Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Sul do ES

Caso de gripe aviária é investigado em ave doméstica em Alegre

Em todo o país, são sete casos em investigação de influenza aviária em vários estados; em nenhum dos casos as aves são de granjas comerciais
Leticia Orlandi

Publicado em 

07 jun 2025 às 14:53

Publicado em 07 de Junho de 2025 às 14:53

Um caso suspeito de gripe aviária está sendo investigado no Espírito Santo. Segundo informações do painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a investigação em curso ocorre no município de Alegre, no Sul do Estado, e trata-se de uma galinha doméstica, ave de subsistência. Não há investigações no Estado sobre casos em granjas comerciais.
Segundo informações do Mapa, sobre o caso em Alegre já foi feita coleta de amostras, mas ainda sem resultado laboratorial conclusivo. No geral, incluindo esse caso, o Brasil conta com sete suspeitas de aves infectadas com a influenza aviária, de acordo com a atualização feita às 13 horas deste sábado (7).
Entre as suspeitas em criações domésticas estão episódios envolvendo galinhas de subsistência também nos municípios de Itaituba (PA), Campinápolis (MT), Novo Cruzeiro (MG).
Já entre os casos em aves silvestres, estão as investigações em Santo Antônio do Monte (MG), com um pombo; Florestal (MG), com um carcará; e em Angra dos Reis (RJ), com um albatroz-de-sobrancelha.
A Secretaria de Estado da Agricultura,  Abastecimento, Aquicultura e Pesca(Seag) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foram procurados, mas não deram retorno.

Ações no ES

O Espírito Santo é um dos maiores produtores de aves do país e, desde antes da confirmação do caso no Sul, no início de maio, o Estado já havia prorrogado por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária. Foi a quarta prorrogação do decreto estadual, publicado pela primeira vez em julho de 2023.
A medida visa a reforçar as ações de vigilância e prevenção à doença, com foco na proteção da avicultura comercial capixaba — atividade estratégica para a geração de emprego, renda e abastecimento de alimentos.
O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária: 167 em animais silvestres (163 em aves e 4 em leões-marinhos), 3 em criações de subsistência e 1 em granja comercial, registrado em Montenegro (RS), em maio.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Eleições no Peru: direitistas Keiko Fujimori e Rafael López Aliaga saem na frente em disputa acirrada por lugar em 2º turno
Imagem de destaque
Brasileiro trabalha pouco? O que é produtividade e por que ela se tornou central no debate sobre escala 6x1
Imagem de destaque
Biofilia: a natureza que cura as cidades e as pessoas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados