> >
Raul Seixas é homenageado em concerto gratuito no Teatro da Ufes

Raul Seixas é homenageado em concerto gratuito no Teatro da Ufes

"Concerto Canta Raul" acontece sábado (2), a partir das 20h, com Coral Jovem Vale Música e participação de André Prando

Publicado em 1 de novembro de 2019 às 11:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Coral Jovem Vale Música . (Mosaico Imagem/Divulgação)

Falar da importância de Raul Seixas na construção da identidade da música popular no Brasil chega a ser pleonasmo. Considerado o pai do rock tupiniquim, o Maluco Beleza (como o cantor era conhecido carinhosamente pelos fãs) nos deixou há 30 anos e ainda continua lembrado por suas letras politizadas, que confrontavam a caretice e a censura típicas do governo militar.

Em tom de resgate de memória afetiva, o baiano (ou melhor, as suas músicas) será relembrado em “Concerto Canta Raul”, recital que acontece no sábado (2), às 20h, no Teatro da Ufes, com entrada franca. O encontro contará com regência do maestro Julliano Barcellos e apresentação do Coral Jovem Vale Música e Coral de Empregados Vale. O músico capixaba André Prando faz participação especial.

O repertório, de acordo com o regente, reunirá 18 canções de Raulzito, incluindo sucessos como “Maluco Beleza”, “Gita”, "Sociedade Alternativa" e “Metamorfose Ambulante”, além de músicas menos conhecidas do compositor, chamadas por Barcellos de “Lado B”, como “Judas” e “Cantar”.

“A experiência foi fantástica, pois tenho a oportunidade de apresentar a obra desse cantor ‘decisivo’ para o sucesso da música brasileira a um grupo que, em sua maioria, não vivenciou a carreira do Raul”, empolga-se o maestro. “Quis louvar a sua história, na tentativa de adaptá-la para a realidade dos alunos, que, em média, têm entre 14 e 18 anos. Eles precisavam conhecer a energia e a jovialidade do cantor”, suspira.

GÊNIO INDOMÁVEL

André Prando, cantor capixaba. (Stefany Pollak)

Além de fazer a seleção das faixas, Julliano Barcellos também ficou responsável por criar 15 arranjos musicais especialmente para o espetáculo. “Para isso, utilizei as composições menos populares do Raul, como ‘Cantar’, ‘Judas’ e ‘Novo Aeon’ (cujo LP foi eleito um dos melhores discos da música brasileira pela revista ‘Rolling Stone’, em 2008)”, enumera o maestro, dando detalhes sobre o processo criativo.

“Sempre levo em consideração o contexto da música e a forma como quero trabalhá-la com os meus coristas. Com essas faixas, quis testar novas harmonias e ritmos, visto que, com as composições mais conhecidas, precisei ser um tanto conservador”, explica.

Barcellos afirma que André Prando sempre foi a sua primeira opção na hora de escolher um convidado especial para compor o espetáculo. “Além de sua potente voz, o André (Prando) é um ótimo exemplo para os membros mais jovens do coro, até por ser alguém que acredita no talento e sempre apostou na carreira”,  aponta.

Julliano  conta ainda que o objetivo do concerto sempre foi contextualizar o momento em que Raul Seixas viveu, vencendo a ditadura e a censura. “Nomes como o dele servem para aguçar nos mais jovens o senso crítico, despertando a liberdade de opinar sobre todos os assuntos”.

CONCERTO CANTA RAUL

Este vídeo pode te interessar

  • QUANDO:  Sábado (2), a partir das 20h
  • ONDE:  No Teatro da Ufes. Avenida Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras, Vitória
  • QUANTO: Entrada franca. Retirada de um ingresso por pessoa na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 19h
  • INFORMAÇÕES: (27) 3335-2953

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais