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Publicado em 10 de junho de 2022 às 17:56
Sem dinheiro suficiente nem tempo para enfrentar a burocracia do banco, o agricultor Cézar Kuster precisou achar uma solução criativa para conseguir melhorar o próprio trabalho e decidiu arriscar os conhecimentos em mecânica para construir seu próprio veículo, uma espécie de minicaminhão. O resultado deu tão certo que ele usa o automóvel há quase três décadas na lavoura em Domingos Martins e até já vendeu outros exemplares para conhecidos da Região Serrana do Espírito Santo. >
O primeiro dos automóveis foi construído no final da década de 1990, na tentativa de substituir uma tobata — espécie de minitrator utilizado na agricultura. Para dar vida à criação, o criador usou um chassi de Kombi e um motor Toyama de 30 hp usado e a diesel, na época comprado por R$ 1 mil.>
Cézar Kuster
AgricultorPara quem não entende muito do assunto, Cézar explicou que a tobata é dirigida por meio de um guidão específico e costuma chegar somente a 20 km/h. "Já o que fiz tem um volante comum e deve chegar a quase 50 km/h. É muito mais fácil de dirigir e mais rápido e econômico, porque é levinho", garantiu.>
É o que o minicaminhão do Cézar Kuster faz, em média, com diesel
Nascido e criado na roça, o agricultor usa o minicaminhão diariamente na lavoura, de onde saem mais de 100 sacas de café por ano e dezenas de caixas de banana toda semana. No entanto, da propriedade em São Miguel só saíram cerca de 20 unidades do automóvel ao longo das últimas décadas.>
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"Não tenho interesse de fazer para vender, porque mexo com uma porção de coisas e não dá tempo. Fiz para solucionar um problema meu, para mim. Quando o pessoal vem e pede, às vezes eu faço. Até hoje só fiz para algumas pessoas que eu conheço, aqui da nossa região mesmo", explicou Cézar.>
"Minicaminhão" criado por agricultor capixaba
Depois da primeira aventura dar certo, Cézar Kuster decidiu se arriscar uma segunda vez e agora está feliz com o que apelidou de "tuk tuk": um veículo parecido com o mini caminhão, mas que possui apenas uma roda dianteira — e que, segundo ele, conseguiu ser ainda melhor que o antecessor.>
"Eu fiz tem uns três meses para testar, mas hoje se eu for fazer, faço outro com três pneus, porque ele é mais curto que o outro e a gente consegue 'curvar' mais com ele. Ele dá um pouquinho mais de trabalho, por causa da instalação da direção, mas vale a pena", comentou o criador.>
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