> >
Idaf alerta produtores sobre praga que atinge frutas cítricas

Idaf alerta produtores sobre praga que atinge frutas cítricas

Controle da entrada de mudas de citros foi intensificado pelo órgão. Doença já atinge plantações de Minas Gerais

Publicado em 30 de setembro de 2019 às 07:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plantio de laranja. (Pixabay)

Frutas cítricas, como laranja, limão e mexerica, estão correndo risco de serem infectadas por uma praga. O alerta está sendo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que intensificou o controle da entrada de mudas de citros por causa do amarelão dos citros, que provoca a doença greening.

Segundo o Idaf, a fiscalização de cargas e o controle de documentos de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) estão sendo reforçados devido à presença da bactéria "Candidatus Liberibacter asiaticus", causadora do greening (também conhecida como HLB ou amarelão dos citros), em plantio de citros, nos municípios de Visconde do Rio Branco e Tocantins, na Zona da Mata Mineira.

O greening é a praga mais perigosa do mundo na cultura dos citros. Ela é de difícil controle e rápida disseminação, o que traz grandes prejuízos à lavoura. A bactéria obstrui os vasos condutores de seiva, dificultando a nutrição da planta.

Quando afetadas, as plantas novas não produzem. Já as adultas em produção sofrem uma grande queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo. No Brasil, a bactéria "Candidatus Liberibacter asiaticus" é atualmente a principal causadora da doença, presente em mais de 99% das plantas doentes.

Este vídeo pode te interessar

O Idaf ressalta que não há ocorrência de greening no Espírito Santo e que “a manutenção desse status é extremamente importante para preservar a citricultura capixaba”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais