"O Espírito Santo é a bola da vez", dispara o secretário de Estado do Turismo do Espírito Santo, Dorval Uliana. Não é para menos: é que, só na Grande Vitória, a procura por hotéis e pacotes turísticos aumentou cerca de 8,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Basicamente, o que mudou foi o interesse de agências de turismo em promover o Estado como opção de destino e, além disso, mais turistas explorando as belezas capixabas.
> Quatro rotas para curtir o frio do inverno no ES
Segundo o secretário, o indicador mais alto já era esperado, mas os números trazem alegria e dão energia para o empresariado continuar trabalhando em prol do turismo. "Vem sendo algo crescente no Estado. Os turistas estão descobrindo o Espírito Santo como um novo destino e o verão deste ano ajudou muito. Tivemos 66 dias de Sol que chamaram a atenção. E a data afastada do carnaval ajudou tanto a trabalhar melhor as férias escolares quanto a própria folia", explica.
OS NÚMEROS
De acordo com levantamento do Observatório do Turismo do Espírito Santo, Vila Velha foi campeã de ocupação de hotéis no verão deste ano. Em janeiro a taxa de hospedagem foi de 84,4% - crescimento de 9,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já Vitória registrou ocupação de 78,9%, com crescimento de 12,8% em relação co mesmo período do ano anterior.
> Praia do Bananal: paraíso de água azul e drinques geladíssimos no ES
Para ele, a alta do dólar também pode ter impactado o setor. Isso porque, de acordo com o secretário, os destinos dentro do Brasil acabam sendo mais buscados quando o turismo no estrangeiro fica caro. "E o Espírito Santo anda imprimindo uma boa imagem ultimamente", reitera.
PACOTES TURÍSTICOS
Também é fato que algumas grandes operadoras de turismo estão oferecendo mais destinos do Espírito Santo, como Vitória e Guarapari, que têm belezas singulares quando comparadas a outras cidades litorâneas. Essa oferta pode também ajudar a incrementar a buscar pelo Estado, como explica o secretário.
> Cachoeira do Turco: paraíso para curtir por R$ 5 por pessoa no ES
"Nós estamos, em 2019, focados em ir a feitas especializadas e trabalhar justamente isso. Ir às agências e mostrar como o Espírito Santo pode ser vendável e atrativo para o público. Temos feito esse trabalho e agora vamos explorar os nichos, também", declara.
Em entrevista exclusiva ao Gazeta Online, ele confidencia que pretende alavancar ainda mais o Estado como point para aventureiros, por exemplo. "Temos 17 espaços e parques que são únicos no mundo para observação de pássaros, então temos que saber melhorar esse quesito. Além disso, nossas igrejas e templos religiosos também são chamativos de forma positiva", continua.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta