> >
Guarda de Vitória recebe pistolas e escopetas para combate à violência

Guarda de Vitória recebe pistolas e escopetas para combate à violência

Os agentes da Guarda já contam com pistolas .40, que substituirão os antigos revólveres calibre 38 e as pistolas .380. Já as escopetas calibre 12 serão entregues aos profissionais que passam por capacitação para este tipo de armamento

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 13:30- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Armas
A Guarda Municipal de Vitória recebeu pistolas .40 e escopetas calibre 12 para o trabalho ostensivo em Vitória. (Reprodução/TV Gazeta)
Guarda de Vitória recebe pistolas e escopetas para combate à violência

A Guarda Municipal de Vitória recebeu, nesta terça-feira (12), reforço no armamento utilizado pelos agentes durante as abordagens e no combate à violência na capital capixaba. As centenas de armas disponibilizadas são pistolas e escopetas. Todo o arsenal foi comprado pela Prefeitura de Vitória, repassado à Guarda e apresentado à população em coletiva de imprensa.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Ruginski, explicou em entrevista ao ES1, da TV Gazeta, que o armamento já está pronto para ser utilizado pelos profissionais.

"Essas armas já são aquisições da nova gestão da Prefeitura. Foram feitos levantamentos e vimos que algumas delas estavam aptas para os agentes comunitários. Estamos iniciando aqui um momento de renovação do nosso armamento que irá substituir o obsoleto que estava de posse dos agentes. Nós temos atualmente revólveres e pistolas 380 doados à instituição, mas que agora serão substituídos por estas novas armas", destacou o secretário.

Com este novo armamento, a Guarda e os agentes que as manuseiam esperam ter uma resposta mais rápida, visto que a pistola .40 é capaz de efetuar 16 disparos seguidos sem a necessidade de recarga, enquanto um revólver calibre 38 possibilita apenas 6 disparos.

TREINAMENTO

Em relação às escopetas calibre 12, os agentes selecionados para utilizá-las passarão por treinamento específico de capacitação para este tipo de armamento e posteriormente será criado um grupo tático, que contará com a arma de grosso calibre à disposição.

De acordo com Ruginski, este selecionado será responsável pela ronda ostensiva municipal e já existem agentes em curso para aprenderem o manuseio do equipamento. Posteriormente os guardas capacitados repassarão os conhecimentos aos demais integrantes recrutados para a ostensividade municipal.

Com informações de Diony Silva, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais