> >
Rael vai do luto ao amor para lançar o disco 'Capim Cidreira'

Rael vai do luto ao amor para lançar o disco "Capim Cidreira"

Disco teve sua produção iniciada por Carlos Eduardo Miranda, que faleceu durante o processo

Publicado em 12 de setembro de 2019 às 12:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rael se reencontrou com o amor para gravar "Capim Cidreira". (João Wainer/Divulgação)

“Capim Cidreira”, novo disco de Rael, é afeto; é o gostinho afetivo do chá que a avó do rapper fazia quando ele e os primos ficavam “muito agitados”. “Capim Cidreira” também é solar, fala de amor, tem uma visão otimista, tem uma sonoridade que traz à cabeça do paulista de 36 anos o show de Jorge Ben a que assistiu de maneira inusitada: “pulei o muro para não pagar e o segurança botou a gente pra fora. Acabou que conheci um mano lá na hora, o mano me emprestou a grana pro show... Ele é amigo nosso até hoje, mas nunca paguei essa grana pra ele”, brinca Rael, por telefone, enquanto fala sobre a produção do disco que chega hoje às plataformas digitais.

Apesar de todo o afeto que cerca o novo trabalho, ele surgiu do luto – Rael começou a produzir o disco com o produtor Carlos Eduardo Miranda, que faleceu em março de 2018. A ideia era um disco com sete faixas, uma para cada dia da semana. “A gente já tava desenrolando as coisas, mas com a morte dele eu me encontrei na situação de eu mesmo produzir o disco”, lembra o músico.

Rael então montou seu próprio estúdio e o nomeou Horta Music em função da hortinha que cultiva no local. Tive que viver o luto um pouco, sabe?”, indaga, para completar em seguida: “tive um quadro leve de depressão e isso muda a nossa forma de pensar. Eu não estava conseguindo me conectar comigo mesmo, então me conectei com a natureza. Era disso que estava precisando”.

Em meio a este processo Rael percebeu também que queria um disco diferente do que estava sendo feito no meio – e é este o ponto final da estética de “Capim Cidreira”.

“Eu não queria falar do que tava todo mundo falando. A internet deveria conectar as pessoas, mas tem desconectado... Muito ódio, estamos nos distanciando, mas não queria ser mais um a falar disso, então resolvi falar de amor”, explica.

O AMOR

O amor, segundo Rael, é o que une: “me conecto mais às pessoas com o amor do que com outra mensagem”.

“Capim Cidreira” é rap, reggae, reggaeton, música africana, brasileira... É um conjunto de influências e texturas que talvez soassem artificiais vindo de outro rapper, mas não – o disco tem uma conexão natural com o trabalho que Rael entrega desde “MP3: Música Popular do Terceiro Mundo” (2010) e dialoga ainda mais com “Ainda Bem que Segui as Batidas do Meu Coração” (2013) e “Diversoficando” (2014).

As canções alternam boas melodias de voz com rimas que fazem jus ao ex-apelido do rapper (que assinava Rael da Rima). Tudo no tal clima solar que permeia todo o disco, um grande diferencial num mercado cada vez mais dominado pelo trap.

“Não é que eu não goste de trap, eu gosto, mas, voltando ao que falamos antes, não queria fazer algo que tava todo mundo fazendo. Então eu ouvi muito Novos Baianos, o ‘Kaya’ (disco do Bob Marley & The Wailers), e muito afro fusion, que mistura a cultura africana com música contemporânea”, lembra.

Rael conta que foi a Angola gravar o clipe de “Flor de Aruanda” e depois seguiu para o Zimbábue e para a Tanzânia, lugares em que se deparou com diversos artistas que falavam de amor de forma poética. “Tive que passar por esse processo para perceber que era essa a textura que eu queria pro disco”, pondera.

Rael se reencontrou com o amor para gravar "Capim Cidreira". (João Wainer/Divulgação)

O clima de boas vibrações também influenciou as participações no disco – ao contrário de outros rappers, que normalmente convidam seus pares, Rael chamou Thiaguinho e a banda Melim. Ao lado do pagodeiro ele já havia gravado a música “Miopia Ocular” e participado do show “Tardezinha”. “A gente chegou num período que não dá pra ficar segregando as coisas, colocando em caixinhas, faz mal... Thiaguinho foi uma parceria natural”.

Este vídeo pode te interessar

Já com a banda dos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo a parceria é uma bem-vinda novidade. “Eles tinham me chamado pra gravar com eles, mas não rolou. Aí nos encontramos na estrada, eles ficaram pra ver o meu show e eu senti uma conexão ali”, conta. “No disco eu queria falar de good vibes, e é esse tipo de música que eles fazem. Casou bem”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais