> >
Central de Teleflagrante da Polícia Civil passa a funcionar no ES

Central de Teleflagrante da Polícia Civil passa a funcionar no ES

Por meio dela será possível receber ocorrências de forma remota e, assim, segundo o governo do Estado, agilizar os procedimentos e possíveis autuações de conduzidos

Publicado em 14 de setembro de 2021 às 12:51

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Casagrande no lançamento do Projeto Piloto da Central de Teleflagrante da PCES
Casagrande no lançamento do Projeto Piloto da Central de Teleflagrante da PCES. (Hélio Filho/Secom)

A Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) começou a operar nesta segunda-feira (13). Por meio dela será possível receber ocorrências de forma remota e, assim, segundo o governo do Estado, agilizar os procedimentos e possíveis autuações de conduzidos.

A Central funciona na Chefatura de Polícia, em Vitória, coordenada pelo delegado de polícia Félix Meira de Carvalho Júnior. No local, uma sala foi preparada com computadores, equipamentos de videoconferência e conexão à internet, por meio dos quais Delegados e Escrivães de Polícia farão plantões remotos, recebendo, neste primeiro momento, as ocorrências entregues nos plantões das Delegacias Regionais de Aracruz e Guarapari.

Nas Delegacias Regionais, equipes de policiais civis com treinamento específico irão receber ocorrências, gerenciar a comunicação remota e conduzir os envolvidos.

A inauguração da Central foi feita na manhã desta terça-feira (14) pelo governador Renato Casagrande.

FUNCIONAMENTO

A lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF) por videoconferência ocorre da seguinte forma: policiais civis, ao receberem uma ocorrência nos plantões de Delegacias Regionais, acionarão a Central Teleflagrante, que lavrará o procedimento on-line, realizando entrevistas e oitivas. Após a finalização do procedimento remoto, o expediente será remetido à delegacia de polícia de origem, por meio da Delegacia On-line (Deon).

Advogados ou defensores públicos poderão acompanhar o procedimento de forma on-line ou presencial. Caso optem pelo formato on-line, será disponibilizado um acesso seguro e privativo para diálogos com os clientes.

O sistema permitirá que o delegado de plantão, localizado na Central Teleflagrante, atenda a mais de um caso simultaneamente, sem que haja prejuízo ao bom andamento dos procedimentos, ou seja: enquanto um procedimento está em preparação ou interrompido, outro poderá ser adiantado, entrevistando-se advogados e defensores, ou procedendo-se às oitivas.

As Delegacias Regionais que forem incluídas no Teleflagrante continuarão a ter Delegados e Escrivães de Polícia atuando de forma presencial, nos horários de expediente, tanto para a condução das investigações, quanto para o atendimento da população e advogados.

VIATURAS

Novas viaturas da Polícia Civil adquiridas pelo governo do ES
Novas viaturas da Polícia Civil adquiridas pelo governo do ES. (Hélio Filho/Secom)

Durante o lançamento da Central, o governador Renato Casagrande fez a entrega de mais 24 viaturas, que vão reforçar a frota da PCES. O investimento dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida foi de R$ 203.391,00 por viatura, sendo adquiridos automóveis do tipo caminhonete, da marca Mitsubishi modelo L200 Triton GL.

As viaturas contam com tração 4X2 e 4X4, motor turbo de 160 cv, compartimento para transporte de detidos, além de engate para reboque e sensor e câmera de ré. Elas serão destinadas às unidades policiais da Capital e interior do Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais