A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Problema recorrente

Chuva não dá trégua, e Leitão da Silva segue cheia de buracos em Vitória

O trecho passa por uma operação tapa-buracos menos de três anos após ser inaugurado. Os motoristas ou motociclistas que passam pela avenida muitas vezes são surpreendidos pelo tamanho e extensão dos buracos

Publicado em 30 de Novembro de 2022 às 13:16

Alberto Borém

Publicado em 

30 nov 2022 às 13:16
Ao menos uma característica não mudou no trânsito da Grande Vitória nas últimas semanas: os buracos na Avenida Leitão da Silva, uma das vias mais importantes da Capital. O trecho passa por uma operação tapa-buracos menos de três anos após ser inaugurado. Os motoristas ou motociclistas que trafegam pela avenida muitas vezes são surpreendidos pelo tamanho e extensão dos buracos. Em alguns locais, alguns são próximos, o que dificulta até o desvio e mudança de faixa.
Desde o dia 22 de novembro, A Gazeta acompanha a situação, que envolve o governo do Estado, responsável pela obra, e a Prefeitura de Vitória, pela localização da avenida.
Na primeira vez em que foi procurado pela reportagem, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), responsável pela intervenção, informou que a manutenção começou no dia 12 de novembro, portanto, há mais de duas semanas. A previsão inicial era que a operação tapa-buracos fosse concluída em 20 dias, mas o DER-ES considerou uma ampliação do prazo por causa das chuvas.
As chuvas, aliás, parecem piorar o trânsito na avenida. As imagens registradas nesta quarta-feira (30) pelo fotógrafo de A Gazeta Ricardo Medeiros mostram os buracos, alguns com água, e como afeta o fluxo de veículos. Alguns carros preferem desviar, outros reduzem a velocidade. Há casos em que o veículo passa em alta velocidade, fazendo barulho e espalhando água.
Outro fator fruto de reclamações de motoristas era que os buracos abertos pelo DER-ES não contavam com sinalização, nem durante a execução do serviço durante o dia, tampouco à noite.
A Prefeitura de Vitória, no entanto, que não é responsável pelos reparos, mas tem a avenida como um dos principais pontos da cidade, instalou dois painéis eletrônicos. Os avisos foram inseridos no cruzamento com a alça de acesso à Rua Elias Tomasi Sobrinho e no cruzamento da avenida Rio Branco. Os dois painéis foram colocados dias após o início da operação, na última quinta-feira (24).
A relação entre a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado quando o tema é Leitão da Silva virou, inclusive, coluna do jornalista Leonel Ximenes em A Gazeta. O colunista chama atenção para o "confronto" entre as duas instituições.
As placas eletrônicas instaladas pela PMV na Leitão da Silva
As placas eletrônicas instaladas pela PMV na Leitão da Silva Crédito: Fotomontagem sobre fotos de Ricardo Medeiros

O que diz o DER-ES sobre os buracos no asfalto:

A reportagem de A Gazeta perguntou ao DER-ES sobre a operação tapa-buracos, questionando se o prazo dado inicialmente está mantido e se, apesar das chuvas, os reparos continuam.
Em nota, o DER-ES informou apenas que o trecho continua sendo monitorado e a empresa está mobilizada executamento tratamento paliativo até o fim das chuvas.
"Com o tempo seco e firme, o trabalho vai ser finalizado com tratamento definitivo nos trechos comprometidos. O Órgão informa ainda que tem acompanhado os trabalhos no local", diz a nota.
Em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, o Diretor-presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto, reforçou que a chuva tem atrapalhado a operação tapa-buracos, mas que a drenagem planejada para a avenida tem funcionado como esperado.
"Importante dizer que apesar dos buracos, a drenagem funciona perfeitamente. O grande problema [antes das obras] era o alagamento, o que foi resolvido. A chuva gera dificuldade no reparo, pedimos desculpa à população. A intenção era fazer as obras nesse período, mas infelizmente veio a chuva", disse o representante do DER-ES.
Maretto explicou que os buracos presentes na avenida são, na verdade, a falta de uma capa. É colocada uma superfície de 3 ou 4 centímetros para o trânsito dos veículos. Sem a capa, aparecem os buracos no trecho.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Grupo Vitória Down
Espetáculo gratuito em Vitória reúne 19 artistas com síndrome de Down
Projeto de abertura de terceira via para desafogar trânsito na Serra
Terceira Via: nova obra na Serra terá investimento de R$ 260 milhões
Flávio Bolsonaro
Advogado diz que Flávio descumpriu combinado de entregar passaporte e alega surpresa com fuga

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.