Publicado em 19 de junho de 2019 às 10:40
A campanha de lançamento do disco "Bluesman", do rapper baiano Baco Exu do Blues, ficou com o principal prêmio (Grand Prix) na categoria Entertainment Lions for Music do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, principal evento da publicidade mundial. Ele superou Beyoncé e Jay-Z, que formam a dupla The Carters, na produção "Apeshit".>
O curta de oito minutos, fruto de uma parceria entre a Coala.lab (plataforma de música do Coala Festival), a agência AKQA São Paulo e a produtora Stink Films, faz uma reflexão sobre uma realidade vivida pela população negra no Brasil.>
O fio condutor da narrativa percorre a trilha de três músicas do disco do rapper. O vídeo tenta romper um estereótipo sobre a participação dos negros em produções audiovisuais brasileiras. O protagonista do filme é Kelson Succi, de 24 anos, morador do Complexo do Alemão.>
A direção de cena do filme é de Douglas Bernardt. "Ganhar esse prêmio mostra que ainda existe a chance de se criar excelentes conteúdos em formatos diferentes do "publicitário padrão". O que mais importa, na verdade, é intenção e criatividade", afirma Bernardt.>
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A categoria também premiou outra campanha com um Grand Prix: o manifesto "This is America", de Childish Gambino, alter-ego musical do ator, roteirista e humorista norte-americano Donald Glover. O vídeo tem mais de 550 milhões de visualizações no YouTube. "This is America", que já havia vencido o Grammy 2019 de melhor canção do ano, é uma crítica social, com diversas referências ao racismo nos Estados Unidos. Apesar de ser um videoclipe norte-americano, foi inscrito no Festival de Cannes pela agência brasileira DH,LO, de Recife. >
Outros premiados brasileiros Ainda na categoria Entertainment Lions for Music, cujos vencedores foram anunciados hoje, outras duas campanhas brasileiras foram premiadas. >
"Mistaken Love Song", um videoclipe da cantora Naiara Azevedo que aborda a violência contra as mulheres, ficou com um Ouro. A criação foi da Artplan para o Governo Federal em divulgação do canal de denúncia 180.>
Já o projeto "Música para os Olhos", da Talent Marcel para a Orquestra Sinfônica de São Paulo, ficou com um Bronze. A ação transforma composições musicais em quadros, por meio de um chip instalado na batuta da regente Marin Alsop.>
BRASIL>
As campanhas brasileiras já ganharam 41 troféus (os "Leões") após dois dias do festival. Foram um Grand Prix, quatro Ouros, 11 Pratas e 25 Bronzes na competição, até o momento.>
A agência brasileira mais premiada até agora é a Africa, com seis Leões, sendo dois de Prata e quatro de Bronze. Já foram anunciados os vencedores em 11 das 27 categorias do evento (Print&Publishing, Outdoor, Design, Pharma, Health&Welness, Film Craft, Digital Craft, Industry Craft, Entertainment Lions, Entertainment Lions for Sport e Entertainment Lions for Music). Além do Leão de Ouro para "Mistaken Love Song", outras três campanhas brasileiras ficaram com um troféu dourado: >
Astronaut", "Garage", "Skier", "Boy Scouts" e "City", da Wieden+Kennedy SP para Mondelez, em Film Craft; "Black Box", da Wunderman Thompson para Faculdade Zumbi dos Palmares, em Industry Craft; "E-Quality", da VML Y&R para Vivo, em Entertainment Lions for Sport. O "Cannes Lions" vai até sábado (22). O festival deste ano teve mais de 30 mil campanhas inscritas, de 89 países. O Brasil enviou 2.093 peças publicitárias.>
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