Coronavírus: Casagrande anuncia novo mapa de risco para o ES

Governador fez mais um pronunciamento sobre a pandemia na tarde desta sexta-feira (7); veja os principais pontos abordados

Publicado em 07/05/2021 às 16h43
Atualizado em 07/05/2021 às 17h04

17:01

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente 20 minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (7).


17:00

Casagrande parabeniza todas as mães

"O Dia das Mães é um dia simbólico para a gente poder continuar cuidando de todo mundo. Eu desejo, para todas as mães, um excelente dia de domingo, e que a gente possa estar sempre juntos para salvar vidas, e cuidando do Espírito Santo", finaliza Casagrande.


16:58

Casagrande: "caminhamos para uma liberdade maior"

"Nós recebemos diversos pedidos para fazer liberação para o Dia das Mães, mas nós achamos melhor manter do jeito que está, porque qualquer decisão desequilibrada pode voltar a aumentar o contágio. Estamos, agora, caminhando para uma liberdade maior. Mas depende da nossa paciência, responsabilidade e empatia. Muito cuidado no Dia das Mães", ressalta o governador.


16:56

Regras para municípios do risco moderado

"Estamos descendo cautelosamente. No município de risco moderado, o comércio de rua e de shopping tem funcionamento normal. Temos ampliação do horário de restaurantes: de segunda-feira a sábado até as 22h; e aos domingos até as 16h. Ainda assim, peço cautela de todos neste momento, para não voltarmos a ter o mapa tão vermelho", informa Casagrande.


16:55

Novo mapa de risco: 24 municípios em risco alto

No novo mapa de risco, a maioria das cidades do Espírito Santo está no risco moderado. São 24 municípios em risco alto, 42 no moderado e 12 no risco baixo. Com exceção de Fundão, Grande Vitória continua no risco alto.

Governo do Espírito Santo divulga 54º mapa de risco. Classificação dos municípios vale entre os dias 10 e 16 de maio de 2021
Governo do Espírito Santo divulga 54º mapa de risco . Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

16:54

Situação das demais séries da educação

De acordo com o governador Renato Casagrande, as aulas presenciais do ensino fundamental II, do ensino médio e dos cursos técnicos continuam suspensas nos municípios de risco alto. Sendo permitidos, apenas, atendimentos individuais. Nada muda em relação ao que já está em vigor.


16:52

Casagrande: "não há uma concordância geral"

"Não há uma concordância geral. É bom registrar isso. Mas há uma posição do governo de dialogar. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) já estabeleceu uma recomendação para que todos os órgãos públicos e escolas privadas possam estar nessa mesma sintonia, para permitir o retorno da educação infantil e até o 5º ano do ensino fundamental I", diz o governador.


16:50

Casagrande: "crianças até dez anos são 1,32% dos casos"

"Esta faixa etária, de crianças até nove ou dez anos, representa 1,32% do total de casos. Outro dado que nós temos que achamos importante é um parecer da sociedade de infectologia do Espírito Santo, que assinou, tecnicamente, que os estudos mostram que nessa faixa, as crianças transmitem menos, contagiam menos e, portanto, não causam tanta disseminação da doença", argumenta o governador.


16:47

Fundamental I e infantil: aulas presenciais voltam no risco alto

"Com base nessas informações, a nossa decisão é dar um passo adiante na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Nos municípios de risco alto, vamos permitir, a partir de segunda-feira (10), que as aulas possam ser retomadas no mesmo critério dos municípios em risco baixo e moderado: até 50% da ocupação das salas. Tem uma portaria já conhecida", anuncia Casagrande.


16:46

4ª semana de queda no número de mortes

"Já temos quatro semanas epidemiológicas seguidas de queda nos óbitos. Tivemos 340 óbitos na semana passada. Na anterior, 459. Antes, 479. E 511 foi a semana em que mais pessoas perderam a vida no Estado. Estamos caindo. Vamos fechar hoje com um registro de 215 ou 220 óbitos", detalha Casagrande.


16:45

Taxa de ocupação das UTIs abaixo de 80%

"Hoje fechamos em 78,5% de taxa de ocupação dos leitos de UTI. Então, estamos abaixo de 80%. Isso é importante, porque altera o grau de risco para diversos municípios. Mas é uma taxa alta ainda", ressalta o governador.


16:43

Taxa de transmissão segue abaixo de 1 no ES

"Continuamos colhendo os bons frutos da quarentena e das medidas que estamos tomando com cada um de vocês. Estamos tendo resultados objetivos. Nesta semana, a taxa de transmissão (RT) continua abaixo de 1. Isso mostra que a pandemia está em queda. Falamos sempre em relação há 21 dias. No dia 16 de abril, fechamos uma taxa de transmissão de 0,96. Vamos fechar a semana epidemiológica 22 também abaixo de um, com base nos dados que a gente tem", afirma o governador.


16:42

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande (PSB) dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (7), no qual divulgará o novo mapa de risco do Espírito Santo, considerando índices relativos à pandemia do novo coronavírus. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.