ASSINE

Governador anuncia novidades na vacinação contra a Covid-19 no ES

Renato Casagrande concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (4) sobre o estudo de vacinação em massa que será realizado em Viana

Publicado em 04/06/2021 às 14h05

15:30

Término da entrevista coletiva

Depois de aproximadamente 1h30 de esclarecimentos, o governador Renato Casagrande encerrou a entrevista coletiva desta sexta-feira (4). 


15:29

Secretário: "Não estamos falando em teste"

"Não estamos falando de teste, não é uma vacina nova. É uma vacina que já foi verificada e autorizada pela Anvisa, que tem eficácia e segurança garantidas. Não se trata de um antibiótico ou anti-inflamatório, que aumentando a dose e aumenta a resposta dele. As vacinas não funcionam nessa lógica. Existe uma probabilidade alta, estudos que sugerem, um desfecho favorável para uso da dose ajustada", ressaltou Nésio Fernandes.


15:24

Menores de idade não serão vacinados

Por enquanto,  não tem  expectativa de vacinar crianças ou adolescentes. Ou seja, quem tem menos de 18 anos de idade.


15:22

Voluntário deve informar se estiver com sintomas gripais

Quem estiver com sintoma gripal vai poder notificar a situação no portal do agendamento e o município fará, depois, a busca ativa dessas pessoas. 


15:20

Primeiros resultados devem sair em outubro

A análise será 28 dias após a segunda dose. A partir daí, vamos fazer a quantificação dos anticorpos. A estimativa é que em outubro e novembro teremos essa análise inicial e, em dezembro, uma mais completa. Os resultados mais importantes, sobre a redução de casos, deve sair cerca de seis meses depois da aplicação da segunda dose.


15:19

Intervalo da meia dose também será de 12 semanas

O intervalo será de 12 semanas, semelhante à dose padrão. Quem não quiser se vacinar poderão ser imunizados dentro do cronograma do Ministério da Saúde.


15:18

Prefeitura de Viana esclarecerá dúvidas neste domingo (6)

No próximo domingo, dia 6 de junho, a Prefeitura de Viana fará uma coletiva para mostrar como funcionará o portal de agendamento para a vacinação no domingo (13).


15:16

Serão vacinados eleitores e moradores de Viana

"Estaremos imunizando cerca de 35 mil pessoas, com mais de 260 vacinadores. A vacinação vai acontecer no domingo (13), das 8h às 17h. O critério que nós adotamos é o domicílio eleitoral. Todas as que votam em Viana vão procurar o agendamento e será direcionada à seção na qual ela vota. As pessoas residentes que não têm o domicílio eleitoral também será garantida. Vamos explicar, no próximo domingo (6), como vai funcionar. Terão que levar documento com foto e comprovante de residência", explicou Jaqueline D'oliveira Jubini, secretária de saúde de Viana.


15:13

Casagrande pede adesão da população

"É uma contribuição que Viana vai estar dando para o mundo, porque todos os indícios apontam para a capacidade de imunizar com meia dose, mas também é um benefício que a população de Viana está recebendo, com um seguro muito garantido, porque haverá uma dose de reforço. É uma necessidade participar efetivamente no dia 13 e tornar Viana em um case internacional, que vai colaborar para reduzir custo de vacina e salvar vidas. É tudo o que queremos", destacou o governador. 


15:10

Participação no estudo é voluntária

"A participação é voluntária. Vamos fazer uma análise interina 30 dias após a segunda dose. Se a hipótese de imunidade semelhante à dose padrão não se confirmar, essas pessoas terão direito a uma dose de reforço para alcançá-la. A qualquer momento o participante pode desistir. Mas essa contribuição que o cidadão dará não é só para si", disse Valéria Valim, coordenadora do estudo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.