> >
'Jamais me senti tão pastor como nesses dias', diz Usiel em retorno a igreja

'Jamais me senti tão pastor como nesses dias', diz Usiel em retorno a igreja

Na quarta-feira (15) ocorreu o primeiro culto do pastor Usiel Carneiro de Souza após a Justiça conceder liminar permitindo que ele voltasse a presidir a Igreja Batista da Praia do Canto

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 07:35

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
pastor usiel
Após conseguir liminar, pastor Usiel voltou a pregar na Igreja Batista da Praia do Canto nesta quarta-feira (15). (Reprodução | Youtube)
Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]

No primeiro culto do pastor Usiel Carneiro de Souza, de 60 anos, após a Justiça conceder liminar permitindo que ele voltasse a presidir a Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC), o religioso falou aos congregantes sobre o período em que esteve afastado: “Jamais me senti tão pastor como nesses dias”. A fala dita no final da pregação foi seguida de aplausos dos presentes na noite de quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República.

O afastamento ocorreu após 25 membros do templo recorrerem à Justiça e conseguirem uma decisão para que Usiel não fosse mais o líder religioso da Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC) por ''desvio de conduta''.

Em meio à briga de disputa ideológica, o pastor Usiel, durante a pregação, citou sobre adversidades e a necessidade da igreja de discutir diferenças “com amor” e respeito. Ele se baseou em um capítulo da Bíblia que fala sobre amor, em Matheus 5, e contou que a missão da igreja é ser capaz de “sentar-se à mesa e discordar e criar espaços que respeitem e valorizem o ser humano”.

Aspas de citação

Não quer dizer que as pessoas não serão julgadas pelos seus crimes que fizeram contra nós, mas isso significa que podemos tornar os outros a quem não estamos dispostos a tratar com amor. Amar não é querer bem, mas tratar como quem ama. Há um versículo que diz 'vocês ouviram o que foi dito: 'ame o seu próximo e odeie o seu inimigo', mas eu digo: amem os seus inimigos

Usiel Carneiro de Souza
Pastor da Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC)
Aspas de citação

Os presentes clamaram "o amor prevalecerá" no começo do culto, frase usada em proteste de apoiadores de Usiel, realizado nesta segunda-feira (13), depois de uma decisão judicial aumentando as sanções contra ele.

"Desvio de doutrina batista"

O pastor Usiel havia sido afastado após um grupo de 25 pessoas conseguiram na Justiça fazer cumprir uma determinação da Convenção Batista Brasileira (CBB) de afastá-lo do comando da instituição por entenderem que havia "desvio de doutrina batista".

Na sentença, o pastor Usiel ficou sujeito a uma multa de R$ 5 mil, por dia, caso descumprisse cada um dos atos determinados pela Justiça. No documento enviado à CBB, eles afirmam que há relatos de que o pastor Usiel "estaria aceitando tais práticas (homossexualidade) e aconselhando membros de famílias tradicionais da igreja a admitirem tal prática".

O pastor entrou com recurso, conforme anunciado pelo mesmo durante uma live feita no dia dia 8 de outubro. Na transmissão, ele informou também que não pretende deixar a igreja, e obteve apoio massivo dos fiéis: 400 deles assinaram um documento pela permanência de Usiel. No mesmo dia, os mesmo 400 fiéias assinaram um documento em apoio a Usiel, coletadas durante o culto realizado durante a noite.

Mesmo com o apoio, uma nova sanção foi inferida ao pastor determinando o aumento do valor da multa. "Em apreciação das questões trazidas aos autos, entendo configurado o descumprimento da tutela, posto que vencido o prazo estipulado, o demandado não entregou as chaves da igreja e nem as senhas dos bancos, não indicando também o nome de quem as possuiria sob suas ordem para a finalidade de as entregar em cumprimento da tutela”, escreveu o magistrado em sua decisão.

Em resposta, Usiel afirmou que para "não piorar as coisas", não iria dirigir o culto do último domingo, dia 12, na Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC). Ele alega que não foi citado pela Justiça, porém soube pelo Conselho da Igreja de que o juiz Jaime Ferreira Abreu aumentou as sanções a ele nos autos do processo. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais