ASSINE

Aula presencial, comércio e transporte: veja qual a situação do ES a partir desta segunda (10)

Maior parte do Estado está no risco moderado, com restrições mais brandas. Na Grande Vitória, ensino presencial só para crianças e ônibus de segunda a sábado

Publicado em 09/05/2021 às 20h16
 Filas gigantes nos bancos de Campo Grande, marcaram a quarta-feira de comércio aberto na Grande Vitória
O uso de máscara e de outras medidas de distanciamento social são importantes e obrigatórias em todas as cidades do ES, independentemente do nível de risco. Crédito: Fernando Madeira

Toda segunda-feira, o capixaba pode precisar se adaptar a uma nova rotina, por causa da classificação dos municípios em relação à pandemia. Na última sexta-feira (7), o governador Renato Casagrande divulgou o 54º mapa de risco do Espírito Santo e anunciou algumas mudanças válidas para o risco alto.

A principal delas diz respeito à volta das aulas presenciais na educação infantil e no ensino fundamental I. Após o Dia das Mães, o comércio também volta a funcionar conforme o estabelecido em cada nível. Além da maioria das cidades ter passado para o risco moderado. Afinal, como será a semana de 10 a 16 de maio de 2021?

PARA OS 24 MUNICÍPIOS DO RISCO ALTO

  • Comércio: Os estabelecimentos de rua considerados não essenciais podem funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, o horário é ainda mais reduzido: das 10h às 14h. Já os shoppings podem funcionar entre 12h e 20h, em dias úteis; e no sábado, das 12h às 16h. Restrições não valem para os estabelecimentos considerados essenciais.

  • Educação: Aulas da educação infantil e ensino fundamental I (1º a 5º ano) podem voltar a ser presenciais, mas respeitando o limite de 50% de ocupação das salas. Para as demais séries, ensino superior e cursos técnicos segue permitido apenas o atendimento individual, entre professor e aluno.

  • Transporte: Os ônibus municipais e metropolitanos operam de segunda-feira a sábado, das 5h às 22h. Aos domingos e feriados, a circulação é restrita apenas a profissionais da saúde. Nos ônibus intermunicipais e interestaduais, o embarque deve ser realizado dentro desse mesmo horário, e a ocupação deve ser de até 75% da capacidade máxima. O mesmo vale para o transporte ferroviário de passageiros.

PARA OS 42 MUNICÍPIOS DO RISCO MODERADO

  • Comércio: Todos os estabelecimentos podem funcionar sem limitação de horário, independentemente de serem considerados essenciais.

  • Educação: Aulas presenciais estão autorizadas para toda a educação: infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino superior e cursos técnicos. Deve ser respeitada a ocupação de até 50% da capacidade máxima das salas.

  • Transporte: Não há restrição de horário para a circulação de ônibus municipais e metropolitanos. No caso dos intermunicipais e interestaduais, a ocupação é de 75% da capacidade máxima, e o embarque deve ser realizado entre 5h e 22h. O mesmo vale para o transporte ferroviário de passageiros.
Governo do Espírito Santo divulga 54º mapa de risco. Classificação dos municípios vale entre os dias 10 e 16 de maio de 2021
Governo do Espírito Santo divulga 54º mapa de risco . Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

PARA OS 12 MUNICÍPIOS DO RISCO BAIXO

  • Comércio: Todos os estabelecimentos podem funcionar sem limitação de horário, independentemente de serem considerados essenciais.

  • Educação: Aulas presenciais estão autorizadas para toda a educação: infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino superior e cursos técnicos. Deve-se respeitar a ocupação de até 50% da capacidade máxima das salas.

  • Transporte: Não há restrição de horário para a circulação de ônibus municipais e metropolitanos. No caso dos intermunicipais e interestaduais, a ocupação máxima é de 75% da capacidade e o embarque deve ser realizado entre 5h e 22h. O mesmo vale para o transporte ferroviário de passageiros.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.