Covid-19: Casagrande anuncia medidas de combate e novo mapa de risco

Governador do Espírito Santo fez pronunciamento na tarde desta sexta-feira (20) para comentar o atual cenário do novo coronavírus no Estado

Vitória
Publicado em 20/11/2020 às 17h33
Atualizado em 20/11/2020 às 18h18

18:03

Fim da transmissão

Depois de mais de 20 minutos de pronunciamento, o governador Renato Casagrande encerrou a transmissão on-line. "Vamos trabalhar juntos para salvarmos vidas. Essa é a nossa preocupação desde o começo", concluiu Casagrande.


18:02

Risco moderado: escolas só com atividades remotas

"As escolas já têm uma regra: neste ano, nos municípios com risco moderado, elas têm atividades remotas. Só tem atividades presenciais em municípios classificados em risco baixo. Isso pode mudar para o ano que vem, mas neste ano será assim", esclareceu Casagrande.


17:59

Mais de 60% dos positivados de outubro tinham idade média de 29,5 anos

"Vou dar um dado aproximado do mês de outubro: mais de 60% das pessoas contagiadas, detectadas pelo nosso Laboratório Central (Lacen), tinham idade média de 29,5 anos. Mais de 60% das pessoas internadas em UTI tinham mais de 45 anos de idade. Então, os jovens são mais resistentes, às vezes por isso saem mais e interagem mais. Mas, muitas vezes, os jovens acabam levando a doença para dentro de casa ou contagiando alguém de mais idade. É importante a gente ter empatia e contribuir. Essa doença exige essa corresponsabilidade", afirmou Casagrande.


17:56

Restrições dependem do comportamento dos capixabas

"Não temos nenhuma previsão de restrições maiores às atividades, mas podemos mudar a cada semana. Elas serão maiores ou menores de acordo com o nosso comportamento, dos capixabas. Precisamos de muita empatia, de uma pessoa se colocar no lugar da outra", afirmou o governador.


17:55

Fiscalização de aglomerações vai aumentar no ES

"Nós vamos começar de novo um trabalho mais forte de fiscalização em torno das aglomerações, mas o Estado sozinho não consegue fazer essa fiscalização. Os municípios têm um papel grande na fiscalização e no isolamento de casos ativos, para que a gente possa barrar o contágio", disse Casagrande.


17:53

"Verão precisa ser mais contido", pede Casagrande

"Nós não teremos a vacina neste ano, então esse verão precisará ser mais contido. Quando houver a disponibilidade da vacina, ela não conseguirá atingir todas as pessoas ao mesmo tempo. Temos ainda uma polêmica em torno dessas vacinas, é um assunto que está politizado. Nós ainda não sabemos como que o Governo Federal vai coordenar um plano nacional de imunização. Nós, governadores, estamos articulando para que seja assumido esse papel, mas estamos cientes de que teremos que conviver com a pandemia nesse verão", comentou Casagrande.


17:51

Eventos corporativos: máximo de até 300 pessoas

"No risco moderado, nós não tínhamos uma limitação para eventos corporativos, mas agora há o limite de 300 pessoas, sempre respeitando o espaçamento mínimo, já estabelecido para os eventos sociais", disse Casagrande.


17:50

Por que limitação a bares e restaurantes?

"Estamos estabelecendo limitações para bares e restaurantes porque não são ambientes que se mantiveram controlados. As pessoas, logicamente, precisam tirar as máscaras, confraternizam muito mais, se aproximam muito mais e falta esse cuidado para evitar esse contágio. É um sinal de que nós precisamos tomar mais cuidados, especialmente nos locais em que temos que tirar as máscaras, e restaurantes e bares são dessa forma", explicou Casagrande.


17:47

Governador: "pressão sob sistema de saúde é muito forte"

"Tivemos um auge, assistimos o mapa ficar verde, nos cansamos de tantos protocolos e acabamos nos acomodando. Essa acomodação levou à interação, aglomeração e ao contágio. Agora estamos correndo o risco de ter uma maior pressão no sistema de saúde. E isso é um problema para nós, porque no auge da pandemia suspendemos cirurgias eletivas, o trânsito era reduzido, então tínhamos poucos acidentes, e as crianças não iam para as escolas. Agora não, nós temos a Covid-19 e todas as outras enfermidades e problemas de acidente ou violência. A pressão sob o sistema de saúde é muito forte nesse momento", alerta Casagrande.


17:43

Novas regras para comércio, bares e restaurantes

"A partir de agora, nós temos para o risco moderado diversas atividades que permitimos. O comércio, por exemplo, que tem um ambiente mais controlado. Nesta fase, nós não alteraremos as atividades do comércio para quem for classificado para risco moderado. Será permitido o funcionamento normal, seguindo os protocolos já adotados. Em bares e restaurantes, haverão mudanças: eles podem funcionar de segunda a sábado até às 22h. De domingo, até às 16h. Fizemos essas alterações no sentido de estabelecer uma limitação que permite o funcionamento nesse momento, nesta semana da segunda fase", esclareceu o governador.


17:40

Mudanças nas medidas de restrição podem ser semanais

"A partir dessa segunda fase, nós vamos fazer mudanças das medidas qualificadas, praticamente toda semana, se for preciso. As medidas qualificadas são as que a gente adota e mudávamos pouco, com relação a restrições sociais e econômicas. Elas são diferentes de acordo com o risco. Toda semana teremos novo mapa de risco e poderemos ter mudanças nessas medidas", adiantou Casagrande.


17:36

Covid-19 no ES: 1.000 novos casos por dia

"A primeira fase desta onda, foi em maio, junho e julho. A partir de agosto tivemos uma desaceleração. E em outubro e novembro, começamos a crescer novamente, mas não é na mesma intensidade da primeira fase. É menor. Mas, mesmo assim, os dados que a gente analisa semanalmente apontam que temos mais casos ativos nos últimos 28 dias. Há um mês e meio, estava em torno de 4 mil casos, e agora está em torno de 5 mil casos. Contagiados por dia, chegamos a 500 ou 600 e hoje, estamos identificando 1.000 por dia. A média móvel de óbitos de 14 dias: já chegamos a nove, e agora estamos entre 12 e 13. A ocupação dos leitos de UTI, chegamos a 45% e agora estamos perto de 50%", detalhou Casagrande.


17:34

Taxa de ocupação está próxima do nível de alerta

No novo mapa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI potenciais aparece em 49,2%. "Essa ocupação, na hora que chegar a 50%, mais municípios, por esse motivo, serão enquadrados e classificados como risco moderado. Alguns até em risco alto, se a gente continuar com essa alta", adiantou Casagrande.


17:33

Novo mapa de risco: 5 cidades no moderado, incluindo Vitória

Cinco municípios estão em risco moderado: Vitória, Cariacica, Viana, Ecoporanga e Barra de São Francisco. Delas, apenas Ecoporanga já estava no risco moderado. Todas as outras estavam no risco baixo. O novo mapa começa a valer na próxima segunda-feira (23). 


17:30

Início da transmissão

Governador do Espírito SantoRenato Casagrande deu início ao pronunciamento desta sexta-feira (20), no qual falará sobre as novas medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e divulgará o novo mapa de risco do Estado. Acompanhe a transmissão ao vivo e os principais pontos com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.