> >
Arraias aparecem mortas na Praia de Camburi, em Vitória

Arraias aparecem mortas na Praia de Camburi, em Vitória

A cena chamou a atenção de quem passou pela região. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, equipe da secretaria esteve logo cedo no local e constatou e apreendeu uma rede ilegal de pesca, mas pescador infrator não foi localizado

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 12:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Arraias foram encontradas mortas em baixo da Ponte de Camburi, em Vitória
Arraias foram encontradas mortas em baixo da Ponte de Camburi, em Vitória. (Eduardo Lino / Internauta )

Pelo menos 10 arraias foram encontradas mortas, na manhã desta terça-feira (04), em Vitória. Os peixes estavam em baixo da Ponte de Camburi e já haviam urubus ao redor. A cena chamou a atenção de quem passou pela região.

O auxiliar financeiro Eduardo Lino, de 39 anos, corria no calçadão de Camburi, como faz todas as manhãs, e se assustou com a grande quantidade de arraias mortas.

"Eu corro na praia todos os dias. Era 6 horas da manhã e tava cheio de urubu, fui olhar e tinha várias arraias mortas. Embaixo da Ponte de Camburi tinha um monte, pelo menos umas dez. Liguei para o 190 e me deram o telefone da Polícia Ambiental, eu liguei e não me atenderam. Entrou uma mensagem gravada, avisando que o atendimento começava às 9 horas", contou Lino.

Arraias foram encontradas mortas em baixo da Ponte de Camburi, em Vitória(Eduardo Lino / Internauta )

ARRAIAS SÃO COMUNS EM VITÓRIA

De acordo com o professor da Ufes Agnaldo Silva Martins, doutor em oceanografia biológica, as arraias são comuns em Vitória. Em fevereiro, um cardume de arraias surpreende banhistas na Praia de Camburi.

"É comum. Há anos atrás foi filmado um cardume grande de arraias perto do píer de Iemanjá. Faz parte da fauna local. Às vezes elas aparecem em grupos muito grandes, e há quem confunda com outros animais. Já confundiram até com tubarão", afirmou o professor.

CAPTURA ACIDENTAL

É difícil determinar  o que provocou a morte das arraias. Mas segundo o professor, o mais provável é que elas tenham sido capturadas de forma acidental por algum pescador.

"Se fosse para apostar, não tem como saber com certeza, mas o provável é que seja uma captura acidental, por ser um animal muito grande, se enrosca na rede. Muitas vezes caem na rede por acidente, elas morrem e os pescadores simplesmente descartam. Tiram da rede e jogam fora. A arraia ainda não é um pesca muito aproveitada. Muitas especies que não tem valor comercial são descartadas já sem vida, isso é um problema mundial. Não compensa para o barco trazer, porque não vai conseguir vender, então matam e descartam. É um dos maiores problemas da pesca hoje, e não tem como fiscalizar direito", explica o doutor em oceanografia biológica.

A reportagem demandou a Prefeitura de Vitória para explicar o ocorrido e saber se as arraias mortas já haviam sido recolhidas. Por nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória informou que esteve logo cedo no local e constatou e apreendeu uma rede ilegal de pesca. "

"O infrator não foi localizado, mas caso seja identificado será passível de multa que pode variar entre R$ 700 e R$ 100 mil. A Semmam reforça que a equipe de fiscalização está diariamente na água para evitar crimes dessa natureza e conta a ajuda da população denunciando por meio do Fala Vitória 156 e do 190. Até julho deste ano foram apreendidas 10 mil metros de rede e oito redes de arrasto; em 2019 foram 15 mil metros de rede e 18 redes de arrasto, sendo que nesse ano foram soltas mais de 10 arraias; já em 2018 foram 14 mil metros de rede e 15 redes de arrasto. A Semmam informa, ainda, que os locais de ação da fiscalização são a baía do Espírito Santo (compreendendo Praia de Camburi, Curva da Jurema, APA baía das Tartarugas), baía de Vitória (canal da passagem), Estação Ecológica Ilha do Lameirão e manguezais", informou a nota.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais