> >
Chuva faz surgir "cachoeira" na área externa de casa em Fradinhos

Chuva faz surgir "cachoeira" na área externa de casa em Fradinhos

Mais um vez, nascente da Fonte Grande "explodiu" e a água foi parar na varanda da casa da gerente comercial Márcia Rodrigues, de 49 anos; veja vídeo

Publicado em 8 de março de 2021 às 21:30- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Água foi parar na varanda de casa, no bairro Fradinhos, em Vitória
Água foi parar na varanda de casa, no bairro Fradinhos, em Vitória. (Reprodução / Instagram)

A chuva forte que atingiu a Grande Vitória na noite deste domingo (07) elevou o volume de água de uma nascente localizada na Fonte Grande, em Vitória, e produziu uma espécie de "cachoeira" na área externa de uma casa no bairro Fradinhos. 

Não é a primeira vez que isso acontece no imóvel da gerente comercial Márcia Rodrigues, de 49 anos, que registrou a cena impressionante em um vídeo e postou em uma rede social. "A nascente da Fonte Grande explodiu outra vez", afirmou na postagem. Veja o vídeo!

Márcia mora na residência desde 2005 e enfrentou o primeiro alagamento em 2009. Em 2019, a água invadiu dois quartos da casa e ela perdeu móveis, como camas e guarda-roupas. Desde então, a gerente decidiu eliminar duas portas dos fundos da casa, que a ligavam à área externa, na tentativa de manter a água do lado de fora. Foi só por isso que, desta vez, a água ficou acumulada na varanda.   

"Como eu fiz essa mureta que aparece no vídeo, pela primeira vez a água não invadiu a minha casa. Eu eliminei duas portas: uma que dava acesso para a área de serviço, outra que era a entrada independente de um dos quartos. Onde era essa porta do quarto eu coloquei uma janela e fiz a mureta na varanda que fica ao lado da minha cozinha. Em várias ocasiões, antes de fechar as portas, colocar janelas e fechar a mureta da varanda, alagou toda a casa; entrava pela porta da cozinha e saia pela porta da sala", descreve. 

A ideia funcionou, mas Márcia conta que a força da água destruiu uma placa de concreto e fez um enorme buraco no chão. "O estrondo que deu quando explodiu foi muito grande. A canalização que passa a água quebrou. Na parte de fora, está tudo cheio de barro e tem um grande buraco no chão. É triste. Todas as vezes que isso aconteceu, a Defesa Civil, o meio ambiente e até o responsável pela Fonte Grande estiveram aqui e não resolveram nada", lamenta.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE VITÓRIA

Demandada pela reportagem de A Gazeta, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semam) afirma que o transbordamento da nascente do Parque da Fonte Grande deveu-se ao grande volume das chuvas que atingiram a Região Metropolitana. De acordo com a pasta, eram esperados 18 milímetros de água, mas o acúmulo registrado neste domingo (7) chegou a 90 milímetros.

A secretaria reitera que equipes da Prefeitura de Vitória acompanharam a vazão de água na Central de Bombeamento até a madrugada desta segunda (8) e se mantiveram em plantão em atendimento à população e que, pela manhã, já não havia pontos de alagamento.

A Defesa Civil de Vitória destaca que foram registrados 43 chamados desde o início da tempestade e que bairros como Bento Ferreira, Praia do Canto, Jucutuquara, Centro e Enseada do Suá tiveram pontos de alagamento. O órgão ainda ressalta que a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone (27) 98818-4432.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais