> >
Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim

Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim

Fogo no Morro das Andorinhas, em Cachoeiro de Itapemirim, começou por volta das 10h desta quarta-feira (29) e se alastrou. O Corpo de Bombeiros ainda atua no combate às chamas

Publicado em 29 de julho de 2020 às 15:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim
Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim. (Thiers Turini)

Um incêndio consome uma área de pastagem conhecida por Morro das Andorinhas, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O fogo começou por volta das 10h desta quarta-feira (29) e se alastrou. O Corpo de Bombeiros ainda atua no combate às chamas.

A fumaça pode ser vista dos bairros São Francisco de Assis, Zumbi, Parque Laranjeiras, IBC e Jardim América. Internautas registraram o incêndio. Eles relatam muita fuligem que está vindo com o vento.

O Corpo de Bombeiros informou que está tentando controlar a queimada e ainda atua no local. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os índices de umidade relativa do ar na tarde desta quarta (29) ficam abaixo de 30%, o que favorece ainda mais situações de queimada.

Os bombeiros ainda não sabem o que teria provocado o início do fogo. O período é de proibição de queimadas. Todos os anos de 1º de maio a 31 de outubro fica proibida a realização de queima controlada em todo o Espírito Santo, em atendimento ao decreto estadual nº 1.402-r, que visa evitar a ocorrência de incêndios florestais, mais propícios nesta época do ano que é marcada por baixa umidade e dias mais secos.

Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim
Incêndio atinge morro em Cachoeiro de Itapemirim. (Thiers Turini)

Este vídeo pode te interessar

Nesse período, a queimada é autorizada apenas para o despalhamento da cana-de-açúcar e para o controle de pragas e doenças agrícolas, com o devido laudo agronômico informando a necessidade da ação. Entretanto, mesmo nessas situações, a queimada só pode ocorrer com a autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais