> >
Espírito Santo registrou 25 tremores de terra desde 2012

Espírito Santo registrou 25 tremores de terra desde 2012

Para entender como funciona e quais os riscos desse processo, A Gazeta conversou com especialistas no assunto - que afirmam haver algumas complexabilidades no método, que ainda passa por pesquisas

Publicado em 2 de setembro de 2020 às 15:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Quase 30 tremores foram registrados no ES desde 2012
Quase 30 tremores foram registrados no ES desde 2012. (Observatório Sismológico da UnB)

Novos terremotos aconteceram na Bahia nesta terça-feira (1) — o que nos faz pensar ainda mais na incidência dos tremores aqui no Espírito Santo. Na última segunda-feira (31), a reportagem A Gazeta confirmou com especialistas que a possibilidade existe, mas não é possível ter uma precisão de quando ou se esse fenômeno da natureza vai acontecer por aqui. O que muita gente não sabe é que o Estado capixaba já registrou cerca de 25 tremores.

Em breve entrevista, o pesquisador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Juraci Carvalho, fez uma busca e constatou mais de 30 tremores em um raio de 200 quilômetros considerando a Capital Vitória desde 2012. 

Aspas de citação

Se olharmos o passado na região do Espírito Santo, em um raio de 200 quilômetros de Vitória, podemos ver que desde 2012 até o momento já aconteceram 32 eventos de baixas magnitudes

Juraci Carvalho
Pesquisador
Aspas de citação

O número, pelo raio pesquisado, considera alguns eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro, Estados vizinhos do Espírito Santo. Em uma nova busca, a reportagem constatou que, dos 32 citados pelo pesquisador, 25 aconteceram em terras capixabas. Veja abaixo.

Juraci relembra que, se visitarmos o passado, resgatamos o tremor que aconteceu em 1955, o maior deles, com magnitude de 6.1 a 400 quilômetros de Vitória, na Plataforma Continental. "Ou seja, sim é possível acontecer eventos dessa magnitude em qualquer parte do Brasil, mas não podemos prever suas ocorrências e localizações. Um evento de magnitude 4 pode ser sentido a algumas dezenas de quilômetros, mas com muito baixa intensidade", explicou.

"PODE ACONTECER DAQUI A MIL ANOS OU AMANHÃ"

O professor e especialista em abalos sísmicos, George Sand Leão Araújo, também do Observatório Sismológico da UnB, confirmou a hipótese de que pode acontecer no Espírito Santo um tremor igual ao maior registrado na Bahia. Ele afirma que, apesar da confirmação, não é possível precisar quando e onde o fenômeno pode aparecer por aqui.

Aspas de citação

A ciência não consegue estimar o tamanho da possibilidade. Pode acontecer daqui a mil anos ou amanhã. É normal? Nunca é. Mas temos atividades que acontecem devido às chamadas 'regiões de fraqueza' no Brasil, que são fraturas na terra que sofrem pressão

George Sand Leão Araújo
Professor e especialista em terremotos
Aspas de citação

O especialista aproveitou para resgatar o tremor que aconteceu em 2016, na cidade de Aracruz, com magnitude de 3.9. "A possibilidade existe em qualquer lugar do mundo, mas é pequena, remota no Espírito Santo. São magnitudes baixas. No Brasil as coisas são distintas, é um país calmo, então tem um raio maior. O de Aracruz teve um impacto bem interessante. Quanto mais próximo da cidade, maior o impacto", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais