> >
'Que tiro foi esse': Meme tem origem com tragédia capixaba

"Que tiro foi esse": Meme tem origem com tragédia capixaba

Expressão que tem tudo para ser hit do carnaval 2018 surgiu após postagem trágica de mulher de Guriri

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 19:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jojo Marontini, mais conhecida como Jojo Todynho, interpreta o hit "Que Tiro Foi Esse?". (Instagram/Jojo Todynho)

Parece que a gíria do momento, que dá nome até a uma música, partiu de um meme capixaba originário de uma tragédia. Como pode ser visto nos último dias, o hit “Que Tiro Foi Esse?”, da Jojo Maronttinni (ou Jojo Todynho), é basicamente uma colagem de várias frases populares na internet, como “sambar na cara das inimigas” e "quer causar, a gente causa". Além disso, o sucesso inspirou diversos vídeos divertidos – e polêmicos.

Mas a frase principal, que dá nome à canção e é bastante repetida no refrão, vem de um meme que teve origem em São Mateus, Norte do Espírito Santo, após uma tragédia. A descoberta da proveniência do meme veio após a publicação do tweet do perfil Danilo Sanches, no último dia 15: "E pensar que essa coisa de 'levei um tiro', na internet, começou com o povo zoando essa história bizarra".

O tweet veio com a imagem da reprodução da postagem que Edna Célia de Oliveira, de 41 anos, fez no Facebook, em 2013. Na ocasião, a moradora de Guriri publicou a frase: "Acabei de levar um tiro dento (sic) de casa".

A postagem foi feita minutos antes da morte da capixaba, que foi executada com dois tiros de revólver calibre 38, em casa, no lugar da irmã. Um disparo atingiu o lado esquerdo do peito e outro, a cabeça. Antes de morrer, porém, ela teria ligado para um conhecido pedindo socorro. Logo depois, postou na própria página do Facebook a mensagem.

Postagem no Twitter mostra a origem do meme "Que Tiro Foi Esse". (Twitter/Danilo Sanches)

Antes de ser apagada no dia seguinte, a publicação de Edna viralizou e muita gente, que não sabia (e gente que também sabia!) o final da história, acabou por transformá-la em memes. A tragédia, que virou meme isolado nos fóruns da internet, foi ganhando corpo e, menos de cinco anos depois, deu um novo significado para a frase "levar um tiro" ou "abaixa que é tiro". Hoje, falar uma dessas expressões tem o significado de algo magnífico, incrível, arrasador, tanto que virou uma música de sucesso.

A própria intérprete, Jojo Marontini, conhecida como Jojo Todynho explicou o significado da expressão após uma pequena confusão com a atriz Joana Balaguer na internet: "Aprenda a traduzir as coisas. Todo mundo sabe que a música Que Tiro Foi Esse? é aquela coisa: 'C..., essa roupa tá linda, que tiro! desmaiei!", disse a cantora no Instagram.

O CLIPE DA MÚSICA | "Que Tiro Foi Esse?"

O CASO

Edna Célia Oliveira, de 41 anos, foi executada com dois tiros de revólver calibre 38, no dia 14 de julho de 2013. Um disparo atingiu o lado esquerdo do peito e outro, a cabeça.

O crime foi cometido por volta da meia-noite. Antes de morrer, ela teria ligado do celular para um conhecido pedindo socorro. Em seguida, postou em sua página na rede social a mensagem: “Acabei de levar um tiro, aqui dentro de casa”. O texto teve mais de mil compartilhamentos, mas, depois, foi apagado do Facebook.

O rapaz, a quem a vítima pediu socorro, contou à polícia que foi ao local assim que recebeu o pedido de socorro e viu quando um homem, negro, saiu da casa e entrou em um carro escuro, que estava parado em frente à residência de Edna. Em seguida, o suspeito fugiu.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (PM), Edna tinha acabado de chegar em casa, que fica na Quinta Avenida, no balneário de Guriri, e acabou morrendo no lugar da irmã dela. Na época, a mulher, que não foi identificada por medida de segurança, confirmou à polícia que o assassino foi ao local para matá-la. “Ele veio aqui atrás de mim e não da minha irmã”, disse aos policiais.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais