. Coloquei o nome nela”, finalizou Ezequiel.

A luz, que vai ficar até o fim deste ano, gerou curiosidade em todos os moradores.
Cachoeirense coloca refletor no topo do Pico do Itabira e chama atenção da cidade toda. (Redes Sociais)

CONHEÇA O ITABIRA

A seis quilômetros da sede de Cachoeiro, a área de preservação do Monumento Natural do Itabira foi criada em 1988, com os objetivos de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos – mais precisamente, o imponente Pico do Itabira – e de conservar a vegetação natural da Mata Atlântica, com as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.

São cerca de 163 hectares, destacando-se, no horizonte, o Pico do Itabira, com 715 metros de altitude. Há uma trilha principal, com caminhada de média intensidade, que permite aos aventureiros contemplar as belezas naturais do entorno e alcançar o pé do monumento rochoso principal.

COMO CHEGAR

O acesso se dá pela ES 488 (Rodovia do Frade), que liga Cachoeiro à BR 101 Sul, ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Cachoeirense coloca refletor no topo do Pico do Itabira e chama atenção da cidade toda(Redes Sociais)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais