Coronavírus: Casagrande faz novos anúncios para o ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre as últimas redições em relação à Covid-19 no Estado; participaram da transmissão os secretários de Saúde, Nésio Fernandes e de Educação, Vitor de Angelo

Publicado em 25/09/2020 às 17h04
Atualizado em 25/09/2020 às 19h06

18:22

Fim da transmissão

Renato Casagrande: "Quero agradecer aos jornalistas, aos secretários e a quem acompanha na rede social. Estamos ainda vivendo a pandemia no mundo todo, no Brasil e no Espírito Santo. É tarefa de cada um de nós trabalhar para salvar vidas. Obrigado, um abraço e bom final de semana a todos vocês".


18:20

Retorno dos cinemas

Renato Casagrande: "Estamos discutindo um protocolo para cinema e feiras de artesanato, por exemplo. Estamos debatendo e, nos próximos dias, teremos algum encaminhamento. Alguns Estados retornaram cinemas com protocolo, e estamos discutindo para ver se temos segurança para retornar. Teremos posição na semana que vem".


18:13

Protocolo sobre o retorno dos transportes escolares

Vitor de Angelo: "O protocolo sobre transporte escolar consta na portaria conjunta da Sesa com a Sedu. Escolas privadas, que têm transporte, cooperativados e na Região Metropolitana, precisam seguir condições".


18:11

"Ainda não tem remédio para resolver a pandemia", aponta Casagrande

Renato Casagrande: "Continuamos com preocupações de quem ainda não tem remédio ou medicamento para resolver a questão da pandemia. Todos os trabalhadores que puderam voltar com cautela, cuidado, atenção, estamos tomando todas as medidas de proteção dos servidores, proteção, alunos... O inquérito, divisão de turma, um sistema híbrido, alternativa e opção de atividades remotas... Estamos com toda a segurança científica e técnica de que podemos dar esse passo cauteloso na data de hoje".


18:05

Utilização do transporte público por alunos que retornarão às aulas presenciais

Renato Casagrande: "Em época de normalidade, temos 20 mil alunos que usam transporte público por dia na Grande Vitória. Hoje temos 350 mil passageiros que usam transporte público. Hoje temos 90% da frota circulando. A partir do dia 5, 100% da frota circulará. Como vamos ter semanas alternadas, a cada semana, no máximo, serão 10 mil alunos. Colocar frotas 100% para circular vai incorporar esses alunos que teremos utilizando os transportes. Ainda temos essa metade de alunos porque são semanas alternadas. O plano de retorno às aulas dá a direção da escola a diretriz de que a saída das escolas sejam feitas em horários diferentes, pelo menos diferença de 10 minutos entre uma turma e outra para evitar aglomeração".


18:02

"Cautela na educação é muito maior", afirma Casagrande

Renato Casagrande: "De fato, por diversas razões, algumas a gente ainda vai buscar identificar, o RT teve um aumento. Tirando o dado de hoje, as mortes continuaram em queda. Como em outras atividades, seja do comércio, esportiva, seja qualquer outra atividade que tenhamos autorizado o retorno com protocolos, até eventos com 100 pessoas, nós sempre dissemos o seguinte: isso tudo é para risco baixo. Se risco aumentar, damos um passo atrás. Nosso modelo hoje é híbrido: uma parte remota e outra presencial. A cautela na educação é muito maior, estamos dando alternativas e opções ao estudante".


17:56

"Não estamos vivendo segunda onda de casos", diz secretário de Saúde

Nésio Fernandes: "Sobre a taxa de transmissão, inclusive na semana passada eu dialoguei com equipes e especialistas alertando que, por conta da realização de diversos inquéritos sorológicos e surtos em penitenciária de São Mateus, o cálculo do RT é sensível por conta de mudanças do padrão ordinário. Modificamos o critério de testagem dos casos observados na semana passada. Todos os pacientes sintomáticos respiratórios passaram a ser testados. Temos uma quantidade de casos observados que antes não eram... Tínhamos até semana passada uma média de 600 amostras no Lacen. (...) Na quarta-feira, nós anunciamos o protocolo de testagem de pacientes positivos. Nossa expectativa é ter 2.500 testes por dia sendo realizados. Nosso grande guia para reconhecer uma possível segunda onda, é o número de óbitos e de ocupação hospitalar. Portanto, não estamos vivendo segunda onda de casos. Enquanto tivermos baixos óbitos e baixa pressão hospitalar, isso é uma virtude".


17:47

ES acompanha desenvolvimento de vacinas

Nésio Fernandes: "O Espírito Santo acompanha o desenvolvimento de todas as vacinas. Temos um grupo de trabalho que atualizam andamento. A posição do Estado é de acompanhar o conjunto dos Estados e Ministério da Saúde de uma vacina disponibilizada para a população brasileira. Tivemos contato com algumas ofertas. Espírito Santo não é produtor e nem comercializador de vacinas. (...) Estamos atentos aos movimentos e vamos acompanhar os esforços de disponibilidade de alguma vacina para a população brasileira".


17:44

"Decisões são todas difíceis", pontua governador

Renato Casagrande: "Não têm sido decisões fáceis nesses últimos meses. São todas difíceis. Ao mesmo tempo que você tem um grupo de pessoas que não acha necessário medidas de segurança, do outro lado tem um grupo de pessoas que acha que precisa ficar muito mais tempo em um processo de restrições. Todas as decisões tomadas estão ancoradas em uma cautela, equilíbrio e em evidências científicas. Em uma situação como essa, temos que seguir aquilo que os técnicos, cientistas e profissionais da área orientam. Decidir voltar as aulas não foi fácil".


17:41

"Se município piorar na classificação de risco, vamos restringir de novo", diz Casagrande

Renato Casagrande: "Estamos desde o início buscando uma forma de convivência com a pandemia, com o objetivo principal de salvar vidas. Se a gente melhora e reduz o risco, a gente aumenta a possibilidade de atividade econômica e social. Se pioramos o risco, restringimos. A atividade nas escolas não foge a essa regra. Se município começar a piorar classificação de risco, de novo restringiremos. O número de pessoas registradas hoje que perderam a vida, é um número grande. Nos cabe observar amanhã, depois, e na próxima semana".


17:32

"A matriz de risco é o que nos guia", diz governador

Renato Casagrande: "O que nos guia é a nossa matriz de risco. Ela produz o mapa de risco com a classificação de cada município. Estamos tratando dos municípios em risco baixo, com a cor verde. Estes municípios têm essa autorização. Se o município migrar pro risco moderado ou alto, só terá a autorização de funcionar através de atividades remotas. A matriz de risco continua sendo a nossa orientação técnica para ter atividades nas escolas retomadas".


17:21

"Teremos um modelo híbrido", diz secretário de Educação

Vitor de Angelo: "Boa tarde a todos. São muitas as informações anunciadas hoje, elas são de muita relevância neste momento, é uma decisão muito aguardada. Acho importante retomar alguns pontos aqui. Há um anúncio geral de um lado e um anúncio em relação às escolas estaduais do outro. No dia 5 de outubro está suspensa a proibição para aulas presenciais. Educação básica de ensino fundamental 1, 2 e ensino médio poderão retomar, seguindo os protocolos. No dia 13 de outubro, retornarão as escolas do Estado e, se assim entenderem por bem, as escolas do município. Por que não retornaremos no dia 5? Porque em conversas anteriores com a Undime, ficou consensualizado entre nós que, uma vez anunciada a volta, nós, das redes públicas, voltaríamos 15 dias depois. Com relação à educação infantil, a retomada é possível a partir do dia 5, mas não nos mesmos moldes do ensino fundamental 1, 2 e ensino médio. Com relação à rede estadual especificamente, a volta se dará a partir do dia 13 por etapas começando por ensino médio, seguindo para fundamental 2 e 1 (...) Como teremos o revezamento, teremos um modelo híbrido. O EscoLAR vai continuar, mas alternando com atividades presenciais. Quem não quiser levar os filhos para a escola, está autorizado a não fazê-lo. Pactuamos essa condição, o direito de que as famílias escolham".


17:18

Montanha, Piúma e São José do Calçado deverão manter aulas remotas

"Municípios de Montanha, Piúma e São José do Calçado continuarão com atividades remotas. Tanto município, como escolas do Estado e particulares, continuarão com atividades remotas. Se migrarem para o risco baixo, poderemos adotar as atividades presenciais".


17:15

Ensino Médio retorna com aulas presenciais dia 13 de outubro

"Esta é uma opção que estamos dando para os pais, alunos, diretores e dirigentes das escolas. Para as escolas particulares e dos municípios de risco baixo, o governo está tirando as restrições desde que obedeçam aos protocolos anunciados e se tiver a opção de atividade remota para os alunos que não quiserem retornar. A partir do dia 13 de outubro, escolas estaduais estarão retornando com o ensino médio. Com as mesmas regras. Se o aluno não tiver segurança, ou for de grupo de risco, a escola precisa continuar ofertando atividades remotas. É um passo cauteloso para que a gente faça o que temos feito nos últimos meses".


17:10

Educação fundamental poderá retornar com atividades presenciais

"É com a cautela que temos adotado desde o início que vamos anunciar medidas que tomamos nesta data, relacionadas a educação. Para os municípios em risco baixo, os 75, a partir do dia 5 de outubro estamos retirando as restrições para a educação fundamental 1 e 2 dos municípios. Quem quiser retornar com alguma atividade presencial, a partir do dia 5 de outubro podem retornar. Para educação do ensino infantil: para os municípios e rede privada, teremos a publicação de um protocolo na terça-feira que autorizaremos atividades com atendimento em pequenos grupos. Para o ensino privado, estamos retirando as restrições para fundamental 1, 2 e ensino médio. Ensino superior já tiramos as restrições".


17:08

"Disciplina é fundamental", diz Casagrande

"Tende a aumentar o número de pessoas identificadas com o vírus. Estamos testando mais, no sistema prisional, em famílias... Estamos ampliando a testagem. De qualquer maneira, é importante que as pessoas mantenham a disciplina do distanciamento, uso da máscara e não aglomeração. Não estamos pedindo mais tanto a questão do isolamento. As do grupo de risco precisam ficar isoladas. Mas 7 meses depois, temos que compartilhar comportamento com disciplina".


17:05

Novo mapa de risco: 75 municípios em risco baixo

"Estamos com o novo mapa muito semelhante ao da atual semana. Nós temos o município de Montanha, Piúma e São José do Calçado, que estão no risco moderado. Os demais, 75 municípios, risco baixo. Mapa praticamente todo verde. A gente continua nessa realidade. Começamos com poucos contagiados no início da pandemia. Essa situação foi se agravando, o mapa ficou muito vermelho, amarelo, e agora esverdeado. Mas como é uma pandemia, ela não está controlada. Está com risco menor, mas ele ainda existe. Queremos que o mapa fique todo verde e não queremos ter nenhum risco mais".


17:04

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande cumprimenta internautas e jornalistas que acompanham a coletiva de imprensa. Participam da transmissão os secretários de Saúde, Nésio Fernandes e de Educação, Vitor de Angelo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.