> >
Chuva no ES: 2,2 mil casas devem ser construídas ou reparadas

Chuva no ES: 2,2 mil casas devem ser construídas ou reparadas

Em decorrência das chuvas, estimativa do relatório do governo do Espírito Santo entregue ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional prevê obras em imóveis, estradas e pontes, com custo aproximado de R$ 753 milhões

Publicado em 26 de março de 2024 às 15:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Enchente causa destruíção e mortes em Mimoso do Sul
Enchente causa destruíção e mortes em Mimoso do Sul. ( Max Wender | Casa Militar)
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Pelo menos 2,2 mil residências serão construídas ou reconstruídas em decorrências das chuvas que atingiram a Região Sul do Espírito Santo entre a última sexta-feira (22) e o sábado (23). A estimativa foi divulgada no relatório inicial entregue pelo governo do Estado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional na manhã desta terça-feira (26).

De acordo com o governo estadual, 13 cidades estão em situação de emergência por conta das chuvas: AlegreAlfredo ChavesApiacáAtílio VivacquaBom Jesus do NorteGuaçuíJerônimo MonteiroMimoso do SulMuniz FreireMuquiRio Novo do SulSão José do Calçado e Vargem Alta.

Segundo o documento, entregue pelo governador Renato Casagrande (PSB) ao ministro Waldez Góes, o Espírito Santo terá um custo estimado de R$ 743,3 milhões para reparos em infraestruturas urbanas, rurais, rodoviárias e de habitação.

“Estou em contato direto com os prefeitos para buscar uma solução. Conversei com o prefeito de Mimoso do Sul e os terrenos disponíveis são todos em áreas íngremes, não sendo possível construir lá. Então, não é uma tarefa fácil decidir onde aplicar o recurso para resolver o problema. Por exemplo, Apiacá tem terreno, um ou outro município também, mas a maioria não tem. E quando há o terreno, você tem que montar a infraestrutura, colocar energia, esgoto e calçamento. Também precisaremos da reabilitação em pontes, pavimentação de ruas e rodovias, além da manutenção de estradas vicinais”, disse Casagrande.

O resultado das chuvas

Até o início da tarde desta terça-feira (26), 20 óbitos e 4 desaparecidos foram confirmados, mostram os boletins da Defesa Civil. Desde o fim de semana, pelo menos 8.481 pessoas estão desalojadas (que foram para residência de familiares ou amigos), e 422 estão desabrigadas, isto é, perderam o imóvel e foram encaminhados a abrigos públicos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais