> >
Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos em Piúma e Anchieta

Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos em Piúma e Anchieta

Casas e ruas ficaram alagadas e foram registrados deslizamentos de terra nos dois municípios, incluindo uma queda de barreira na ES 060 (Rodovia do Sol), em Piúma

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 16:22

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

A chuva que atingiu o Espírito Santo na noite desta terça-feira (9) causou alagamentos em Piúma Anchieta, no Litoral Sul do Estado. Moradores das duas cidades amanheceram limpando as residências e contabilizando os prejuízos nesta quarta-feira (10). Também foram registrados deslizamentos de terra nos dois municípios, incluindo uma queda de barreira na ES 060 (Rodovia do Sol), em Piúma.

Deslizmento de terra no bairro Niterói
Deslizmento de terra no bairro Niterói, em Piúma. (Luiz Gustavo Rodrigues)

No balneário Iriri, em Anchieta, algumas ruas ficaram alagadas. Segundo a prefeitura, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Defesa Civil foram aos locais e fizeram os serviços necessários para a escoação da água acumulada, proveniente da chuva que caiu em abundância em pouco tempo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Anchieta, André Prazin, desde as 22h de terça-feira foram recebidas diversas chamadas em simultâneo informando quedas de barreiras e de árvores, além de pontos de alagamento em Iriri e no Centro.

O coordenador do órgão explicou que nenhuma família foi desalojada, mas alertou haver previsão de mais chuva e com maior acumulado, por isso o plantão da Defesa Civil foi reforçado para os próximos dias.

De acordo com André Prazin, alguns moradores tiveram dificuldade para acionar a Defesa Civil na noite de terça-feira devido a um defeito em uma caixa de telefonia fixa da operadora que atende o município, afetando diversas residências e ramais da prefeitura, inclusive o 199. O órgão solicitou suporte da empresa e, segundo ele, o reparo está sendo realizado.

CASAS ALAGADAS E DESLIZAMENTOS EM PIÚMA

Em Piúma, segundo o coordenador da Defesa Civil, Luiz Gustavo Rodrigues, também choveu com intensidade durante a madrugada desta quarta-feira. O órgão contabilizou 30 casas alagadas no bairro Niterói e algumas famílias perderam todos os móveis da residência.

“Registramos um desabamento de obra em construção e interditamos provisoriamente cinco casas. Essas famílias estão abrigadas com parentes e iremos avaliar as residências com riscos de deslizamento quando a chuva terminar”, explicou.

Parte de imóvel desabou em Piúma (Luiz Gustavo Rodrigues)

Durante a manhã desta quarta-feira, equipes da prefeitura fizeram a limpeza da Rodovia do Sol, onde foi registrada queda de barreira, e a pista já está liberada nos dois sentidos.

Um internauta registrou o alagamento de uma área de campo de futebol em um clube particular, próximo ao bairro Portinho, em Piúma. Até  mesmo uma piscina ficou coberta pela lama.

O coordenador da Defesa Civil, Luiz Gustavo Rodrigues, explicou que o problema no espaço foi ocasionado pela obstrução de um bueiro após a queda de um coqueiro, causando acúmulo de água e alagamentos em áreas vizinhas.

Ainda no município, na Avenida Beira-Mar, que sofre com a erosão marítima há anos, o problema foi agravado após a chuva. Parte da areia da Praia Central foi levada pela água e  destruiu parte da via. Equipes da prefeitura trabalham para fazer os reparos no local na tarde desta quarta-feira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais