> >
Casas em áreas de risco em Vitória serão reconstruídas e melhoradas

Casas em áreas de risco em Vitória serão reconstruídas e melhoradas

O Casa Feliz e Segura promete zerar a fila de espera do programa de reconstrução, de famílias que aguardam há mais de 14 anos, além de construir 120 módulos sanitários e melhorar e reformar, aproximadamente, 1.500 moradias

Publicado em 24 de agosto de 2022 às 10:45

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Para evitar desastres em áreas de risco de Vitória, 125 imóveis serão reconstruídos e melhorados, segundo anunciou para A Gazeta o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin. A prefeitura lançou o Programa Casa Feliz e Segura nesta quarta-feira (24). O programa vai abrir editais de contratações para intervir nas áreas de risco da Capital.

O programa promete zerar a fila de espera de reconstrução, de famílias que aguardam há mais de 14 anos, além de construir 120 módulos sanitários e melhorar e reformar, aproximadamente, 1.500 moradias de famílias de baixa renda.

Defesa Civil de Vitória realiza monitoramento e mantém esquema de plantão e vistoria áreas de risco da cidade
Defesa Civil de Vitória realiza monitoramento e mantém esquema de plantão e vistoria áreas de risco da cidade. (Wilbert Suave Silva/PMV)

Segundo Perin, as ações serão divididas em duas vertentes: intervenções por meio da construção de encostas nas áreas de risco alto e muito alto e também reconstrução e melhorias de imóveis.

“Com o Programa Casa Segura, a expectativa é zerar as áreas de maior risco de desastres por meio de intervenção, em até dois anos e meio. Paralelo a isso, queremos reconstruir e melhorar 125 imóveis a fim de dar a essas famílias dignidade e segurança para morar”, explica.  A prefeitura afirma que esse já é o maior programa habitacional da história da cidade.

Na Capital, de acordo com o Secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, cerca de 1300 pessoas vivem em áreas de risco alto e muito alto.

“A Defesa Civil de Vitória realiza um monitoramento dessas regiões de forma permanente e contínua, que estão localizadas principalmente nas encostas da cidade”, salienta.

O secretário especifica ainda que Vitória tem 54 áreas de risco alto, onde estão localizados 446 imóveis que podem ser afetados por desastres naturais, e 13 áreas de muito alto, no qual 93 imóveis podem ser atingidos nas mesmas condições.

Na reconstrução e melhorias dos imóveis, o secretário diz ainda que, ao ser feito, a família vai receber amparo da prefeitura para, durante o período de obra em sua casa, ter outro local para morar.

Após a licitação do edital, a prefeitura prevê que, até o final de 2022, pelo menos 20 intervenções sejam feitas nas áreas de risco muito alto, minimizando os impactos para as famílias que vivem nessas regiões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais