> >
Covid-19: o que se sabe até agora sobre testes de vacinas em crianças

Covid-19: o que se sabe até agora sobre testes de vacinas em crianças

Apesar de as pesquisas avançarem, ainda não se tem perspectiva de quando adolescentes e menores de 12 anos entrarão em listas de vacinação contra o coronavírus

Publicado em 19 de abril de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Crianças de máscara olhando pela janela de casa: quarentena
Crianças de máscara durante a pandemia. (L.Julia/Shutterstock)

Em mais de um ano de pandemia, a vacinação contra a Covid-19 - mesmo que vagorosa -  tem trazido esperança de dias melhores ao redor do mundo. Atualmente, os imunizantes disponíveis contra o a doença só contempam pessoas com mais de 18 anos.  Mas a inclusão de adolescentes e crianças já está na meta de laboratórios e cientistas. 

Uma das fabricantes de vacina contra a Covid-19, a Pfizer já anunciou que está testando o imunizante em crianças com idade entre 6 meses e 11 anos. A expectativa dos primeiros resultados devem ser publicados até o final do ano

Inicialmente, os testes contam com 144 menores de idade. Nos Estados Unidos, o imunizante tem uso autorizado em pessoas acima dos 16 anos. 

Em fevereiro, a Universidade de Oxford anunciou que a vacina produzida em parceria com a farmacêutica Astrazeneca seria testada em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. O ensaio clínico está na fase 2 e conta com 300 voluntários, sendo que 240 deles receberam o imunizante contra a Covid-19 e os 60 restantes receberam uma outra vacina.

O objetivo é coletar dados sobre a resposta imune em crianças e adolescentes para que eles possam se beneficiar da inclusão em programas de vacinação em um futuro próximo.

Também já estão em etapas de testes o imunizante da americana Moderna e da Jhonson & Johnson, sendo que esta solicitou ao Brasil autorização para realizar a pesquisa no País. Outras três empresas também deram início à fase 1 para imunizantes a serem aplicados em menores de 18 anos: o laboratório da chinesa Sinovac, a Sputnik V, da Rússia, e a indiana Covaxin.

"Os estudos envolvendo crianças são sempre mais complexos, pois são indivíduos mais vulneráveis e, do ponto de vista legal, um responsável precisa assinar por eles. É necessário realizar todo um processo de aprovação de ensaios clínicos em crianças, tanto por precisarem de autorização por não terem ciência do que se trata", explica a epidemiologista Ethel Maciel.

Ainda de acordo com Ethel, teste de vacinas em crianças tem peculiaridades éticas por conta de ser mais difícil identificar eventos adversos.  "A eficácia e segurança é testada primeiro em adultos em medicamentos e vacinas, só depois em crianças. Atualmente, sabemos que as vacinas que temos são seguras, mas precisamos responder outras perguntas, como qual dose a ser aplicada em uma criança, por exemplo, e outros ajustes do imunizante" , pontuou. 

IMPACTO NO CONTROLE DA PANDEMIA

As crianças têm menores riscos de contrair o coronavírus do que adultos. Porem, quando infectados, transmitem a doença e podem apresentar quadros graves, em especial após a chegada de variantes mais agressivas. No Espírito Santo, cerca de 27,5 mil crianças e adolescentes - com idades entre 0 e 19 anos - já tiveram Covid-19, de acordo com o Painel Covid-19 do governo do Estado. Do total, 31 acabaram indo a óbito.

Autoridades de saúde avaliam que é importante proteger os mais novos também tendo em vista a busca pela imunidade coletiva. 

"As crianças agora são muito importante para o controle da pandemia, já que elas correspondem de 20 a 30% da população dos países. Para conseguir imunidade coletiva, vamos precisar vacinar esse público também, além de proporcionar um retorno seguro às aulas", explicou Ethel Maciel. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais