> >
Espera por vaga de UTI cai de quatro dias para um dia e meio no ES

Espera por vaga de UTI cai de quatro dias para um dia e meio no ES

Secretário Nésio Fernandes divulgou melhoria durante entrevista dada na tarde desta segunda-feira (20); ele garantiu que indicador segue melhorando no Estado

Publicado em 20 de julho de 2020 às 18:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Menor tempo de espera por uma UTI pode ser determinante para salvar a vida de um paciente com Covid-19. (Reprodução/TV)
Espera por vaga de UTI cai de quatro dias para um dia e meio no ES

Apesar da chegada de uma nova doença, o sistema público de saúde do Espírito Santo conseguiu diminuir o tempo de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Antes da pandemia, um paciente aguardava, em média, quatro dias por um leito – intervalo que já caiu para um dia e meio.

O dado foi divulgado no início da tarde desta segunda-feira (20), em uma entrevista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). De acordo com o secretário Nésio Fernandes, o indicador continua melhorando e o tempo de espera já está próximo de chegar a um dia e sete horas.

Segundo ele, essa queda se deve aos melhores desempenhos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Pronto Atendimentos (PAs). Além da ampliação da rede hospitalar e de “tecnologias de informação em saúde”, que “permitiram uma gestão da pandemia que não seria possível no modelo tradicional”.

Entretanto, essa evolução não foi capaz de evitar que um idoso infectado pelo novo coronavírus esperasse três dias pela transferência para uma UTI. Nem faz com que especialistas descartem o risco de sobrecarga na rede pública de saúde, principalmente no interior do Estado.

Ainda assim, o Governo Estadual já estuda a possibilidade de remanejar leitos para outras doenças – sejam os novos ou aqueles que já foram destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19. Se a tendência de queda da ocupação hospitalar se confirmar, a mudança deve acontecer a partir de agosto.

Atualmente, 75,32% das UTIs do Espírito Santo estão ocupadas – representando o segundo aumento diário consecutivo do índice, que considera os leitos do Sistema Único de Saúde (Sus). No último sábado (18), ele chegou a 73,9%: o menor valor dos últimos dois meses. As enfermarias têm taxa de ocupação de 66,84%.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais