Covid-19 no ES: secretário de Saúde fala sobre o avanço da pandemia

Nésio Fernandes atualizou, na tarde desta sexta-feira (26), informações sobre o cenário da pandemia no Estado; veja os principais pontos

Publicado em 26/03/2021 às 14h20
Atualizado em 26/03/2021 às 14h39

14:37

Término do pronunciamento

Depois de cerca de 20 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou o pronunciamento desta sexta-feira (26). "Cuide-se, isole-se e tenha empatia."


14:36

Definição sobre transporte de profissionais da saúde sairá neste sábado (27)

"A partir de domingo o transporte coletivo será reservado para transporte de profissionais da saúde e faremos uma rota dos bairros até os locais de trabalho. Até o dia de amanhã (sábado, 27), o quantitativo de ônibus será anunciado. Os profissionais podem ficar tranquilos que o transporte será preservado para os mesmos. Será exigida alguma identificação para que comprove o trabalho e a necessidade de tomar aquela rota", adianta Nésio.


14:35

Orlei Cardoso: "Não se automediquem"

"É importante que as pessoas, ao sentir sintomas, procurem assistência e não se automediquem, para não termos casos mais complicados", pede Orlei Cardoso, gerente Estadual de Vigilância em Saúde.


14:32

Mais 76 mil doses de vacina chegam hoje

O Estado deve receber mais 76 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (26) e, com isso, concluir os grupos de idosos com 74 a 79 anos. Além de continuar com a vacinação do grupo que tem entre 65 e 69 anos. As informações foram passadas por Orlei Cardoso, gerente Estadual de Vigilância em Saúde, que também participa do pronunciamento.


14:31

Dados da rede privada ficarão disponíveis

"Neste final de semana iniciaremos as simulações internas e devemos ter, entre a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), o painel da rede privada no nosso Estado", adianta Nésio.


14:28

Secretário fala sobre possível falta de oxigênio e profissionais da saúde

"A expansão de leitos continua seguindo o calendário já anunciado anteriormente. Vamos abrir leitos de cuidados intensivos para pacientes críticos e leitos semi-intensivos. Eu reitero sobre a falta de profissional e de oxigênio: os temas de possíveis faltas não estão relacionados à capacidade dos hospitais, mas eventuais problemas nas quatro empresas que fornecem gases ao Estado, no que diz respeito à logística de atendimento simultâneo. Já entramos em contato com empresas para colaborar com os fornecedores e evitar qualquer risco. A falta de profissionais ainda preocupa e compromete a rapidez de expansão de leitos", explica o secretário.


14:26

40% das pessoas que vão para hospital morrem

"Mesmo com um desempenho (sem comprometimento da rede hospitalar), em torno de 40% das pessoas que vão para o hospital acaba evoluindo a óbito. Por isso, faço um apelo para as pessoas entenderem o grave momento que vivemos", diz Nésio.


14:25

Secretário: "Próximos dias serão determinantes"

"Nós não queremos que nenhum capixaba fique sem o direito ao cuidado do serviço público ou privado. Mas, para isso, a população precisa aderir à quarentena. O isolamento nos próximos dias é para a toda a população, que deve permanecer em casa, saindo só para procurar serviço de saúde, ir ao mercado... Os próximos dias serão determinantes para interromper transmissão e o número de casos e óbitos", afirma Nésio.


14:23

96% de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria

"Alcançamos, no dia de hoje, 96% de ocupação nos leitos de UTI no nosso Estado. Um momento crítico que o Estado vive. Já são mais de 1.400 leitos de UTI e enfermaria ocupados com pacientes respiratórios. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) fez mais de 41 atendimentos. A quantidade de pacientes tem se mantido em franca aceleração", alerta Nésio.


14:20

Início do pronunciamento

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (26), no qual atualizará as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.