Governador anuncia novidades na vacinação contra a Covid-19 no ES

Renato Casagrande concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (4) sobre o estudo de vacinação em massa que será realizado em Viana

Publicado em 04/06/2021 às 14h05

15:30

Término da entrevista coletiva

Depois de aproximadamente 1h30 de esclarecimentos, o governador Renato Casagrande encerrou a entrevista coletiva desta sexta-feira (4). 


15:29

Secretário: "Não estamos falando em teste"

"Não estamos falando de teste, não é uma vacina nova. É uma vacina que já foi verificada e autorizada pela Anvisa, que tem eficácia e segurança garantidas. Não se trata de um antibiótico ou anti-inflamatório, que aumentando a dose e aumenta a resposta dele. As vacinas não funcionam nessa lógica. Existe uma probabilidade alta, estudos que sugerem, um desfecho favorável para uso da dose ajustada", ressaltou Nésio Fernandes.


15:24

Menores de idade não serão vacinados

Por enquanto,  não tem  expectativa de vacinar crianças ou adolescentes. Ou seja, quem tem menos de 18 anos de idade.


15:22

Voluntário deve informar se estiver com sintomas gripais

Quem estiver com sintoma gripal vai poder notificar a situação no portal do agendamento e o município fará, depois, a busca ativa dessas pessoas. 


15:20

Primeiros resultados devem sair em outubro

A análise será 28 dias após a segunda dose. A partir daí, vamos fazer a quantificação dos anticorpos. A estimativa é que em outubro e novembro teremos essa análise inicial e, em dezembro, uma mais completa. Os resultados mais importantes, sobre a redução de casos, deve sair cerca de seis meses depois da aplicação da segunda dose.


15:19

Intervalo da meia dose também será de 12 semanas

O intervalo será de 12 semanas, semelhante à dose padrão. Quem não quiser se vacinar poderão ser imunizados dentro do cronograma do Ministério da Saúde.


15:18

Prefeitura de Viana esclarecerá dúvidas neste domingo (6)

No próximo domingo, dia 6 de junho, a Prefeitura de Viana fará uma coletiva para mostrar como funcionará o portal de agendamento para a vacinação no domingo (13).


15:16

Serão vacinados eleitores e moradores de Viana

"Estaremos imunizando cerca de 35 mil pessoas, com mais de 260 vacinadores. A vacinação vai acontecer no domingo (13), das 8h às 17h. O critério que nós adotamos é o domicílio eleitoral. Todas as que votam em Viana vão procurar o agendamento e será direcionada à seção na qual ela vota. As pessoas residentes que não têm o domicílio eleitoral também será garantida. Vamos explicar, no próximo domingo (6), como vai funcionar. Terão que levar documento com foto e comprovante de residência", explicou Jaqueline D'oliveira Jubini, secretária de saúde de Viana.


15:13

Casagrande pede adesão da população

"É uma contribuição que Viana vai estar dando para o mundo, porque todos os indícios apontam para a capacidade de imunizar com meia dose, mas também é um benefício que a população de Viana está recebendo, com um seguro muito garantido, porque haverá uma dose de reforço. É uma necessidade participar efetivamente no dia 13 e tornar Viana em um case internacional, que vai colaborar para reduzir custo de vacina e salvar vidas. É tudo o que queremos", destacou o governador. 


15:10

Participação no estudo é voluntária

"A participação é voluntária. Vamos fazer uma análise interina 30 dias após a segunda dose. Se a hipótese de imunidade semelhante à dose padrão não se confirmar, essas pessoas terão direito a uma dose de reforço para alcançá-la. A qualquer momento o participante pode desistir. Mas essa contribuição que o cidadão dará não é só para si", disse Valéria Valim, coordenadora do estudo.


15:08

Quem vai poder participar do "Viana vacinada"?

Poderão participar quem tem 18 e 49 anos que concordem. Não poderão gestantes, quem teve reação grave a qualquer vacina, ter recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias (será feito reagendamento), fazer parte do grupo prioritário, apresentar sintoma gripal, recebido nenhuma dose contra Covid-19 ou diagnóstico recente da doença (necessário aguardara 28 dias).


15:04

Esperada redução de 60% de casos do coronavírus

"A nossa hipótese é que a meia dose é semelhante à dose padrão para fornecer imunidade, reduzindo em mais de 60% de novos casos. É possível que seja mais", afirmou Valéria Valim, coordenadora do estudo.


15:03

Acompanhamento do estudo durará um ano

"Em torno de 600 pessoas serão convidadas para coletar 40 ml de sangue para podermos fazer todos os ensaios. Isso vai ser comparado com a imunidade conferida pela dose padrão. Vamos avaliar 28 dias após a primeira dose e 28 dias após a segunda dose. Também três, seis e 12 meses depois", detalhou Valéria Valim, coordenadora do estudo.


15:00

Entenda o que será avaliado no estudo

"Vamos avaliar a produção de anticorpos e o comportamento das células que podem conferir proteção. Além da duração da imunidade, eficácia e se quem teve a Covid-19 tem uma resposta melhor que os demais. Vamos avaliar a proteção para novas cepas do vírus. E vamos monitorar e avaliar efeitos adversos relacionados à vacina", esclareceu Valéria Valim, coordenadora do estudo.


14:58

Estudo preliminar com meia dose apontou eficácia de 90%

"Nos estudos de fase 3, em uma análise interina, ou seja parcial e preliminar, essa eficácia da dose ajustada foi comparada à dose padrão em cerca de 5 a 6 mil indivíduos. A eficácia da dose padrão foi 62%. A da meia dose foi 90% e a geral de 70%. Então, realmente, a meia dose é imunogênica. O que pode explicar a superioridade seja o intervalo entre a primeira e a dose de reforço. Mas temos que considerar que a meia dose é imunogênica e há uma hipótese de que realmente tenha o mesmo desempenho quando aplicada em escalas populacionais", detalhou Valéria Valim, coordenadora do estudo.


14:55

AstraZeneca já fez estudo de eficácia com meia dose

"Esse estudo foi apreciado pelo comitê de ética e pesquisa do Hucam e do país, o que garante os direitos dos participantes da pesquisa e a qualidade metodológica. Nessa faixa etária do estudo temos um número grande de pessoas a serem vacinadas. Qualquer iniciativa que busque a otimização é extremamente importante. A estratégia de dose fracionada foi usada com sucesso contra a febre amarela. A AstraZeneca também estudou a eficácia de meia dose em alguns indivíduos, em fase 1 e 2, em grupo pequeno. A média de anticorpos foi semelhante à de dose padrão, sugerindo que é uma dose imunogênica ", explicou Valéria Valim, coordenadora do estudo. 


14:50

Ufes | "Contribuições importantes"

"Queria inicialmente parabenizar a iniciativa, que deverá trazer contribuições importantes para o PNI. Queria dizer que a gente se orgulha de tomar parte dessa iniciativa. Nesse momento acho que fica bastante evidente a importância de unir forças de várias instituições. Reafirmo a disponibilidade da universidade na expectativa de, em conjunto, enfrentar essa grave crise que estamos passando", afirmou Paulo Sérgio de Paula Vargas, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)


14:46

Hucam | "Grande expectativa de êxito"

"É com muita felicidade que participamos desse importante estudo em um momento de tanta gravidade no país e no mundo. O projeto pode trazer uma contribuição enorme. O estudo está muito bem constituído e escrito, como já foi dito. Temos uma grande expectativa de que a condução terá êxito e poderemos ver a efetividade de meia dose da AstraZeneca. Tenho certeza que será um grande estudo. O que eu tenho a dizer é que acho que teremos bons resultados", disse Rita Checon, representante do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).


14:42

Fiocruz | "Estudo extremamente bem pensado"

"O estudo foi extremamente bem pensado e desenhado, que certamente irá contribuir para o processo de vacinação no Brasil, neste momento de escassez de vacinas. Em setembro temos perspectivas de fabricar nacionalmente, o que dá mais segurança para a população. O nosso esforço para que o estudo acontecesse foi muito grande. A Fiocruz quando fez, junto com o Ministério da Saúde, os estudos de meia dose para febre amarela mostrou que poderíamos ter um efeito muito bom. A Fiocruz se sente muito honrada de participar", comentou Rodrigo Correa, vice-presidente da FioCruz


14:38

Doses fracionadas já foram usadas contra febre amarela

Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Franciele Fantinato destacou que já houve estudos com doses fracionadas na febre amarela. "Mesmo assim foi bastante imunogênica. Isso em cenário de escassez de vacina é de extrema importância", ressaltou.


14:36

Ministério da Saúde | "Estudo de extrema importância"

"Achamos de extrema importância esse estudo. Estamos tendo diversas estratégias no que diz à eficácia e segurança. Acho que vai ser um grande diferencial, não só para Viana ou Espírito Santo ou Brasil. Mas a nível mundial. No momento em que temos diversas vacinas estudadas em um tempo curto é importante que tenhamos avaliação de desempenho dos resultados dessas vacinas. Esse estudo traz uma perspectiva de resultados importantes, tanto da eficácia quanto de efeitos colaterais. Estamos disponibilizando o quantitativo de vacinas. Assim que fomos acionados já nos articulamos", analisou Franciele Fantinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.


14:31

Agendamento será aberto neste domingo (6)

"Nós vamos abrir uma plataforma neste domingo (6): vianavacinada.saude.es.gov.br, onde as pessoas poderão fazer o agendamento. São 35 locais de vacinação, com 178 salas, mais de 800 profissionais disponíveis para essa grande campanha. Daremos todos os detalhes em uma coletiva no próprio domingo, e vamos explicar como funciona plataforma", detalhou Wanderson Bueno (Podemos), prefeito de Viana.


14:29

Prefeito de Viana comemora projeto na cidade

"Preciso externar a minha felicidade e gratidão pelo estudo. Pela chance de imunizar toda a população de Viana. É um dia histórico. Desde o primeiro dia nos organizamos para a vacinação, com redes e profissionais bem treinados. Temos a maior cobertura da Grande Vitória. Conseguimos imunizar os idosos nas próprias casas, o que trouxe mais segurança ao grupo mais suscetível à doença. São mais de 15 dias que estamos organizando as estratégias e estudando todas as possibilidades. Temos a certeza que esse é o mecanismo mais eficaz para combater o vírus. A vacina é que o que todos esperamos. Viva o SUS", afirmou Wanderson Bueno (Podemos), prefeito de Viana.


14:24

Opas | "Sempre buscando salvar vidas"

"Hoje estamos sendo parte de um momento histórico e essencial. Para Opas, estar junto virtualmente é uma honra. No mundo inteiro estão sendo feitos estudos sobre vacina contra a Covid-19 e é isso que está permitindo a ciência avançar tão rápido. Nunca vimos ser desenvolvidas tão rapidamente. Com esse projeto de Viana será possível levar vacina no braço das pessoas ao mesmo tempo que gerará evidências que poderão acelerar a vacinação no Brasil e em outros países, sempre buscando uma melhoria de eficácia e estratégia. Sempre buscando salvar a vida das pessoas e levar mais saúde para a sociedade. Poderemos dobrar a capacidade de vacinação, garantindo uma imunidade coletiva em menor tempo", comentou Socorro Gross, representante da Opas.


14:20

Vacinação será no domingo, dia 13 de junho

"No próximo domingo (13), estaremos imunizando a população de Viana. Lógico que é uma vacinação que a pessoa vai fazer a opção para receber essa dose, mas é muito importante que todos sejam imunizados, porque podemos ter um grande resultado", adiantou Casagrande.


14:18

Vacinação da população será em apenas um dia

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a estratégia é vacinar toda a população de Viana em apenas um dia. 


14:16

Secretário garante segurança do projeto

"É um estudo de relevância internacional. Estamos muito convencidos de que todas as diretrizes do estudo garantem características técnicas, científicas, que têm um risco alto de atingir o resultado esperado no projeto", garantiu Nésio Fernandes.


14:14

Secretário explica como surgiu o projeto em Viana

"Nós tivemos a grata provocação por parte da professora Valéria, há cerca de três semanas, de apoio a um estudo que ela já vinha conduzindo. Naquele momento, a dose ajustada apresentou resultados de eficácia superiores à padronização do maior grupo da fase 3. Acho que foram dois ou três dias para desenhar a primeira minuta do projeto e nos comprometemos a uma mobilização no Estado. Na segunda-feira (7) estaremos publicando a portaria com todos os membros do trabalho do projeto, que já está com a portaria publicada. O Ministério da Saúde disponibilizou as doses para o estudo", contou Nésio Fernandes.


14:10

Por que Viana foi a cidade escolhida?

"Escolhemos Viana porque é uma cidade média. Então, é mais fácil aplicar esse projeto e tem uma facilidade da logística, porque, além da aplicação da vacina, testes são feitos em amostras da população para acompanhamento. Por estar na Grande Vitória, isso facilita o trabalho dos pesquisadores", explicou Casagrande.


14:08

"Viana vacinada": meia dose para 18-49 anos

"Nosso objetivo hoje aqui é explicar o projeto "Viana vacinada". Esse projeto tem a participação e coordenação do Ministério da Saúde, com participação efetiva da FioCruz, da Opas e da Ufes-Hucam. O plano é a aplicação de meia dose da AstraZeneca, em toda a população entre 18 e 49 anos, somando um total de cerca de 35 mil pessoas", disse Casagrande.


14:05

Início da entrevista coletiva

O governador Renato Casagrande (PSB) deu início à entrevista coletiva desta sexta-feira (4), na qual anunciará novidades na vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo. No começo desta tarde, o secretário Gilson Daniel adiantou que o Governo do Estado conseguiu vacinas da AstraZeneca para imunizar toda a população de Viana com mais de 18 anos de idade e que detalhes serão passados neste encontro. À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes também está presencialmente no Palácio Anchieta. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, participará de forma virtual. Além de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.