Publicado em 6 de maio de 2025 às 13:00
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta terça-feira (6), a lista dos 3.500 selecionados na primeira fase do programa CNH Social 2025. O beneficiário deve, agora, fazer a matrícula on-line e dar início ao processo de Habilitação de forma totalmente gratuita. Confira a lista no documento abaixo:
Lista foi divulgada pelo Detran|ES nesta terça-feira (6), no site do órgão
Tamanho de arquivo: 2mb
As pessoas com o nome na lista devem acessar a aba do programa CNH Social ou o banner disponível na página principal do site www.detran.es.gov.br desta terça-feira (6) até o dia 20 de maio de 2025, e preencher o formulário de matrícula com os dados solicitados. Após a realização da matrícula, o candidato deverá se dirigir à autoescola indicada para realizar a abertura do processo de habilitação.
O Detran|ES destacou que, de acordo com as regras do programa CNH Social, é de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O órgão reforçou que não realiza ligação nem encaminha e-mail para informar o resultado.
Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula on-line exclusivamente no site www.detran.es.gov.br até o dia 20 de maio de 2025. Ao preencher os requisitos solicitados, o beneficiário terá acesso à informação de qual Centro de Formação de Condutores (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários que deverá providenciar.
Após matrícula on-line, o candidato terá 15 dias corridos para procurar a autoescola, presencialmente, e concluir a abertura do processo. Na sequência, o beneficiário terá 30 dias corridos para realização da biometria em uma unidade do Detran|ES e exames na clínica credenciada indicada.
Os processos de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.
O candidato matriculado que não respeitar os prazos estabelecidos pelo programa, será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de cinco anos. Já o candidato que foi contemplado e não realizou a matrícula pelo site do Detran|ES dentro do prazo será desclassificado e ficará impedido de participar de novas etapas do programa CNH Social pelo período de três anos.
As pessoas que se inscreveram no programa e não foram selecionadas nessa lista terão uma nova oportunidade de ser contempladas na lista de suplentes, que será divulgada no dia 07 de julho de 2025, a partir de 12h, no site do Detran|ES.
A chamada única de suplentes tem como objetivo o melhor aproveitamento de todas as vagas ofertadas pelo Governo do Estado. Os candidatos são convocados em ordem de classificação para preencher as vagas não ocupadas pelos selecionados na lista de beneficiários do programa, após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.
Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran|ES; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta