> >
Após sequência de quedas, por que o ES registrou 26 mortes em 24h?

Após sequência de quedas, por que o ES registrou 26 mortes em 24h?

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, hoje (25) foram lançados no Painel Covid-19 óbitos de todo o mês de setembro - e até de outros meses -, o que explica o número alto

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 20:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em coletiva realizada nesta sexta (25), Renato Casagrande anunciou que deve divulgar medidas de protocolos de segurança para os cinemas na próxima semana
Em coletiva realizada nesta sexta (25), Renato Casagrande anunciou que deve divulgar medidas de protocolos de segurança para os cinemas na próxima semana. (YouTube/Reprodução)

Com a divulgação de 26 óbitos nas últimas 24 horas, em decorrência da Covid-19, o Espírito Santo voltou a ter um aumento deste indicador depois de uma sequência de dias em queda. O dado, divulgado pelo Painel Covid-19 e citado pelo governador Renato Casagrande durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25), também é o maior de setembro, igualando o dia 1º deste mês. O alto número, porém, segundo o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, se dá por conta de notificações represadas, que foram lançadas hoje (25) no sistema da Sesa.

Após sequência de quedas, por que o ES registrou 26 mortes em 24h

Nésio explicou que nesta sexta (25) foram registrados três óbitos causados pelo coronavírus. O número chega a 26 no painel, por conta de mortes que aconteceram durante todo o mês de setembro - e, inclusive, em outros meses - e que a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) identificou hoje (25).

"Nós temos, na prática, hoje (25), dois óbitos que foram informados no mês de maio, um óbito do mês de junho e os demais óbitos que vão desde o dia 3 de setembro, passando pelo dia 7, dia 8. Temos óbitos lançados que aconteceram desde o início do mês", afirmou o secretário.

Nésio ainda completou, dizendo que esse represamento de casos é algo normal e já aconteceu antes. O secretário concordou que, após dias com baixa quantidade de óbitos registrados no painel, o número assusta, mas garantiu que o Estado apresenta um comportamento de queda sustentada do número de mortes. O secretário também comparou o comportamento da pandemia no Espírito Santo com outros estados do Brasil, que ainda possuem regiões que não atingiram uma estabilização dos indicadores.

"O importante é observar o comportamento sustentado ao longo de semanas. Nós temos, no Espírito Santo, 12 semanas praticamente completas de queda sustentada do número de óbitos. Temos praticamente todas as regiões que já passaram pelo grande momento da curva de casos, diferente de outros estados do Brasil que ainda possuem regiões que não viveram todas as etapas. Temos um comportamento homogêneo no que diz respeito à vivência da fase de aceleração, do platô da curva de casos, do momento de recuperação de casos", disse.

MAIOR NÚMERO DE MORTES DO MÊS

Esta sexta-feira (25) se igualou ao dia 1º de setembro, com 26 mortes causadas pelo coronavírus, o maior número diário registrado no mês. Além disso, esta é a primeira vez, desde o dia 2, que o Espírito Santo ultrapassa a marca de 20 ou mais mortes em decorrência da Covid-19 em apenas um dia. Na ocasião, foram 20 óbitos registrados no período.

Nesta semana, o indicador apresentou valores relativamente baixos e registrava queda. Na terça-feira (22), foram registradas 12 mortes por Covid-19, última vez em que o número havia atingido a casa dos dois dígitos. Na quarta (23) foram 8 óbitos e na quinta (24), 7.

Com estes números, o Espírito Santo possui 3.459 mortes e 127.368 casos de Covid-19. Ao todo, 118.218 pessoas conseguiram vencer a batalha contra o coronavírus. A taxa de letalidade no Estado é de 2,7% e, até agora, 374.011 testes para detectar a doença já foram realizados em todo o Estado

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais