> >
'Covid-19 está galopante no interior do ES', alerta Casagrande

"Covid-19 está galopante no interior do ES", alerta Casagrande

Mais cinco municípios passaram ao risco alto de transmissão do coronavírus e, com Mantenópolis, que já estava nesse patamar, indicam acelerada disseminação

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 20:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
35º mapa de risco do ES; Covid-19; coronavírus; comparativo
Na comparação semanal do mapa do Espírito Santo, mais cinco municípios do interior chegam ao risco alto para a Covid-19. (Governo do ES/Divulgação)

Em pronunciamento na noite desta sexta-feira (11), o governador Renato Casagrande (PSB) apresentou o novo mapa da Covid-19 no Espírito Santo. Em uma semana, mais cinco municípios passaram para o risco alto de transmissão e, se juntando a Mantenópolis, que já estava nesse patamar, indicam acelerada disseminação do coronavírus. Para ele, há um descontrole e a doença está galopante no interior do Estado. 

Covid-19 está galopante no interior do ES, alerta Casagrande

Com vigência de segunda (14) a domingo (20), o novo mapa tem, além de Mantenópolis, EcoporangaMarilândiaIbiraçuDomingos Martins e Anchieta.  "São seis municípios que estão em risco alto. Isso mostra como a doença está galopante no interior. Está também na Grande Vitória, mas o processo é crescente no interior do Espírito Santo.  É preciso entender que, quando chega ao risco alto, reduz a liberdade; é preciso compreender que as medidas caminham na direção do aumento das restrições de atividades econômicas e sociais", ressaltou Casagrande, acrescentando que a portaria com as novas medidas de restrição será publicada neste sábado (12). 

O mapa de risco da próxima semana também indica aumento no número de municípios em risco moderado de transmissão da Covid-19, que se apresentam em nível de ameaça mais baixo nesta semana, mas pioraram os indicadores e passarão a ter mais limitações nas atividades. Todos do interior. 

"Nós estamos acompanhando o crescimento da pandemia no Brasil todo e aqui no Espírito Santo. Só para se ter uma ideia, a média móvel de óbito dos últimos 14 dias chegou praticamente a 20. Há um mês e meio, estávamos com a média móvel em torno de oito, nove. Agora, chegamos a 20 por dia. A taxa de transmissão do Espírito Santo, consolidada, está em 1,43. A taxa do interior do Estado, em 1,71 e, a da Grande Vitória, em 1,03. A taxa de transmissão do interior está muito superior à da Grande Vitória. Precisamos chamar atenção: a pandemia do interior está mais descontrolada do que na Grande Vitória", compara o governador. 

A taxa aumentou no Estado como um todo, saindo de 1,2 para 1,43, e os maiores indicadores estão no interior, em regiões como o Caparaó, com indicador de 2,28. Mas o pior cenário é o do Litoral Sul, que alcançou 2,70, ou seja, dez pessoas infectadas podem contaminar outras 27, por exemplo. É lá que está situado o município de Anchieta, que passará ao risco alto na próxima segunda, e Piúma, que saiu do baixo para o nível moderado. 

Na Região Metropolitana, embora o indicador seja mais favorável que no interior, a taxa também aumentou, passando de 0,87 para 1,03. O ideal é que a taxa fique abaixo de 1, o que sinaliza redução do nível de transmissão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais