> >
Baleia-jubarte é encontrada morta na areia de praia de Anchieta

Baleia-jubarte é encontrada morta na areia de praia de Anchieta

Macho de 11 metros de comprimento foi encontrado nesta terça-feira (11); equipes do Projeto de Monitoramento de Praias e do Instituo Orca foram ao local para coletar material para necropsia

Publicado em 11 de julho de 2023 às 13:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Anchieta
Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Anchieta. (Instututo Orca )

Uma baleia-jubarte juvenil foi encontrada morta, encalhada na areia da praia de Guanabara, em Anchieta, Litoral Sul do Espírito Santo. O corpo do animal, um macho de 11 metros de comprimento, foi encontrado por moradores às 6h desta terça-feira (11). Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias e do Instituo Orca estiveram no local para coletar material para necropsia.

O animal foi visto por moradores da região e membros do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (Ipcmar), que atua naquele ponto monitorando a desova de tartarugas, também avistaram a baleia e acionaram os órgãos responsáveis.

O médico veterinário do Instituto Orca, Ian Augusto Gusman Cunha, disse em entrevista a repórter da TV Gazeta Sul, Vívia Lima, que pelo estado de decomposição do corpo, a baleia pode estar morta no local há cerca de uma semana.

Baleia-jubarte é encontrada morta na areia de praia de Anchieta
Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Anchieta(Jonas Pereira )

“Esse animal já está em período reprodutivo, então nesta temporada, esses animais estão vindo da Antártida sentido Abrolhos para reprodução. Ele já está em estado de decomposição e não é possível saber a causa da morte agora. Coletamos matérias para tentar saber via resultado laboratorial a causa da morte”, disse Cunha.

A empresa Ambipar Response, atual responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo, foi ao local. Eles contaram que se trata de um macho, juvenil, da espécie Megaptera novaeangliae (baleia-jubarte), com 11 metros de comprimento.

A prefeitura também foi procura pela reportagem e disse que a secretaria de Meio Ambiente está no local com a fiscalização e uma máquina. Disse ainda que o animal será enterrado em um local próximo.

Já para o uso da praia, o médico veterinário do Instituto Orca, Ian Augusto Gusman Cunha conta que se espere um mês para banho no local, pois o animal estava em decomposição, há resíduo de óleo na água e ainda não é desconhecida a causa da morte. A orientação da Ambipar Response é que em caso de ocorrência de animais marinhos encalhados, o Projeto de Monitoramento de Praias pode ser acionado pelos telefones 0800-039-5005 (ES) e 0800-026-2828 (RJ).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais