> >
Após atraso, novos lotes de vacinas são esperados para esta quinta (24)

Após atraso, novos lotes de vacinas são esperados para esta quinta (24)

Informação anterior do governo do Estado era de que as 144.720  doses previstas chegariam nesta quarta-feira (23). Remessa desta quinta-feira (24) não inclui as  31.550 doses da Janssen

Publicado em 23 de junho de 2021 às 19:53

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina da Pfizer é a primeira a obter registro definitivo no Brasil
Espírito Santo receberá 47.970 doses da Pfizer/BioNTec nesta quinta. (Pfizer Brasil)

Espírito Santo receberá  nesta quinta-feira (23) mais de cem mil doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Das 144.720 doses previstas para esta semana, só não há data ainda para a chegada do imunizante da Janssen, do laboratório Johnson & Johnson, de aplicação única. O Espírito Santo deve receber 31.550 dessa nova vacina a ser utilizada em todo o país ainda nesta semana.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegam ao Espírito Santo nesta quinta-feira (24) 65.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 47.970 da Pfizer/BioNTec.  A data de envio das 31.550 da Janssen ainda não foi confirmada. 

Inicialmente, os imunizantes estavam programados para chegar ao Estado nesta quarta-feira (23), conforme anúncio feito pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais, mas houve atraso no envio. Na postagem, houve um equívoco sobre o número de doses da Pfizer, depois corrigida pela Sesa: a previsão correta é de 47.970 doses desse laboratório.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e a distribuição realizada aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde Central, Norte e Sul e começam a ser entregues a partir da manhã desta sexta-feira (25). Para a distribuição da Janssen, a Secretaria da Saúde aguarda confirmação da data de envio.

As vacinas Pfizer, segundo a Sesa, serão destinadas à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária e nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em andamento no Estado.

As doses da Coronavac serão utilizadas para complementar as segundas doses dos esquemas em atraso, finalizando 100% desse atendimento, além de dar início a vacinação de cerca de mais de 9 mil pessoas que já vão ter asseguradas a segunda dose.

Em suas redes sociais o deputado federal Evair de Melo informou que as remessas de vacina vão chegar ao Estado às 10h15 e às 14h20, desta quinta-feira (23).

NOVO IMUNIZANTE

As primeiras doses da Janssen, segundo o pactuado entre Estado e municípios, vão ser destinadas ao público geral por faixa etária. É o quarto imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações no enfrentamento à Covid-19 no Brasil.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a inserção deste novo imunizante ao SUS traz perspectivas ainda mais positivas para a cobertura vacinal capixaba.

“É uma vacina com esquema em dose única, que para uma campanha de vacinação do tamanho da Covid-19 é extremamente importante, pois auxilia na redução da taxa abandono do esquema vacinal, na possibilidade de vacinar mais pessoas de uma única vez, além de possibilitar o aumento da cobertura vacinal”, explicou a coordenadora.

Para este primeiro momento, devido ao quantitativo de doses e a especificidades da data de validade – ampliada para 8 de agosto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será direcionada aos quatro municípios de maior população na Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Em remessas futuras, as doses serão proporcionalmente distribuídas aos demais municípios, tal qual ocorrem as distribuições dos demais imunizantes.

DISTRIBUIÇÃO VAI RESPEITAR A TAXA DE UTILIZAÇÃO DAS  DOSES

Para esta nova remessa, será realizada uma nova atualização dos municípios que apresentam a taxa de utilização das doses abaixo dos 80%. A distribuição com base nesta métrica ocorrerá nesta quinta-feira (24) com a chegada das doses em território capixaba.

A orientação de manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80% visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população, disponibilizando a distribuição de 50% das doses aos municípios que não atingirem a taxa de excelência, tendo os demais 50% distribuídos aos municípios que conseguiram alcançar a meta.

Segundo a Sesa, os municípios que na última distribuição se encontravam abaixo de 80%, mas que alcançaram a meta na nova atualização, receberão as doses da última semana de forma complementar, além da garantia de 100% das doses.

“Faremos a complementação das doses àqueles municípios que na distribuição anterior não atingiram a meta, mas na nova atualização já alcançaram. A população não ficará sem doses, nosso objetivo é agilizar a aplicação das doses que chegam ao Estado”, explicou Danielle Grillo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais