> >
Coronavírus: "40% das pessoas que vão para o hospital morrem", diz secretário

Coronavírus: "40% das pessoas que vão para o hospital morrem", diz secretário

O dado foi informado na tarde desta sexta-feira (26) durante um pronunciamento virtual do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes

Publicado em 26 de março de 2021 às 16:16- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Profissionais da saúde em atendimento: pandemia da Covid-19 já fez quase 300 mil vítimas no Brasil
Pandemia da Covid-19 já fez mais de 7,1 mil vítimas no ES. (Roverna Rosa/Agência Brasil)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Vivendo o nono dia da quarentena que ampliou as medidas restritivas no combate à Covid-19 no Espírito Santo, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, revelou um dado que atesta a violência da doença em sua terceira fase de expansão em solo capixaba. A cada 10 pacientes internados, 4 morrem por complicações causadas pela infecção do novo coronavírus.

Aspas de citação

Mesmo com um bom desempenho da rede privada e da rede pública, em torno de 40% das pessoas que vão para o hospital acabam evoluindo a óbito.  Nós não queremos que as pessoas continuem perdendo a vida. Por isso faço um apelo à população que compreenda o grave momento que o país vive

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (26). De acordo com o Painel de Ocupação de Leitos, a rede pública hospitalar atingiu 96,11% de ocupação para vagas de UTI destinadas a pacientes com Covid-19. Na enfermaria, a taxa é 83,90%. 

Coronavírus- quarenta por cento das pessoas que vão para o hospital morrem, diz secretário

"Um momento crítico que o Estado vive. Já são mais de 1.400 leitos de UTI e enfermaria ocupados com pacientes respiratórios. O Samu fez mais de 41 atendimentos. A quantidade de pacientes que vem aumentado tem se mantido em franca aceleração", alerta.

No pronunciamento, o titular da pasta da Saúde no Estado alertou que a Sesa pode registrar novos recordes de óbitos em 24 horas. Na última terça-feira (23), 72 mortes foram contabilizadas no Estado — a maior quantidade de vidas perdidas de toda a pandemia. Até então, o recorde pertencia ao dia 22 de junho do ano passado, com 59 óbitos.

Para continuar ofertando o atendimento de saúde à população capixaba, o secretário garante que o Estado vai manter a expansão de leitos já anunciada. Segundo ele, serão abertos “leitos de cuidados intensivos para pacientes críticos e leitos semi-intensivos”.

"Nós não queremos que nenhum capixaba se perca com a pandemia sem o direito ao cuidado do serviço público ou privado. Mas para isso a população precisa aderir à quarentena. O isolamento nos próximos dias é para a toda a população, que deve permanecer em casa, saindo só para procurar serviço de saúde, ir ao mercado... Os próximos dias serão determinantes para interromper transmissão de casos, internações e de óbitos", afirma Nésio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais