> >
Estudo usa carvão de laranjeira para tratar esgoto em Jerônimo Monteiro

Estudo usa carvão de laranjeira para tratar esgoto em Jerônimo Monteiro

A pesquisa analisa o uso do biocarvão proveniente da árvore frutífera para filtragem de efluentes e tem protótipos instalados no Saae do município; resultados são promissores e animadores

Sara Oliveira

Repórter / [email protected]

Publicado em 4 de junho de 2024 às 15:05

Um estudo realizado pelo programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da USP em parceria com o Laboratório Multiusuário de Energia da Biomassa da Ufes está investigando o uso de carvões de laranjeiras para o tratamento de esgoto sanitário no município. Protótipos para os testes foram instalados na estação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na cidade, e já estão dando resultados.

No Sul do Espírito Santo, pesquisadores foram "além" do reconhecimento de Jerônimo Monteiro como “Terra da Laranja”. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está investigando o uso de carvão proveniente de laranjeiras para o trato do esgoto sanitário no município. A ideia é possibilitar um tratamento mais eficiente e de menor custo do efluente, antes que ele seja descartado no meio ambiente.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

laranjeiras Pesquisa Universidade de são Paulo (usp)

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais
Fechar Paywall

Continue lendo

Faça seu cadastro para ler esta matéria.

É rápido e gratuito!

Quer acesso ilimitado?

Aproveite nossa oferta especial

Assine por R$ 1.00*